UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Vídeo de festa no Vidigal é de 2021 e não tem relação com aprovação de Dino ao STF
15.12.2023 - 16h39
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais um vídeo, gravado de um helicóptero, que mostra uma festa em uma casa no Vidigal, no Rio de Janeiro. A legenda afirma que a celebração seria motivada pela certeza da aprovação de Flávio Dino para ser ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
Sabem que a vitória do Flávio Dino é certa. Festa do tráfico no Vidigal RJ
– Legenda de vídeo compartilhado no WhatsApp
Falso
O vídeo é antigo e não tem qualquer relação com a indicação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, ao cargo no STF. A festa foi realizada em fevereiro de 2021, no feriado de Carnaval daquele ano, durante a pandemia de Covid-19. O flagrante da comemoração clandestina ocorreu durante o telejornal Bom Dia Rio, da TV Globo, em uma entrada ao vivo a partir de um helicóptero.
À época, estava em vigor o Decreto Municipal nº 48.500/2021, editado pelo prefeito Eduardo Paes (PSD), que proibia a realização de qualquer concentração ou desfile de agremiações e blocos carnavalescos. O texto autorizava agentes municipais a realizar a apreensão de mercadorias e instrumentos musicais, além da aplicação de multa e interditar o local.
No dia 16 de fevereiro de 2021, o estado do Rio de Janeiro registrou o maior número de casos de Covid-19 em um só dia até então, 8.385, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Naquela data, 1.090 pessoas morreram por conta da doença em todo o país e o Brasil ultrapassou a marca de 240 mil óbitos.
A indicação de Flávio Dino ao STF, por sua vez, foi oficializada em 27 de novembro deste ano. Após ser passar por sabatina e ser aprovado em votação no plenário do Senado na quarta-feira (13), Dino aguarda a data da posse para se tornar o 171º ministro do STF. Ele assumirá a vaga deixada pela ministra Rosa Weber.
Conteúdo semelhante foi analisado por Reuters, Aos Fatos, Boatos.org e UOL Confere
Leia mais
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


01.03.2024 - 14h25
Mudanças Climáticas
É falso que o Sol é o principal fator responsável pelo aquecimento global

Post afirma que o aquecimento global está relacionado principalmente com as variações do Sol, e não seria causado prioritariamente pela atividade humana. É falso. Esse entendimento é contrário ao conhecimento científico sobre a origem humana das mudanças climáticas dos últimos anos, conforme atestam os informes do IPCC, da ONU.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 13h29
Segurança
É falso que Fernandinho Beira-Mar fugiu de presídio de segurança máxima em Mossoró

Post que circula pelas redes sociais afirma que Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, teria fugido junto com outros detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. É falso. Beira-Mar segue sob a custódia do Sistema Penitenciário Federal.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 12h55
Saúde
É falso que Lula ‘liberou’ o aborto em qualquer tempo gestacional no Brasil

Circula pelas redes sociais que o governo Lula teria liberado o aborto no Brasil em qualquer idade gestacional. É falso. O governo não  legalizou o aborto. Uma nota técnica do Ministério da Saúde de 28 de fevereiro revogou uma orientação de 2022, do governo Bolsonaro, que fixava um prazo para os procedimentos. Essa nota foi suspensa em 29 de fevereiro.

Carol Macário
01.03.2024 - 12h47
Política
Soldados queimados em vídeo são turcos, não israelenses mortos pelo Hamas

Post mostra um vídeo com soldados sendo queimados vivos. A legenda que acompanha a publicação diz que são israelenses assassinados pelo Hamas. É falso. O vídeo é antigo e circula desde 2016. O Estado Islâmico assumiu a autoria do ato contra soldados turcos

Maiquel Rosauro
01.03.2024 - 12h16
Política
Nota das Forças Armadas é antiga e trata de protestos em quartéis de 2022

 Circula nas redes o vídeo de uma reportagem sobre uma nota das Forças Armadas que menciona “o que vem acontecendo no Brasil”. A publicação dá a entender que o documento se refere a supostos “descaminhos autocráticos” do poder Judiciário. Falta Contexto. A notícia é de 2022 e foi tirada de contexto.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital