UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que foto mostra Gleisi Hoffmann em velório de Lula
11.01.2024 - 18h17
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais uma foto em que a presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada federal Gleisi Hoffmann, aparece ao lado de um caixão. Em tom conspiratório, a legenda indica se tratar do velório do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e sugere que o país é atualmente governado por um sósia do político. É falso. 
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
“Cadê a polícia do Brasil pra investigar esse sósia que está devastando o Brasil com dívidas, viagens e mais porque o Lula oficial já morreu”
– Legenda em vídeo que circula nas redes sociais
Falso
A foto mostra Gleisi Hoffmann no velório do irmão mais velho de Lula, Genival Inácio da Silva, conhecido como Vavá, realizado em 30 de janeiro de 2019. O registro foi feito pela fotojornalista Marlene Bergamo e publicado no jornal Folha de S. Paulo.
O enterro foi realizado no cemitério Paulicéia, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Vavá tinha 79 anos e morreu no dia anterior, vítima de um câncer de pulmão.
O velório ocorreu sob protestos dos presentes após duas negativas da Justiça Federal à ida de Lula, que na época estava cumprindo pena na Superintendência da Polícia Federal do Paraná, em Curitiba. A permissão para sair da prisão em caso de falecimento de irmãos é prevista no artigo 120 do Código de Execução Penal.
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a ida do político apenas minutos antes do sepultamento — e é por essa razão que o petista não esteve presente na ocasião.
“Infelizmente não deu tempo para que o presidente pudesse se deslocar para dar o último adeus ao Vavá. Nós já estávamos com corpo no túmulo [quando chegou a notícia da decisão de Toffoli]. Então não tinha como parar o enterro, e as condições do corpo não permitiam adiar [a cerimônia]”, disse Gleisi, na ocasião.
Nesse contexto, alguns dos presentes empunhavam faixas e usavam roupas em homenagem a Lula, como a mulher que aparece ao lado esquerdo de Gleisi na foto.
Não há evidências de que Lula tenha morrido e sido substituído por um sósia, como sugerem boatos que circulam desde a vitória do petista no segundo turno das eleições de 2022. Eles ganharam força quando o político deu entrada no Hospital Sírio-Libanês para passar por uma laringoscopia, em novembro daquele ano. Após o procedimento, contudo, o político recebeu alta.

SAIBA MAIS:

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.


Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


19.09.2024 - 19h14
Política
É falso que Kamala Harris utilizou fone de ouvido em debate com Trump

Circula nas redes um post afirmando que a candidata à presidência dos Estados Unidos Kamala Harris utilizou um brinco com ponto eletrônico no último debate com Donald Trump. É falso. O acessório da vice-presidente é um produto da Tiffany & Co, não da Nova, que produz aparelhos auriculares. Imagens comparativas mostram as diferenças entre os itens.


Evelyn Fagundes
19.09.2024 - 19h10
Crime
É falso que PF encontrou túnel com dinheiro em imóvel de Deolane Bezerra; advogada foi presa pela Polícia Civil

Um vídeo afirma que a Polícia Federal (PF) encontrou um túnel na casa de Deolane Bezerra, com cofre contendo documentos e dinheiro. É falso. Na Operação Integration, liderada pela Polícia Civil de Pernambuco, nenhum túnel foi descoberto. A operação investiga lavagem de dinheiro e jogos ilegais e resultou na prisão da influenciadora.

Catiane Pereira
19.09.2024 - 15h28
Política
Léo Dias não exibiu áudio de Deolane Bezerra pedindo ajuda a Lula

Um vídeo mostra o apresentador Léo Dias exibindo um suposto áudio de Deolane Bezerra pedindo ajuda ao presidente Lula sobre sua prisão. É falso. O vídeo foi editado e foi inserido um áudio antigo, de fevereiro passado, para sugerir que o pedido é recente. Na gravação, Deolane pedia a Lula uma ação contra o abuso infantil na Ilha de Marajó (PA).

Catiane Pereira
19.09.2024 - 15h11
Política
Voto nas eleições de 2024 não serve como prova de vida ao INSS

Circula, pelas redes sociais, uma publicação segundo a qual o voto nas eleições de 2024 valerá como prova de vida junto ao INSS . É falso. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desmentiram a publicação e esclareceram que o voto não poderá ser usado como prova de vida.

João Pedro Capobianco
19.09.2024 - 11h24
Política
É falso que 95% dos deputados federais não foram 'eleitos' em 2018

Circula nas redes a informação de que 95% dos deputados federais foram eleitos por redistribuição de votos nas eleições de 2018. Portanto, somente 5% conseguiram votos suficientes, sem levar em consideração o quociente partidário. É falso. Somando o número de eleitos, um total de 74,2% não precisaria entrar na redistribuição de votos

Ítalo Rômany
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital