UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falsa imagem que mostra Javier Milei ajoelhado diante de Xi Jinping
15.12.2023 - 17h06
Porto Alegre - RS
Post que circula nas redes sociais diz que o presidente da Argentina, Javier Milei, ajoelhou-se diante do presidente da China, Xi Jinping, para conseguir uma ajuda de US$ 5 bilhões. Uma suposta foto com Milei ajoelhado e beijando a mão do colega chinês acompanha a publicação. É falso.
Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
Para conseguir uma ajuda de U$ 5 bilhões de Xi Jinping, Javier Milei se ajoelhou diante de representante do governo chinês
mande isso para um bolsonarista extremista porque você merece sorrir nessa quarta feira
– Texto em imagem que circula nas redes sociais
Falso
Javier Milei não se ajoelhou perante Xi Jinping. A fotografia é falsa e foi criada com uso de inteligência artificial. Na imagem é possível observar algumas deformações, como no rosto do presidente argentino e na orelha do governante chinês, além das mãos fundidas de um homem que acompanha a cena. Também chama atenção o enorme pé de Milei.
Imagem semelhante circulou em março deste ano após visita do presidente chinês a Moscou. Os posts desinformativos indicavam que o presidente russo, Vladimir Putin, havia se ajoelhado diante de Xi Jinping. Porém, veículos de imprensa como DW, da Alemanha, e Open, da Itália, verificaram a imagem e constataram que era falsa.
Milei tomou posse no domingo (10) e ainda não realizou sua primeira viagem oficial como presidente. Após vencer as eleições, em 19 de novembro, o argentino fez uma visita aos Estados Unidos ainda naquele mês. 
Em 12 de dezembro, Milei enviou uma carta a Xi Jinping para renovar o acordo de swap de moedas em vigor com a China, no valor de US$ 5 bilhões. Com o acordo, os países usam yuan, em vez de dólar, nas relações comerciais entre si. O gesto, contudo, vai na contramão do que o argentino pregou durante a campanha eleitoral, afirmando que não faria negócios com países considerados "comunistas".

Leia também


Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


01.03.2024 - 14h25
Mudanças Climáticas
É falso que o Sol é o principal fator responsável pelo aquecimento global

Post afirma que o aquecimento global está relacionado principalmente com as variações do Sol, e não seria causado prioritariamente pela atividade humana. É falso. Esse entendimento é contrário ao conhecimento científico sobre a origem humana das mudanças climáticas dos últimos anos, conforme atestam os informes do IPCC, da ONU.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 13h29
Segurança
É falso que Fernandinho Beira-Mar fugiu de presídio de segurança máxima em Mossoró

Post que circula pelas redes sociais afirma que Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, teria fugido junto com outros detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. É falso. Beira-Mar segue sob a custódia do Sistema Penitenciário Federal.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 12h55
Saúde
É falso que Lula ‘liberou’ o aborto em qualquer tempo gestacional no Brasil

Circula pelas redes sociais que o governo Lula teria liberado o aborto no Brasil em qualquer idade gestacional. É falso. O governo não  legalizou o aborto. Uma nota técnica do Ministério da Saúde de 28 de fevereiro revogou uma orientação de 2022, do governo Bolsonaro, que fixava um prazo para os procedimentos. Essa nota foi suspensa em 29 de fevereiro.

Carol Macário
01.03.2024 - 12h47
Política
Soldados queimados em vídeo são turcos, não israelenses mortos pelo Hamas

Post mostra um vídeo com soldados sendo queimados vivos. A legenda que acompanha a publicação diz que são israelenses assassinados pelo Hamas. É falso. O vídeo é antigo e circula desde 2016. O Estado Islâmico assumiu a autoria do ato contra soldados turcos

Maiquel Rosauro
01.03.2024 - 12h16
Política
Nota das Forças Armadas é antiga e trata de protestos em quartéis de 2022

 Circula nas redes o vídeo de uma reportagem sobre uma nota das Forças Armadas que menciona “o que vem acontecendo no Brasil”. A publicação dá a entender que o documento se refere a supostos “descaminhos autocráticos” do poder Judiciário. Falta Contexto. A notícia é de 2022 e foi tirada de contexto.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital