UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que Lula vai exigir cartão de vacina para trabalhar no Brasil
16.01.2024 - 16h08
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um vídeo no qual, segundo a legenda, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria afirmado que ninguém trabalhará no Brasil se não tiver cartão de vacina. É falso.
Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
Lula diz que ninguém no país vai trabalhar se não tiver cartão de vacina
– Legenda de vídeo que circula nas redes sociais
Falso
A restrição determinada por Lula não se refere ao país como um todo, mas especificamente aos colaboradores do Palácio do Planalto. O vídeo que circula nas redes sociais é um recorte da gravação da reunião ministerial que marcou os 100 dias de governo. O pronunciamento do presidente foi transmitido ao vivo pelos canais oficiais do governo no dia 10 de abril de 2023. 
Na transmissão original, é possível perceber que, antes de afirmar “não trabalhará ninguém que não tenha cartão de vacina”, o presidente diz “neste Palácio”, delimitando o local da sua decisão. O trecho inicial da frase, no entanto, foi cortado.
Poucos segundos antes da frase destacada no post desinformativo, Lula menciona o desejo de retomar a qualidade de programas de assistência social, estabelecendo uma  comparação entre os governos petistas e a liderança do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“As pessoas se preparem porque nós vamos voltar a tratar o povo com muito respeito. E assim vale para todas as áreas. Nós ainda temos muita gente que não gosta de democracia impregnada aqui. Aliás, Nísia [Trindade, ministra da Saúde], depois quero conversar com você, porque eu vou tomar uma decisão: que nesse Palácio não trabalhará ninguém que não tenha cartão de vacina nesse país. Ninguém. Aqui, para entrar, as pessoas terão que ter cartão de vacina. Porque isso vale, vale, inclusive, para as audiências que eu vou dar. É exigir cartão de vacina pras pessoas aprenderem a, se não se respeitarem, respeitarem os outros. Porque a pessoa pode até querer ter o direito de ficar doente, mas ele não tem o direito de transmitir a sua doença pra outra pessoa. E é por isso que a gente tem que ser duro e eu vou tomar essa decisão de exigir, falando na frente da minha ministra da Saúde, que aqui, nesse Palácio, só vai trabalhar e só vai entrar quem tiver cartão de vacina”, disse o presidente. 
A transcrição completa do discurso está disponível no site do Planalto.
Conforme foi confirmado pela Lupa em contato com a Secretaria de Comunicação da Presidência, apesar do presidente ter se pronunciado pela obrigatoriedade do cartão de vacina para trabalhar no Palácio do Planalto, ainda não é obrigatório o registro vacinal para trabalhar no no espaço.
Não é a primeira vez que esse vídeo circula nas redes sociais. O mesmo conteúdo desinformativo foi disseminado em maio do ano passado. Na época, Estadão Verifica e Aos Fatos publicaram verificações sobre o post.

Leia mais


Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


01.03.2024 - 14h25
Mudanças Climáticas
É falso que o Sol é o principal fator responsável pelo aquecimento global

Post afirma que o aquecimento global está relacionado principalmente com as variações do Sol, e não seria causado prioritariamente pela atividade humana. É falso. Esse entendimento é contrário ao conhecimento científico sobre a origem humana das mudanças climáticas dos últimos anos, conforme atestam os informes do IPCC, da ONU.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 13h29
Segurança
É falso que Fernandinho Beira-Mar fugiu de presídio de segurança máxima em Mossoró

Post que circula pelas redes sociais afirma que Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, teria fugido junto com outros detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. É falso. Beira-Mar segue sob a custódia do Sistema Penitenciário Federal.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 12h55
Saúde
É falso que Lula ‘liberou’ o aborto em qualquer tempo gestacional no Brasil

Circula pelas redes sociais que o governo Lula teria liberado o aborto no Brasil em qualquer idade gestacional. É falso. O governo não  legalizou o aborto. Uma nota técnica do Ministério da Saúde de 28 de fevereiro revogou uma orientação de 2022, do governo Bolsonaro, que fixava um prazo para os procedimentos. Essa nota foi suspensa em 29 de fevereiro.

Carol Macário
01.03.2024 - 12h47
Política
Soldados queimados em vídeo são turcos, não israelenses mortos pelo Hamas

Post mostra um vídeo com soldados sendo queimados vivos. A legenda que acompanha a publicação diz que são israelenses assassinados pelo Hamas. É falso. O vídeo é antigo e circula desde 2016. O Estado Islâmico assumiu a autoria do ato contra soldados turcos

Maiquel Rosauro
01.03.2024 - 12h16
Política
Nota das Forças Armadas é antiga e trata de protestos em quartéis de 2022

 Circula nas redes o vídeo de uma reportagem sobre uma nota das Forças Armadas que menciona “o que vem acontecendo no Brasil”. A publicação dá a entender que o documento se refere a supostos “descaminhos autocráticos” do poder Judiciário. Falta Contexto. A notícia é de 2022 e foi tirada de contexto.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital