UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Decoração natalina na Praça da Sé não é iniciativa da gestão Tarcísio de Freitas
21.12.2023 - 14h42
Porto Alegre - RS
Vídeo nas redes sociais exibe a decoração natalina montada na Praça da Sé, no centro da cidade de São Paulo. A legenda que acompanha a publicação indica que o governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), teria sido o responsável pela iniciativa. É falso.
Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
Tarcísio disse que ia dar um jeito na praça da Sé.
DIVULGUE, pois vc ñ verá em nenhum jornal/televisão.
– Texto em publicação que circula nas redes sociais
Falso
A decoração natalina na Praça da Sé não é iniciativa do governo estadual, mas da prefeitura de São Paulo, comandada por Ricardo Nunes (MDB). A ação faz parte da campanha Festival de Natal. O espaço é chamado de “Vila Natalina” e foi inaugurado em 14 de dezembro.
Em nota, a Secretaria de Comunicação da capital confirmou que o evento é promovido pelo poder público municipal. “A Vila Natalina é uma ativação da Prefeitura de São Paulo, sem recursos externos”, informou. Outras ações do Festival de Natal, como a árvore tecnológica e a instalação na Praça do Patriarca, contam com apoio da Associação Comercial de São Paulo, ainda segundo o órgão.
O próprio vídeo que acompanha a publicação mostra uma tenda onde, ao fundo, é possível observar o logotipo da prefeitura paulistana.
Também foram criadas vilas natalinas em outros três locais da cidade: Zona Norte, no estacionamento do Banco de Alimentos; Zona Leste, na praça Dilva Gomes Martines; e Zona Sul, no parque da Água Espraiada. 
Segundo o Município, as vilas natalinas possuem diferentes atrações para o público, como decoração temática, árvore de Natal, Papai Noel, pista de patinação, praça de alimentação com food trucks e palco para apresentações musicais.

Leia também


Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


01.03.2024 - 14h25
Mudanças Climáticas
É falso que o Sol é o principal fator responsável pelo aquecimento global

Post afirma que o aquecimento global está relacionado principalmente com as variações do Sol, e não seria causado prioritariamente pela atividade humana. É falso. Esse entendimento é contrário ao conhecimento científico sobre a origem humana das mudanças climáticas dos últimos anos, conforme atestam os informes do IPCC, da ONU.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 13h29
Segurança
É falso que Fernandinho Beira-Mar fugiu de presídio de segurança máxima em Mossoró

Post que circula pelas redes sociais afirma que Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, teria fugido junto com outros detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. É falso. Beira-Mar segue sob a custódia do Sistema Penitenciário Federal.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 12h55
Saúde
É falso que Lula ‘liberou’ o aborto em qualquer tempo gestacional no Brasil

Circula pelas redes sociais que o governo Lula teria liberado o aborto no Brasil em qualquer idade gestacional. É falso. O governo não  legalizou o aborto. Uma nota técnica do Ministério da Saúde de 28 de fevereiro revogou uma orientação de 2022, do governo Bolsonaro, que fixava um prazo para os procedimentos. Essa nota foi suspensa em 29 de fevereiro.

Carol Macário
01.03.2024 - 12h47
Política
Soldados queimados em vídeo são turcos, não israelenses mortos pelo Hamas

Post mostra um vídeo com soldados sendo queimados vivos. A legenda que acompanha a publicação diz que são israelenses assassinados pelo Hamas. É falso. O vídeo é antigo e circula desde 2016. O Estado Islâmico assumiu a autoria do ato contra soldados turcos

Maiquel Rosauro
01.03.2024 - 12h16
Política
Nota das Forças Armadas é antiga e trata de protestos em quartéis de 2022

 Circula nas redes o vídeo de uma reportagem sobre uma nota das Forças Armadas que menciona “o que vem acontecendo no Brasil”. A publicação dá a entender que o documento se refere a supostos “descaminhos autocráticos” do poder Judiciário. Falta Contexto. A notícia é de 2022 e foi tirada de contexto.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital