UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que água do Rio de Janeiro está contaminada por vírus
17.01.2024 - 17h01
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um vídeo no qual um homem diz que a água do Rio de Janeiro está contaminada. Ele reproduz o áudio de uma mulher que se identifica como esposa de um biólogo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Ela afirma que a Fiocruz tem escondido informações sobre supostos perigos na água, como o risco de parada cardíaca em crianças, e faz recomendações à população sobre como utilizar o recurso. É falso
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
(...) Meu marido é biólogo da Fiocruz. A Fiocruz foi proibida de falar o risco que tá acontecendo na na água do Rio de Janeiro. Os noticiários estão anunciando 30% do risco. É muito mais grave do que a gente pode imaginar, tá bom? Água de filtro não funciona, o vírus passa. Tem que ferver a água. Vai escovar os dentes, escovar com água fervida. Tomar banho, põe algodão nos ouvidos e que seja um banho rápido. Não beba água da torneira. A água está com vírus muito forte e eles tão colocando uma composição que é mais forte que o vírus para matar o vírus e pode dar uma parada cardíaca em qualquer criança ou pessoas que têm arritmia (...)
– Trecho de vídeo compartilhado no WhatsApp
Falso
A Fiocruz esclareceu, em nota enviada à Agência Lupa, que trata-se de um áudio antigo, que não reflete a posição da fundação e que, recentemente, não foi realizada qualquer análise da qualidade da água do Rio de Janeiro.
A Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), empresa responsável pela captação e tratamento da água, também emitiu um comunicado desmentindo o conteúdo, assegurando  que a água captada passa por processo rigoroso de controle de qualidade e está dentro dos padrões de potabilidade exigidos pela legislação.
A companhia detalhou que mantém um monitoramento constante da água no Sistema Guandu, que atende cerca de 10 milhões de pessoas no Rio e na Baixada Fluminense.“A Cedae mantém o monitoramento constante da água em mais de 35 pontos, desde o leito do Rio Guandu até a saída da água tratada da estação, a partir de onde passa a ser distribuída pelas concessionárias. Além disso, o laboratório da Estação de Tratamento de Água (ETA) conta com equipamentos de alta tecnologia que permitem a realização de análises em até meia hora”, explicou. 
Em nota, a concessionária Águas do Rio, empresa responsável pela distribuição e comercialização da água no Rio de Janeiro, informou que não há nenhum vírus na água fornecida para a população. A empresa afirma que a água está dentro dos padrões de potabilidade determinados pelo Ministério da Saúde e que realiza periodicamente testes de qualidade nos 27 municípios onde atua.
O áudio em circulação é antigo e já foi desmentido pela Lupa em 2020. Naquele ano, em janeiro, ocorreram problemas com o abastecimento de água no Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense, quando os moradores começaram a relatar que a água das torneiras apresentava odor e sabor desagradáveis. A Cedae, na ocasião, atribuiu o problema à presença de geosmina, um tipo de composto orgânico produzido por microorganismos.
A Fiocruz esteve na Estação de Tratamento de Água do Guandu e constatou que o local enfrentava  “vulnerabilidade decorrente da elevada poluição” do rio Guandu, responsável pelo abastecimento da cidade. No entanto, naquela época, a Fiocruz não mencionou a presença de vírus na água.
Conteúdo semelhante foi verificado por Boatos.org, Fato ou Fake e UOL Confere
Leia mais
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


14.07.2024 - 18h09
Internacional
É falso que senador Randolfe Rodrigues se solidarizou com homem que atirou em Donald Trump

Post alega que o senador Randolfe Rodrigues se solidarizou com o homem morto pela polícia após tentar assassinar o ex-presidente e candidato à presidência dos EUA Donald Trump. A publicação exibe um print do X do parlamentar com a mensagem. É falso. Não há indício de que Randolfe tenha feito o post. A página que fez a alegação deletou a postagem.

Maiquel Rosauro
14.07.2024 - 17h18
Eleições nos EUA
É falso que foto comprova que Trump foi baleado no peito em atentado

Circula nas redes sociais e no WhatsApp uma imagem que sugere que o ex-presidente dos Estados Unidos e atual candidato republicano Donald Trump também teria levado um tiro no peito durante atentado na Pensilvânia. É falso. Na verdade, o suposto buraco de bala não passa de uma dobra no casaco de um dos agentes do Serviço Secreto que o protegeram.

Cristina Tardáguila
14.07.2024 - 17h08
Eleições nos EUA
Homem de touca em foto não é atirador de atentado contra Trump; trata-se de jornalista italiano

Circula nas redes post que diz que a pessoa que tentou assassinar o ex-presidente Donald Trump é Mark Violets, membro de um grupo antifacista. O post inclui uma foto do suposto acusado.. É falso. A imagem que circula é do jornalista italiano Marco Violi. O FBI afirma que a autoria dos tiros é de Thomas Crooks. Portanto, trata-se de pessoas distintas.

Ítalo Rômany
10.07.2024 - 17h34
Política
Vídeo de Lula assumindo que levou 11 contêineres de acervo é anterior a decisão do TCU sobre presentes

Circula nas redes post afirmando que o presidente Lula saiu da Presidência com 11 contêineres de acervo, sem devolver os presentes recebidos. Falta contexto. À época, havia um entendimento de que o acervo deveria ser preservado pelos ex-presidentes. Somente após acórdão do TCU, em setembro de 2016, é que o petista devolveu os presentes.

Ítalo Rômany
10.07.2024 - 17h13
Política
Janja não disse que aumento do preço da gasolina é para os veículos e não para os motoristas. É uma sátira

Post alega que a primeira dama Janja da Silva disse que o aumento no preço da gasolina é para veículos, não para motoristas. A frase remetida à Janja está presente em uma captura de tela que possui o layout do g1. É falso. Janja não disse a frase. A arte presente no post é uma sátira inspirada em um antigo comentário de Janja sobre importações.

Maiquel Rosauro
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital