UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Vídeo de protesto na Faixa de Gaza foi gravado antes do início da guerra entre Israel e Hamas
11.12.2023 - 16h22
Rio de Janeiro - RJ
Circula na internet um vídeo de pessoas protestando enquanto sacodem bandeiras brancas. A legenda não diz qual a data da cena, mas afirma se tratar de uma “manifestação anti-Hamas na Faixa de Gaza”. A publicação dá a entender que a manifestação está relacionada ao atual conflito com Israel ao dizer que, no Ocidente, ocorrem atos de apoio a esse grupo. Falta contexto.
Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
“Um evento surpreendente ocorreu: uma manifestação anti-Hamas na Faixa de Gaza, algo até então inimaginável. Este acontecimento reflete uma inversão dramática de perspectivas, onde os próprios palestinos se posicionam contra o Hamas, enquanto, paradoxalmente, no Ocidente, há protestos em apoio a esse grupo terrorista”
– Legenda em vídeo que circula nas redes
Falta contexto
O vídeo de fato mostra uma manifestação contra o Hamas em Gaza, mas não tem relação com o atual conflito entre o grupo e Israel. O autor da gravação original, Ahmad El Otla — @ahmad_elotla no TikTok —, esclareceu que o protesto mostrado na cena era contra bloqueios na Faixa de Gaza e aumento dos preços na região. “Não tem nada a ver com a guerra e não foi filmado durante a guerra”, escreveu, em post publicado na plataforma. Segundo ele, as imagens foram gravadas em julho, cerca de três meses antes do início do conflito — conforme mostra tradução feita pelo Euronews, canal europeu de notícias internacionais, que também desmentiu esse conteúdo. 
O protesto mostrado no vídeo ocorreu em Jabalia, no norte de Gaza. As imagens, inclusive, mostram o prédio da prefeitura da cidade. A equipe de língua árabe do Euronews também informou que, no vídeo, os manifestantes são ouvidos gritando: “O povo quer a queda do Hamas”.
No dia 30 de julho, mês apontado pelo usuário na publicação, houve manifestações em massa na Faixa de Gaza, região comandada pelo Hamas — principalmente nas cidades de Khan Younis e Rafah, no sul do território. Devido às frequentes quedas de energia, agravadas pelas altas temperaturas registradas na época, centenas de cidadãos protestaram por melhores condições de vida e contra o bloqueio do Hamas, que restringe a importação de mercadorias no território. Nos dias seguintes ao ato houve outras tentativas de manifestação que, contudo, foram contidas pelo Hamas.
O homem responsável pela gravação também explicou que o vídeo estava salvo em um celular que ele não usava mais. Devido a uma queda de energia em Gaza, ele teve que recorrer ao aparelho e, acidentalmente, publicou o registro, que, agora, é falsamente associado ao conflito entre o Hamas e Israel.
Nota: Este conteúdo faz parte do projeto Mídia e Democracia, produzido pela Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getulio Vargas (FGV ECMI) em parceria com Democracy Reporting International e a Lupa. A iniciativa é financiada pela União Europeia.

SAIBA MAIS:



Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


19.09.2024 - 19h14
Política
É falso que Kamala Harris utilizou fone de ouvido em debate com Trump

Circula nas redes um post afirmando que a candidata à presidência dos Estados Unidos Kamala Harris utilizou um brinco com ponto eletrônico no último debate com Donald Trump. É falso. O acessório da vice-presidente é um produto da Tiffany & Co, não da Nova, que produz aparelhos auriculares. Imagens comparativas mostram as diferenças entre os itens.


Evelyn Fagundes
19.09.2024 - 19h10
Crime
É falso que PF encontrou túnel com dinheiro em imóvel de Deolane Bezerra; advogada foi presa pela Polícia Civil

Um vídeo afirma que a Polícia Federal (PF) encontrou um túnel na casa de Deolane Bezerra, com cofre contendo documentos e dinheiro. É falso. Na Operação Integration, liderada pela Polícia Civil de Pernambuco, nenhum túnel foi descoberto. A operação investiga lavagem de dinheiro e jogos ilegais e resultou na prisão da influenciadora.

Catiane Pereira
19.09.2024 - 15h28
Política
Léo Dias não exibiu áudio de Deolane Bezerra pedindo ajuda a Lula

Um vídeo mostra o apresentador Léo Dias exibindo um suposto áudio de Deolane Bezerra pedindo ajuda ao presidente Lula sobre sua prisão. É falso. O vídeo foi editado e foi inserido um áudio antigo, de fevereiro passado, para sugerir que o pedido é recente. Na gravação, Deolane pedia a Lula uma ação contra o abuso infantil na Ilha de Marajó (PA).

Catiane Pereira
19.09.2024 - 15h11
Política
Voto nas eleições de 2024 não serve como prova de vida ao INSS

Circula, pelas redes sociais, uma publicação segundo a qual o voto nas eleições de 2024 valerá como prova de vida junto ao INSS . É falso. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desmentiram a publicação e esclareceram que o voto não poderá ser usado como prova de vida.

João Pedro Capobianco
19.09.2024 - 11h24
Política
É falso que 95% dos deputados federais não foram 'eleitos' em 2018

Circula nas redes a informação de que 95% dos deputados federais foram eleitos por redistribuição de votos nas eleições de 2018. Portanto, somente 5% conseguiram votos suficientes, sem levar em consideração o quociente partidário. É falso. Somando o número de eleitos, um total de 74,2% não precisaria entrar na redistribuição de votos

Ítalo Rômany
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital