UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que PT reinaugurou obra de Bolsonaro em Caruaru (PE)
09.01.2024 - 15h56
Rio de Janeiro - RJ
Um vídeo compartilhado nas redes sociais diz que o Partido dos Trabalhadores (PT), à frente do governo federal, reinaugurou obras de uma estação de tratamento de água finalizada no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). É falso.
Na gravação, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), aparece celebrando a construção da obra que leva água do Rio São Francisco até o município de Caruaru (PE).
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
É sério que o PT está reinaugurando obras do Bolsonaro e dizendo que foram eles que terminaram?
– Legenda de vídeo compartilhado no WhatsApp
Falso
O vídeo não mostra uma integrante do PT reinaugurando uma obra supostamente concluída na gestão de Jair Bolsonaro (PL). A gravação mostra a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), na Estação de Tratamento de Água Petrópolis (ETA), em Caruaru (PE), no dia 16 de dezembro de 2023. 
No vídeo, Lyra comemora a chegada da água do Rio São Francisco à estação de tratamento a partir da Adutora do Agreste, que ainda está em construção e prevê a ligação de municípios do interior de Pernambuco à estrutura de transposição do São Francisco.
A Adutora do Agreste é uma obra do governo de Pernambuco, executada pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), com recursos do governo federal
A Estação de Tratamento de Água Petrópolis começou a receber água do Rio São Francisco, por meio da Adutora do Agreste, em 10 de dezembro de 2023, seis dias antes da visita da governadora. O vídeo foi gravado durante a fase de teste operacional da adutora. 
Em nota, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, pasta que gerencia os repasses do governo federal à obra, informou que 79,40% do empreendimento foi executado até janeiro de 2024, considerando todo o conjunto pactuado, e confirmou que a obra opera em fase de teste operacional. 
Adutora do Agreste
O projeto original da Adutora do Agreste prevê que ela abasteça 68 cidades do agreste pernambucano ao se conectar ao eixo leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), por meio do Ramal do Agreste, que também está em construção e é de responsabilidade do governo federal.
Contudo, como o ramal ainda não foi concluído, o governo de Pernambuco e a Compesa tomaram como alternativa, para dar funcionalidade à Adutora do Agreste, captar água da Barragem do Moxotó, que também faz parte do sistema integrado da transposição do Rio São Francisco.
Conteúdo similar foi verificado por AFP, Estadão Verifica e Projeto Comprova
Leia mais
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


01.03.2024 - 14h25
Mudanças Climáticas
É falso que o Sol é o principal fator responsável pelo aquecimento global

Post afirma que o aquecimento global está relacionado principalmente com as variações do Sol, e não seria causado prioritariamente pela atividade humana. É falso. Esse entendimento é contrário ao conhecimento científico sobre a origem humana das mudanças climáticas dos últimos anos, conforme atestam os informes do IPCC, da ONU.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 13h29
Segurança
É falso que Fernandinho Beira-Mar fugiu de presídio de segurança máxima em Mossoró

Post que circula pelas redes sociais afirma que Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, teria fugido junto com outros detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. É falso. Beira-Mar segue sob a custódia do Sistema Penitenciário Federal.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 12h55
Saúde
É falso que Lula ‘liberou’ o aborto em qualquer tempo gestacional no Brasil

Circula pelas redes sociais que o governo Lula teria liberado o aborto no Brasil em qualquer idade gestacional. É falso. O governo não  legalizou o aborto. Uma nota técnica do Ministério da Saúde de 28 de fevereiro revogou uma orientação de 2022, do governo Bolsonaro, que fixava um prazo para os procedimentos. Essa nota foi suspensa em 29 de fevereiro.

Carol Macário
01.03.2024 - 12h47
Política
Soldados queimados em vídeo são turcos, não israelenses mortos pelo Hamas

Post mostra um vídeo com soldados sendo queimados vivos. A legenda que acompanha a publicação diz que são israelenses assassinados pelo Hamas. É falso. O vídeo é antigo e circula desde 2016. O Estado Islâmico assumiu a autoria do ato contra soldados turcos

Maiquel Rosauro
01.03.2024 - 12h16
Política
Nota das Forças Armadas é antiga e trata de protestos em quartéis de 2022

 Circula nas redes o vídeo de uma reportagem sobre uma nota das Forças Armadas que menciona “o que vem acontecendo no Brasil”. A publicação dá a entender que o documento se refere a supostos “descaminhos autocráticos” do poder Judiciário. Falta Contexto. A notícia é de 2022 e foi tirada de contexto.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital