UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que Sérgio Cabral é o homem cuspindo em mulher em vídeo viral
10.01.2024 - 13h52
Rio de Janeiro - RJ
Circula na internet um vídeo em que um homem aparece cuspindo no rosto de uma mulher em uma via pública. Na sequência, o agressor é empurrado por um motoboy que presenciou a cena e cai no chão. A legenda afirma se tratar do ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral. É falso. 
Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
“Sérgio Cabral discute com uma mulher na rua e a AGRIDE com uma cusparada no rosto, o revide vem de onde ele não espera”
– Trecho de legenda em vídeo que circula nas redes sociais
Falso
O homem que aparece nas imagens não é o ex-governador Sérgio Cabral. Por telefone, a Secretaria de Estado dos Negócios da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), onde o caso aconteceu, informou que o político não é citado na ocorrência registrada pela vítima.
Em nota à Lupa, a SSP-SP informou que o caso, que aconteceu na última quinta-feira (4), na Avenida Aparecida do Rio Negro, no Jardim Iris, distrito de Pirituba, São Paulo, se trata de uma ocorrência de violência doméstica. 
A vítima disse à Polícia Militar que era casada com o autor da agressão, mas que eles estão separados há 19 anos. Segundo ela, o homem começou a importuná-la após ela iniciar um relacionamento com outra pessoa. 
O ABCD Jornal publicou o depoimento compartilhado pelo motoboy em suas redes sociais. No vídeo, ele confirma ter empurrado o agressor após vê-lo cuspir e agredir a mulher. Em nenhum trecho do depoimento foi mencionado o nome do ex-governador do Rio de Janeiro. Ao canal CNN e à revista Veja, Cabral também negou ser o homem que aparece nas imagens. 
Em vídeo publicado ontem (9) no seu perfil no Instagram, o ex-governador do Rio de Janeiro desmentiu o boato e afirmou ter sido vítima de fake news. Veja abaixo a publicação: 
Vale citar também que o homem que aparece no vídeo agredindo a mulher tem cabelos pretos, enquanto Cabral tem os cabelos grisalhos, como mostram publicações recentes em seu Instagram
A mulher que foi vítima das agressões solicitou medida protetiva contra o agressor. A  4° Delegacias de Defesa da Mulher-Norte (DMM-Norte) investiga os crimes de violência doméstica, injúria e ameaça. 
Este conteúdo também foi verificado pelo Estadão Verifica.

SAIBA MAIS:

Esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.


Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


01.03.2024 - 14h25
Mudanças Climáticas
É falso que o Sol é o principal fator responsável pelo aquecimento global

Post afirma que o aquecimento global está relacionado principalmente com as variações do Sol, e não seria causado prioritariamente pela atividade humana. É falso. Esse entendimento é contrário ao conhecimento científico sobre a origem humana das mudanças climáticas dos últimos anos, conforme atestam os informes do IPCC, da ONU.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 13h29
Segurança
É falso que Fernandinho Beira-Mar fugiu de presídio de segurança máxima em Mossoró

Post que circula pelas redes sociais afirma que Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, teria fugido junto com outros detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. É falso. Beira-Mar segue sob a custódia do Sistema Penitenciário Federal.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 12h55
Saúde
É falso que Lula ‘liberou’ o aborto em qualquer tempo gestacional no Brasil

Circula pelas redes sociais que o governo Lula teria liberado o aborto no Brasil em qualquer idade gestacional. É falso. O governo não  legalizou o aborto. Uma nota técnica do Ministério da Saúde de 28 de fevereiro revogou uma orientação de 2022, do governo Bolsonaro, que fixava um prazo para os procedimentos. Essa nota foi suspensa em 29 de fevereiro.

Carol Macário
01.03.2024 - 12h47
Política
Soldados queimados em vídeo são turcos, não israelenses mortos pelo Hamas

Post mostra um vídeo com soldados sendo queimados vivos. A legenda que acompanha a publicação diz que são israelenses assassinados pelo Hamas. É falso. O vídeo é antigo e circula desde 2016. O Estado Islâmico assumiu a autoria do ato contra soldados turcos

Maiquel Rosauro
01.03.2024 - 12h16
Política
Nota das Forças Armadas é antiga e trata de protestos em quartéis de 2022

 Circula nas redes o vídeo de uma reportagem sobre uma nota das Forças Armadas que menciona “o que vem acontecendo no Brasil”. A publicação dá a entender que o documento se refere a supostos “descaminhos autocráticos” do poder Judiciário. Falta Contexto. A notícia é de 2022 e foi tirada de contexto.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital