UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que vídeo de homem enchendo galão d’água em chafariz prove que água foi cortada no Nordeste
17.01.2024 - 17h04
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um vídeo em que um homem não identificado aparece comprando água de um chafariz eletrônico e afirmando que na região Nordeste não há água para consumo nas torneiras e, por isso, é necessário comprá-la. Segundo ele, no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a água chegava normalmente na região, mas o abastecimento teria sido interrompido pelo governo Lula. É falso.
Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
“Olha a realidade do Nordeste. (...) Aqui galera, eu tô botando uma moeda aqui no chafariz para tirar água. A água aqui é realmente comprada. A água do Lula não chega aqui não. A do Bolsonaro chegou, mas eles cortaram. Tá vendo? Estou botando aqui [no chafariz] quatro moedinhas de 50 [centavos] para encher esse galão” 

– Fala em vídeo que circula nas redes sociais
Falso
O fornecimento de água não foi cortado, e o abastecimento permanece normal na cidade de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, onde as imagens foram registradas. Em nota, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), responsável pelo fornecimento de água na região, informou que não houve suspensão no fornecimento de água da cidade e classificou o conteúdo como “fake news”. A Caern ainda esclareceu que o município não depende da obra de transposição do rio São Francisco, sendo abastecida pelos açudes de Dourado e Gargalheiras.
A prefeitura de Currais Novos, também por meio de nota, disse que não reconhece o local onde as imagens foram gravadas, mas negou que falte água na cidade. A administração municipal, esclareceu ainda que a aquisição de água para consumo é uma prática comum na cidade.
“Portanto, não falta água em Currais Novos, o que o vídeo retrata é uma forma de compra de água apropriada para consumo humano, que assim como esta, há tantas outras”, informou a prefeitura.
Embora o homem não tenha mencionado a localização da gravação, foi possível localizar o estabelecimento onde a água foi comprada por meio do nome e do telefone que aparecem em uma placa no vídeo. A Lupa tentou contato com o Mercadinho Santa Rita, mas não obteve resposta até a publicação desta verificação.
O Estadão Verifica conseguiu contato com o proprietário do estabelecimento, que confirmou que a gravação foi feita no local e informou que a venda de água em chafariz é comum na cidade. Ele explicou que isso ocorre devido ao fato de que as pessoas da região costumam usar a água da torneira para outras finalidades. 
Essa não é a primeira vez que circulam desinformações sobre o abastecimento de água no Nordeste. Em 27 de março de 2023, por exemplo, a Lupa desmentiu um boato que afirmava que Lula teria mandado fechar as comportas do São Francisco no Rio Grande do Norte, provocando a morte de peixes
Já em agosto do mesmo ano, circulou um boato de que o governo teria bloqueado o canal da transposição do que abastece o povoado de Albuquerque Né, localizado no município de Sertânia, em Pernambuco. 
Este conteúdo também foi verificado por Aos Fatos e Estadão Verifica.

SAIBA MAIS:

Esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.

Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


01.03.2024 - 14h25
Mudanças Climáticas
É falso que o Sol é o principal fator responsável pelo aquecimento global

Post afirma que o aquecimento global está relacionado principalmente com as variações do Sol, e não seria causado prioritariamente pela atividade humana. É falso. Esse entendimento é contrário ao conhecimento científico sobre a origem humana das mudanças climáticas dos últimos anos, conforme atestam os informes do IPCC, da ONU.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 13h29
Segurança
É falso que Fernandinho Beira-Mar fugiu de presídio de segurança máxima em Mossoró

Post que circula pelas redes sociais afirma que Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, teria fugido junto com outros detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. É falso. Beira-Mar segue sob a custódia do Sistema Penitenciário Federal.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 12h55
Saúde
É falso que Lula ‘liberou’ o aborto em qualquer tempo gestacional no Brasil

Circula pelas redes sociais que o governo Lula teria liberado o aborto no Brasil em qualquer idade gestacional. É falso. O governo não  legalizou o aborto. Uma nota técnica do Ministério da Saúde de 28 de fevereiro revogou uma orientação de 2022, do governo Bolsonaro, que fixava um prazo para os procedimentos. Essa nota foi suspensa em 29 de fevereiro.

Carol Macário
01.03.2024 - 12h47
Política
Soldados queimados em vídeo são turcos, não israelenses mortos pelo Hamas

Post mostra um vídeo com soldados sendo queimados vivos. A legenda que acompanha a publicação diz que são israelenses assassinados pelo Hamas. É falso. O vídeo é antigo e circula desde 2016. O Estado Islâmico assumiu a autoria do ato contra soldados turcos

Maiquel Rosauro
01.03.2024 - 12h16
Política
Nota das Forças Armadas é antiga e trata de protestos em quartéis de 2022

 Circula nas redes o vídeo de uma reportagem sobre uma nota das Forças Armadas que menciona “o que vem acontecendo no Brasil”. A publicação dá a entender que o documento se refere a supostos “descaminhos autocráticos” do poder Judiciário. Falta Contexto. A notícia é de 2022 e foi tirada de contexto.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital