UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que Bolsonaro foi vaiado e expulso de restaurante na Argentina
12.12.2023 - 17h39
Porto Alegre - RS
Post nas redes sociais afirma que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi escorraçado de um restaurante na Argentina. No vídeo, é possível ver quando Bolsonaro entra em um estabelecimento enquanto, ao fundo, há gritos favoráveis ao atual presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso.
Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
Depois de não conseguir participar da foto oficial, Bolsonaro ainda foi ESCORRAÇADO em restaurante na Argentina
O MITO TÁ QUERENDO CHAMAR ATENÇÃO MESMO
– Texto em post que, até 15h18 do dia 12 de dezembro de 2023, havia sido compartilhado por 1 mil usuários no X
Falso
O vídeo teve o áudio manipulado para sugerir que Bolsonaro foi hostilizado e expulso do local, o que não ocorreu. As imagens foram registradas na última sexta-feira (8) no restaurante Rodizio Puerto Madero, em Buenos Aires, onde o ex-mandatário jantou acompanhado de sua comitiva. Ele estava no país para participar da cerimônia de posse do presidente argentino Javier Milei. 
Por e-mail, o proprietário do restaurante, Eduardo Aguirre, negou que o ex-presidente tenha sido escorraçado pelos presentes no local. Ele relatou que o clima foi de “tranquilidade, alegria e cordialidade”.
Segundo Aguirre, apesar das recomendações de segurança, Bolsonaro saiu do restaurante para cumprimentar apoiadores, momento em que foram registrados aplausos e saudações. “Informo que este som não corresponde ao som real. É completamente falso”, informou o proprietário.
Analisando o vídeo adulterado, nota-se que Bolsonaro caminha calmamente entre as pessoas e não se observa ninguém gesticulando de forma contrária a sua presença. 
Um vídeo gravado pelo deputado estadual de São Paulo Lucas Bove (PL) mostra que a comitiva chegou ao local no final da tarde de sexta. Nas imagens, pessoas que se aglomeravam do lado de fora do restaurante acenavam e mandavam abraços ao ex-presidente.
Outros registros, como o publicado pelo portal Metrópoles, mostram Bolsonaro saindo do restaurante e cumprimentando apoiadores, que se enfileiram para tirar fotos com o político, já no período da noite. 
Bolsonaro chegou a conceder, do restaurante, uma entrevista ao vivo ao canal de TV IP Noticias. Durante a transmissão, que dura quase dois minutos, não são ouvidos gritos contra o ex-presidente ou favoráveis a Lula.
O restaurante Rodizio Puerto Madero publicou em seu Instagram diversas fotos da visita de Bolsonaro. As imagens mostram momentos de descontração do ex-presidente no local.
A revista Piauí, que acompanhou a viagem de Bolsonaro à Argentina, também reportou a presença do ex-presidente no restaurante e não citou qualquer animosidade no local.
Esse conteúdo também foi verificado por Boatos.org.

Leia também


Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


01.03.2024 - 14h25
Mudanças Climáticas
É falso que o Sol é o principal fator responsável pelo aquecimento global

Post afirma que o aquecimento global está relacionado principalmente com as variações do Sol, e não seria causado prioritariamente pela atividade humana. É falso. Esse entendimento é contrário ao conhecimento científico sobre a origem humana das mudanças climáticas dos últimos anos, conforme atestam os informes do IPCC, da ONU.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 13h29
Segurança
É falso que Fernandinho Beira-Mar fugiu de presídio de segurança máxima em Mossoró

Post que circula pelas redes sociais afirma que Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, teria fugido junto com outros detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. É falso. Beira-Mar segue sob a custódia do Sistema Penitenciário Federal.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 12h55
Saúde
É falso que Lula ‘liberou’ o aborto em qualquer tempo gestacional no Brasil

Circula pelas redes sociais que o governo Lula teria liberado o aborto no Brasil em qualquer idade gestacional. É falso. O governo não  legalizou o aborto. Uma nota técnica do Ministério da Saúde de 28 de fevereiro revogou uma orientação de 2022, do governo Bolsonaro, que fixava um prazo para os procedimentos. Essa nota foi suspensa em 29 de fevereiro.

Carol Macário
01.03.2024 - 12h47
Política
Soldados queimados em vídeo são turcos, não israelenses mortos pelo Hamas

Post mostra um vídeo com soldados sendo queimados vivos. A legenda que acompanha a publicação diz que são israelenses assassinados pelo Hamas. É falso. O vídeo é antigo e circula desde 2016. O Estado Islâmico assumiu a autoria do ato contra soldados turcos

Maiquel Rosauro
01.03.2024 - 12h16
Política
Nota das Forças Armadas é antiga e trata de protestos em quartéis de 2022

 Circula nas redes o vídeo de uma reportagem sobre uma nota das Forças Armadas que menciona “o que vem acontecendo no Brasil”. A publicação dá a entender que o documento se refere a supostos “descaminhos autocráticos” do poder Judiciário. Falta Contexto. A notícia é de 2022 e foi tirada de contexto.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital