UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que jovem assassinado no Pará é filho de apresentador da TV Band
08.01.2024 - 17h17
João Pessoa - PB
Circula nas redes sociais post que afirma que o filho de um apresentador da afiliada da TV Band no Pará foi assassinado por ter reagido a um assalto. A publicação mostra um vídeo com imagens do apresentador supostamente lamentando o ocorrido. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
O filho do apresentador da TV Band do Belém do Pará foi assaltado e assassinado por causa de um celular, quando estava indo pra Faculdade de manhã ... Olha só a (justa) reação do apresentador (ao vivo) !!!
– Legenda que acompanha vídeo que circula no WhatsApp
Falso
O jovem assassinado que aparece nas imagens não é filho do apresentador Joaquim Campos, como diz a legenda do vídeo desinformativo. O crime ocorreu em novembro de 2019, na cidade de Castanhal (PA). Trata-se de um jovem universitário, morto após reagir a um assalto. 
No registro de 2019, o apresentador Joaquim Campos, à época à frente do programa local Metendo Bronca, fez um comentário sobre o ocorrido com críticas ao então ex-presidente Lula. “O jovem ia para a faculdade, 5 horas da manhã, ia pegar a Van. E um filho da puta chegou, apontou a arma e anunciou o assalto. O rapaz segurou o celular e ele deu um tiro que entrou na cabeça pela boca". Em nenhum momento ele menciona que o jovem que aparece nas imagens é seu filho. Tampouco na imprensa há notícias sobre o suposto ocorrido.
Checagem similar foi produzida por Boatos.org.

LEIA MAIS
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


01.03.2024 - 14h25
Mudanças Climáticas
É falso que o Sol é o principal fator responsável pelo aquecimento global

Post afirma que o aquecimento global está relacionado principalmente com as variações do Sol, e não seria causado prioritariamente pela atividade humana. É falso. Esse entendimento é contrário ao conhecimento científico sobre a origem humana das mudanças climáticas dos últimos anos, conforme atestam os informes do IPCC, da ONU.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 13h29
Segurança
É falso que Fernandinho Beira-Mar fugiu de presídio de segurança máxima em Mossoró

Post que circula pelas redes sociais afirma que Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, teria fugido junto com outros detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. É falso. Beira-Mar segue sob a custódia do Sistema Penitenciário Federal.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 12h55
Saúde
É falso que Lula ‘liberou’ o aborto em qualquer tempo gestacional no Brasil

Circula pelas redes sociais que o governo Lula teria liberado o aborto no Brasil em qualquer idade gestacional. É falso. O governo não  legalizou o aborto. Uma nota técnica do Ministério da Saúde de 28 de fevereiro revogou uma orientação de 2022, do governo Bolsonaro, que fixava um prazo para os procedimentos. Essa nota foi suspensa em 29 de fevereiro.

Carol Macário
01.03.2024 - 12h47
Política
Soldados queimados em vídeo são turcos, não israelenses mortos pelo Hamas

Post mostra um vídeo com soldados sendo queimados vivos. A legenda que acompanha a publicação diz que são israelenses assassinados pelo Hamas. É falso. O vídeo é antigo e circula desde 2016. O Estado Islâmico assumiu a autoria do ato contra soldados turcos

Maiquel Rosauro
01.03.2024 - 12h16
Política
Nota das Forças Armadas é antiga e trata de protestos em quartéis de 2022

 Circula nas redes o vídeo de uma reportagem sobre uma nota das Forças Armadas que menciona “o que vem acontecendo no Brasil”. A publicação dá a entender que o documento se refere a supostos “descaminhos autocráticos” do poder Judiciário. Falta Contexto. A notícia é de 2022 e foi tirada de contexto.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital