UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que foto mostra Gleisi Hoffmann em velório de Lula
11.01.2024 - 18h17
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais uma foto em que a presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada federal Gleisi Hoffmann, aparece ao lado de um caixão. Em tom conspiratório, a legenda indica se tratar do velório do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e sugere que o país é atualmente governado por um sósia do político. É falso. 
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
“Cadê a polícia do Brasil pra investigar esse sósia que está devastando o Brasil com dívidas, viagens e mais porque o Lula oficial já morreu”
– Legenda em vídeo que circula nas redes sociais
Falso
A foto mostra Gleisi Hoffmann no velório do irmão mais velho de Lula, Genival Inácio da Silva, conhecido como Vavá, realizado em 30 de janeiro de 2019. O registro foi feito pela fotojornalista Marlene Bergamo e publicado no jornal Folha de S. Paulo.
O enterro foi realizado no cemitério Paulicéia, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Vavá tinha 79 anos e morreu no dia anterior, vítima de um câncer de pulmão.
O velório ocorreu sob protestos dos presentes após duas negativas da Justiça Federal à ida de Lula, que na época estava cumprindo pena na Superintendência da Polícia Federal do Paraná, em Curitiba. A permissão para sair da prisão em caso de falecimento de irmãos é prevista no artigo 120 do Código de Execução Penal.
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a ida do político apenas minutos antes do sepultamento — e é por essa razão que o petista não esteve presente na ocasião.
“Infelizmente não deu tempo para que o presidente pudesse se deslocar para dar o último adeus ao Vavá. Nós já estávamos com corpo no túmulo [quando chegou a notícia da decisão de Toffoli]. Então não tinha como parar o enterro, e as condições do corpo não permitiam adiar [a cerimônia]”, disse Gleisi, na ocasião.
Nesse contexto, alguns dos presentes empunhavam faixas e usavam roupas em homenagem a Lula, como a mulher que aparece ao lado esquerdo de Gleisi na foto.
Não há evidências de que Lula tenha morrido e sido substituído por um sósia, como sugerem boatos que circulam desde a vitória do petista no segundo turno das eleições de 2022. Eles ganharam força quando o político deu entrada no Hospital Sírio-Libanês para passar por uma laringoscopia, em novembro daquele ano. Após o procedimento, contudo, o político recebeu alta.

SAIBA MAIS:

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.


Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


01.03.2024 - 14h25
Mudanças Climáticas
É falso que o Sol é o principal fator responsável pelo aquecimento global

Post afirma que o aquecimento global está relacionado principalmente com as variações do Sol, e não seria causado prioritariamente pela atividade humana. É falso. Esse entendimento é contrário ao conhecimento científico sobre a origem humana das mudanças climáticas dos últimos anos, conforme atestam os informes do IPCC, da ONU.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 13h29
Segurança
É falso que Fernandinho Beira-Mar fugiu de presídio de segurança máxima em Mossoró

Post que circula pelas redes sociais afirma que Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, teria fugido junto com outros detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. É falso. Beira-Mar segue sob a custódia do Sistema Penitenciário Federal.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 12h55
Saúde
É falso que Lula ‘liberou’ o aborto em qualquer tempo gestacional no Brasil

Circula pelas redes sociais que o governo Lula teria liberado o aborto no Brasil em qualquer idade gestacional. É falso. O governo não  legalizou o aborto. Uma nota técnica do Ministério da Saúde de 28 de fevereiro revogou uma orientação de 2022, do governo Bolsonaro, que fixava um prazo para os procedimentos. Essa nota foi suspensa em 29 de fevereiro.

Carol Macário
01.03.2024 - 12h47
Política
Soldados queimados em vídeo são turcos, não israelenses mortos pelo Hamas

Post mostra um vídeo com soldados sendo queimados vivos. A legenda que acompanha a publicação diz que são israelenses assassinados pelo Hamas. É falso. O vídeo é antigo e circula desde 2016. O Estado Islâmico assumiu a autoria do ato contra soldados turcos

Maiquel Rosauro
01.03.2024 - 12h16
Política
Nota das Forças Armadas é antiga e trata de protestos em quartéis de 2022

 Circula nas redes o vídeo de uma reportagem sobre uma nota das Forças Armadas que menciona “o que vem acontecendo no Brasil”. A publicação dá a entender que o documento se refere a supostos “descaminhos autocráticos” do poder Judiciário. Falta Contexto. A notícia é de 2022 e foi tirada de contexto.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital