UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Vídeo do SP1, da Globo, foi manipulado para criticar vacina da Covid-19
20.12.2023 - 17h47
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um vídeo em que o jornalista César Tralli, então apresentador do telejornal SP1, fala que duas pessoas morreram na cidade de São Paulo após tomarem a vacina. A legenda do post diz se tratar do imunizante bivalente da Covid-19 e menciona que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já alertava sobre os riscos. É falso. 
Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
“*Sobre a vacina "bivalente." O QUE SERÁ QUE ACONTECEU QUE A GLOBO ESTÁ FALANDO A VERDADE? PELO MENOS UMA VEZ ESTÃO ASSUMINDO O PERIGO DAS VACINAS”
– Trecho de texto em legenda de vídeo que circula nas rede sociais
Falso
O vídeo é antigo e foi manipulado para parecer que Tralli alertava contra a vacina da Covid-19. A reportagem foi transmitida originalmente em 19 de janeiro de 2018, cerca de um ano antes de Bolsonaro tomar posse como presidente. Em sua fala, o jornalista refere-se à vacina de febre amarela, que, naquele ano, teria causado a morte de duas pessoas na cidade de São Paulo. Ou seja, o vídeo original não trata de nenhum imunizante contra a Covid-19.
Tralli informou ainda que as autoridades suspeitavam que as vítimas estariam com a imunidade baixa. Em março daquele ano, pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas e da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) descartaram que uma dessas pessoas tenha morrido por conta de uma reação à vacina. Ela havia contraído a doença dias antes de ser imunizada e veio a óbito antes que a proteção tivesse tido tempo de fazer efeito. Outros casos estavam sendo investigados.
A vacina contra a febre amarela raramente está associada a eventos graves. As reações mais comuns incluem dor de cabeça e no corpo, afetando de 1% a 10% dos pacientes. Eventos muito raros incluem reações de hipersensibilidade, reações anafiláticas, doença neurológica e doença viscerotrópica — complicação grave causada vacina da febre amarela, com alta letalidade (página 2) —, com maior recorrência em pacientes com mais de 60 anos. 
Já as vacinas contra a Covid-19 são seguras e evitam casos graves da doença, o que resultou em uma redução do número de mortes desde que começaram a ser aplicadas no país. Todos os imunizantes foram amplamente testados e há uma chance muito baixa de ocorrerem reações adversas
Nota: Este conteúdo foi produzido pela Lupa com apoio do Instituto Todos pela Saúde (ITpS)
Este conteúdo também foi verificado pelo Estadão Verifica.

SAIBA MAIS:



Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


01.03.2024 - 14h25
Mudanças Climáticas
É falso que o Sol é o principal fator responsável pelo aquecimento global

Post afirma que o aquecimento global está relacionado principalmente com as variações do Sol, e não seria causado prioritariamente pela atividade humana. É falso. Esse entendimento é contrário ao conhecimento científico sobre a origem humana das mudanças climáticas dos últimos anos, conforme atestam os informes do IPCC, da ONU.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 13h29
Segurança
É falso que Fernandinho Beira-Mar fugiu de presídio de segurança máxima em Mossoró

Post que circula pelas redes sociais afirma que Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, teria fugido junto com outros detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. É falso. Beira-Mar segue sob a custódia do Sistema Penitenciário Federal.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 12h55
Saúde
É falso que Lula ‘liberou’ o aborto em qualquer tempo gestacional no Brasil

Circula pelas redes sociais que o governo Lula teria liberado o aborto no Brasil em qualquer idade gestacional. É falso. O governo não  legalizou o aborto. Uma nota técnica do Ministério da Saúde de 28 de fevereiro revogou uma orientação de 2022, do governo Bolsonaro, que fixava um prazo para os procedimentos. Essa nota foi suspensa em 29 de fevereiro.

Carol Macário
01.03.2024 - 12h47
Política
Soldados queimados em vídeo são turcos, não israelenses mortos pelo Hamas

Post mostra um vídeo com soldados sendo queimados vivos. A legenda que acompanha a publicação diz que são israelenses assassinados pelo Hamas. É falso. O vídeo é antigo e circula desde 2016. O Estado Islâmico assumiu a autoria do ato contra soldados turcos

Maiquel Rosauro
01.03.2024 - 12h16
Política
Nota das Forças Armadas é antiga e trata de protestos em quartéis de 2022

 Circula nas redes o vídeo de uma reportagem sobre uma nota das Forças Armadas que menciona “o que vem acontecendo no Brasil”. A publicação dá a entender que o documento se refere a supostos “descaminhos autocráticos” do poder Judiciário. Falta Contexto. A notícia é de 2022 e foi tirada de contexto.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital