UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É antigo vídeo que mostra Eduardo Paes dançando
19.01.2024 - 18h00
Porto Alegre - RS
Vídeo que circula nas redes mostra o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), dançando junto a outras pessoas. O texto que acompanha a publicação afirma que as imagens são recentes, gravadas no momento em que a capital carioca sofre as consequências de fortes chuvas. É falso
Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
“ENQUANTO O RIO DE JANEIRO ALAGANDO  E MORRENDO MUITA GENTE. O povo TOMA FUMO...A FESTA NA CASA DO PREFEITO Duduzinho mauricinho funkeiros IRRESPONSÁVEL FDP.  VAI ATÉ O AMANHECER. TODOS CORRUPTOS COMEMORAM AS DESGRAÇA ALHEIA, É DESSA FORMA QUE ELES SUGAM OS COFRES PÚBLICOS E SÃO PROTEGIDOS POR SEUS COMPARSAS".
– Texto em vídeo que circula nas redes sociais
Falso
O vídeo é antigo e foi gravado em 7 de setembro do ano passado, durante  o lançamento do filme “Nosso Sonho”, uma cinebiografia que retrata a história da dupla de cantores Claudinho e Buchecha. Na ocasião, o prefeito Eduardo Paes recebeu  o elenco do longa-metragem em sua residência oficial , na  Gávea Pequena. Algumas imagens da visita foram compartilhadas no Instagram, TikTok e no X de Paes entre os dias 8 e 9 de setembro de 2023.
As imagens que repercutiram na forma de desinformação foram originalmente publicadas no Instagram pelo ator Nando Cunha no dia 11 de janeiro, uma quinta-feira. No longa-metragem, ele interpreta Claudino de Souza, pai de Buchecha. 
Em seu post, Cunha não informa a data da gravação, mas indica no texto que acompanha o vídeo que se trata de um "tbt" (gíria em inglês para Throwback Thursday, que pode ser interpretado como "quinta-feira da nostalgia", para indicar que um vídeo ou imagem é antigo). 
No final de semana dos dias 13 e 14 de janeiro, o estado do Rio de Janeiro foi assolado por fortes chuvas que provocaram, pelo menos, 12 mortes na região metropolitana e deixaram cerca de 600 pessoas desalojadas ou desabrigadas. Ao mesmo tempo, o vídeo com Paes dançando começou a repercutir nas redes sociais como se fosse atual.
Em 17 de janeiro, Cunha publicou um novo vídeo alertando que o post anterior era um "tbt" e que mostrava um vídeo antigo, de setembro do ano passado. 
Cunha voltou a tratar do assunto em outra publicação, em 18 de janeiro, no qual mostrou mais imagens do ato com o prefeito a fim de provar que o vídeo não era atual. Na publicação, ele também comentou sobre alguns comentários racistas que recebeu relacionados ao vídeo.
Eduardo Paes também se pronunciou sobre o assunto em 17 de janeiro, publicando  um vídeo no qual afirma que não estava celebrando enquanto o Rio de Janeiro sofria com as chuvas. Ele compartilhou imagens gravadas em setembro com o elenco de “Nosso Sonho”.
Esse conteúdo também foi verificado por Aos Fatos.

Leia também

Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


01.03.2024 - 14h25
Mudanças Climáticas
É falso que o Sol é o principal fator responsável pelo aquecimento global

Post afirma que o aquecimento global está relacionado principalmente com as variações do Sol, e não seria causado prioritariamente pela atividade humana. É falso. Esse entendimento é contrário ao conhecimento científico sobre a origem humana das mudanças climáticas dos últimos anos, conforme atestam os informes do IPCC, da ONU.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 13h29
Segurança
É falso que Fernandinho Beira-Mar fugiu de presídio de segurança máxima em Mossoró

Post que circula pelas redes sociais afirma que Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, teria fugido junto com outros detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. É falso. Beira-Mar segue sob a custódia do Sistema Penitenciário Federal.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 12h55
Saúde
É falso que Lula ‘liberou’ o aborto em qualquer tempo gestacional no Brasil

Circula pelas redes sociais que o governo Lula teria liberado o aborto no Brasil em qualquer idade gestacional. É falso. O governo não  legalizou o aborto. Uma nota técnica do Ministério da Saúde de 28 de fevereiro revogou uma orientação de 2022, do governo Bolsonaro, que fixava um prazo para os procedimentos. Essa nota foi suspensa em 29 de fevereiro.

Carol Macário
01.03.2024 - 12h47
Política
Soldados queimados em vídeo são turcos, não israelenses mortos pelo Hamas

Post mostra um vídeo com soldados sendo queimados vivos. A legenda que acompanha a publicação diz que são israelenses assassinados pelo Hamas. É falso. O vídeo é antigo e circula desde 2016. O Estado Islâmico assumiu a autoria do ato contra soldados turcos

Maiquel Rosauro
01.03.2024 - 12h16
Política
Nota das Forças Armadas é antiga e trata de protestos em quartéis de 2022

 Circula nas redes o vídeo de uma reportagem sobre uma nota das Forças Armadas que menciona “o que vem acontecendo no Brasil”. A publicação dá a entender que o documento se refere a supostos “descaminhos autocráticos” do poder Judiciário. Falta Contexto. A notícia é de 2022 e foi tirada de contexto.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital