UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Lula não disse em discurso que pobres e negros não devem estudar
03.01.2024 - 16h56
Rio de Janeiro - RJ
Circulas pelas redes sociais um vídeo no qual o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) diz que “pobre não tem que aprender, pobre tem que trabalhar” e que “negro não tem que aprender, negro tem que trabalhar”, como se essas frases fossem, de fato, uma opinião do petista. É falso. O vídeo foi editado.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
pobre não tem que aprender pobre tem que trabalhar negro não tem que aprender negro tem que trabalhar
– Trecho de vídeo compartilhado no WhatsApp
Falta contexto
A fala de Lula foi tirada de contexto para distorcer um discurso do presidente. Na gravação completa, Lula critica a demora na criação das primeiras universidades no Brasil por conta da elite política brasileira, que, segundo ele, “nunca teve interesse que o povo pobre chegasse à universidade”. O trecho do vídeo que circula nas redes sociais omite a fala completa do petista e, por isso, sugere que a parte recortada seria a opinião de Lula, quando na verdade ele diz o contrário e critica esse pensamento.
A fala foi retirada de um discurso do presidente na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), no dia 24 de outubro de 2022, durante um evento chamado ‘Ato em defesa da democracia e do Brasil com Lula e Haddad’, quando o petista concorria à Presidência. O conteúdo do evento pode ser acessado no canal do YouTube da PUC-SP.
O trecho recortado é do final da transmissão do evento, que durou mais de três horas.
Confira abaixo o trecho completo do discurso, a partir de 2:50:38:
“Nós temos que fazer no século 21 aquilo que a gente não conseguiu fazer no século 20. Já que eu tô no meio de muita gente esperta, Haddad, o Haddad sabe que eu dizia muito isso, o que é uma vergonha é que a Argentina já tinha feito... Em 1919, a Argentina já tinha quantas universidades? O Brasil foi ter a sua primeira em 1920. Em 1920 foi ter a primeira universidade nossa, uma demonstração de que a elite política do Brasil nunca teve interesse que o povo pobre chegasse à universidade. E por quê? Porque permanecia e prevalecia uma mentalidade escravista: pobre não tem que aprender, pobre tem que trabalhar. Negro não tem que aprender, negro tem que trabalhar. E nós precisamos provar: pobre, negro e nordestino é gente, e todo mundo quer ter o direito de se desenvolver e quer ter oportunidade. É isso, nada mais do que isso. Nós queremos apenas oportunidade, que as pessoas tenham a chance de disputar a mesma vaga, o mesmo emprego”.
Conteúdo similar foi verificado por Aos Fatos, Estadão Verifica e UOL Confere
Leia mais
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


01.03.2024 - 14h25
Mudanças Climáticas
É falso que o Sol é o principal fator responsável pelo aquecimento global

Post afirma que o aquecimento global está relacionado principalmente com as variações do Sol, e não seria causado prioritariamente pela atividade humana. É falso. Esse entendimento é contrário ao conhecimento científico sobre a origem humana das mudanças climáticas dos últimos anos, conforme atestam os informes do IPCC, da ONU.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 13h29
Segurança
É falso que Fernandinho Beira-Mar fugiu de presídio de segurança máxima em Mossoró

Post que circula pelas redes sociais afirma que Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, teria fugido junto com outros detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. É falso. Beira-Mar segue sob a custódia do Sistema Penitenciário Federal.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 12h55
Saúde
É falso que Lula ‘liberou’ o aborto em qualquer tempo gestacional no Brasil

Circula pelas redes sociais que o governo Lula teria liberado o aborto no Brasil em qualquer idade gestacional. É falso. O governo não  legalizou o aborto. Uma nota técnica do Ministério da Saúde de 28 de fevereiro revogou uma orientação de 2022, do governo Bolsonaro, que fixava um prazo para os procedimentos. Essa nota foi suspensa em 29 de fevereiro.

Carol Macário
01.03.2024 - 12h47
Política
Soldados queimados em vídeo são turcos, não israelenses mortos pelo Hamas

Post mostra um vídeo com soldados sendo queimados vivos. A legenda que acompanha a publicação diz que são israelenses assassinados pelo Hamas. É falso. O vídeo é antigo e circula desde 2016. O Estado Islâmico assumiu a autoria do ato contra soldados turcos

Maiquel Rosauro
01.03.2024 - 12h16
Política
Nota das Forças Armadas é antiga e trata de protestos em quartéis de 2022

 Circula nas redes o vídeo de uma reportagem sobre uma nota das Forças Armadas que menciona “o que vem acontecendo no Brasil”. A publicação dá a entender que o documento se refere a supostos “descaminhos autocráticos” do poder Judiciário. Falta Contexto. A notícia é de 2022 e foi tirada de contexto.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital