UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que traficantes roubaram carro dos bombeiros e cobraram resgate de R$ 500 mil
11.01.2024 - 16h38
Rio de Janeiro - RJ
Um vídeo que circula na internet mostra pessoas dançando funk em um caminhão do Corpo de Bombeiros. A legenda da publicação afirma que o veículo foi roubado por traficantes para a realização de um baile funk e que eles teriam exigido R$ 500 mil pelo resgate. De acordo com a postagem, como o valor não foi pago pela instituição, os criminosos não irão devolver o carro. É falso. 
Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
“Traficantes roubam carro do Corpo de Bombeiro pra fazer baile funk, depois pedem resgate de 500 mil para devolver. Como a instituição não concordou em pagar o resgate, a bandidagem não vai devolver”
– Trecho de texto em vídeo que circula nas redes sociais
Falso
É falsa a alegação de roubo, conforme esclareceu o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) em nota publicada no X (antigo Twitter), em 2 de janeiro de 2024. O vídeo mostra um grupo de pessoas que subiu no veículo, enquanto os bombeiros prestavam atendimento a uma ocorrência, na madrugada de 1° de janeiro de 2024 — durante as festividades do Réveillon. A nota oficial não cita ação de traficantes, nem o pedido de “resgate de R$ 500 mil”.
A instituição informou que os bombeiros foram acionados para combater um incêndio em uma motocicleta, na Avenida Governador Mário Covas Júnior, no município de Peruíbe, litoral de São Paulo, por volta das 2h52. Durante o atendimento, alguns indivíduos se aproveitaram da situação para subir na parte superior da viatura. 
O Corpo de Bombeiros classificou a ação como desrespeitosa e arriscada. Em nota, a instituição afirma que “tal comportamento não só colocou essas pessoas em risco, mas também interferiu nas atividades dos profissionais que se dirigiam para prestar um serviço essencial à comunidade”.  
Apesar da interferência de populares, a equipe dos bombeiros extinguiu as chamas e prosseguiu com outros atendimentos naquela noite. O incêndio não deixou vítimas, mas a motocicleta foi destruída pelo fogo
Este conteúdo também foi verificado por Boatos.Org.

SAIBA MAIS:

Esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.


Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


01.03.2024 - 14h25
Mudanças Climáticas
É falso que o Sol é o principal fator responsável pelo aquecimento global

Post afirma que o aquecimento global está relacionado principalmente com as variações do Sol, e não seria causado prioritariamente pela atividade humana. É falso. Esse entendimento é contrário ao conhecimento científico sobre a origem humana das mudanças climáticas dos últimos anos, conforme atestam os informes do IPCC, da ONU.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 13h29
Segurança
É falso que Fernandinho Beira-Mar fugiu de presídio de segurança máxima em Mossoró

Post que circula pelas redes sociais afirma que Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, teria fugido junto com outros detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. É falso. Beira-Mar segue sob a custódia do Sistema Penitenciário Federal.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 12h55
Saúde
É falso que Lula ‘liberou’ o aborto em qualquer tempo gestacional no Brasil

Circula pelas redes sociais que o governo Lula teria liberado o aborto no Brasil em qualquer idade gestacional. É falso. O governo não  legalizou o aborto. Uma nota técnica do Ministério da Saúde de 28 de fevereiro revogou uma orientação de 2022, do governo Bolsonaro, que fixava um prazo para os procedimentos. Essa nota foi suspensa em 29 de fevereiro.

Carol Macário
01.03.2024 - 12h47
Política
Soldados queimados em vídeo são turcos, não israelenses mortos pelo Hamas

Post mostra um vídeo com soldados sendo queimados vivos. A legenda que acompanha a publicação diz que são israelenses assassinados pelo Hamas. É falso. O vídeo é antigo e circula desde 2016. O Estado Islâmico assumiu a autoria do ato contra soldados turcos

Maiquel Rosauro
01.03.2024 - 12h16
Política
Nota das Forças Armadas é antiga e trata de protestos em quartéis de 2022

 Circula nas redes o vídeo de uma reportagem sobre uma nota das Forças Armadas que menciona “o que vem acontecendo no Brasil”. A publicação dá a entender que o documento se refere a supostos “descaminhos autocráticos” do poder Judiciário. Falta Contexto. A notícia é de 2022 e foi tirada de contexto.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital