UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É antigo vídeo que mostra Eduardo Paes dançando
19.01.2024 - 18h00
Porto Alegre - RS
Vídeo que circula nas redes mostra o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), dançando junto a outras pessoas. O texto que acompanha a publicação afirma que as imagens são recentes, gravadas no momento em que a capital carioca sofre as consequências de fortes chuvas. É falso
Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
“ENQUANTO O RIO DE JANEIRO ALAGANDO  E MORRENDO MUITA GENTE. O povo TOMA FUMO...A FESTA NA CASA DO PREFEITO Duduzinho mauricinho funkeiros IRRESPONSÁVEL FDP.  VAI ATÉ O AMANHECER. TODOS CORRUPTOS COMEMORAM AS DESGRAÇA ALHEIA, É DESSA FORMA QUE ELES SUGAM OS COFRES PÚBLICOS E SÃO PROTEGIDOS POR SEUS COMPARSAS".
– Texto em vídeo que circula nas redes sociais
Falso
O vídeo é antigo e foi gravado em 7 de setembro do ano passado, durante  o lançamento do filme “Nosso Sonho”, uma cinebiografia que retrata a história da dupla de cantores Claudinho e Buchecha. Na ocasião, o prefeito Eduardo Paes recebeu  o elenco do longa-metragem em sua residência oficial , na  Gávea Pequena. Algumas imagens da visita foram compartilhadas no Instagram, TikTok e no X de Paes entre os dias 8 e 9 de setembro de 2023.
As imagens que repercutiram na forma de desinformação foram originalmente publicadas no Instagram pelo ator Nando Cunha no dia 11 de janeiro, uma quinta-feira. No longa-metragem, ele interpreta Claudino de Souza, pai de Buchecha. 
Em seu post, Cunha não informa a data da gravação, mas indica no texto que acompanha o vídeo que se trata de um "tbt" (gíria em inglês para Throwback Thursday, que pode ser interpretado como "quinta-feira da nostalgia", para indicar que um vídeo ou imagem é antigo). 
No final de semana dos dias 13 e 14 de janeiro, o estado do Rio de Janeiro foi assolado por fortes chuvas que provocaram, pelo menos, 12 mortes na região metropolitana e deixaram cerca de 600 pessoas desalojadas ou desabrigadas. Ao mesmo tempo, o vídeo com Paes dançando começou a repercutir nas redes sociais como se fosse atual.
Em 17 de janeiro, Cunha publicou um novo vídeo alertando que o post anterior era um "tbt" e que mostrava um vídeo antigo, de setembro do ano passado. 
Cunha voltou a tratar do assunto em outra publicação, em 18 de janeiro, no qual mostrou mais imagens do ato com o prefeito a fim de provar que o vídeo não era atual. Na publicação, ele também comentou sobre alguns comentários racistas que recebeu relacionados ao vídeo.
Eduardo Paes também se pronunciou sobre o assunto em 17 de janeiro, publicando  um vídeo no qual afirma que não estava celebrando enquanto o Rio de Janeiro sofria com as chuvas. Ele compartilhou imagens gravadas em setembro com o elenco de “Nosso Sonho”.
Esse conteúdo também foi verificado por Aos Fatos.

Leia também

Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


13.03.2025 - 12h23
Alimentação
Chefe Jamie Oliver não processou McDonald’s pelo uso de amônia em alimentos

Circula, pelas redes sociais, a alegação de que o chefe de cozinha britânico Jamie Oliver venceu uma ação judicial contra a rede de fast-food McDonald’s. É falso. Não houve processo. Após Oliver demonstrar na TV como um hambúrguer do McDonald 's era feito, a empresa deixou de usar hidróxido de amônio em suas receitas.

João Pedro Capobianco
11.03.2025 - 18h25
Propaganda enganosa
É falso que Marçal divulgou plataforma de investimentos em criptomoeda no Roda Viva

 Circula nas redes uma suposta reportagem da CNN Brasil sobre Pablo Marçal promovendo a plataforma de investimentos “Dinamica Invexon” no programa Roda Viva da TV Cultura. A publicação é falsa. Não há registro da matéria no site da CNN Brasil e nem notícias e outros portais associando Marçal à plataforma.

Gabriela Soares
11.03.2025 - 17h28
Cinema
Atriz Mikey Madison, vencedora do Oscar, não criticou subsídios à cultura

Circula, pelas redes sociais, a alegação de que a atriz Mikey Madison, vencedora do Oscar de melhor atriz em 2025, criticou o uso de subsídios governamentais por artistas. É falso. A frase atribuída à atriz foi dita, na verdade, pelo presidente da Argentina, Javier Milei.

João Pedro Capobianco
11.03.2025 - 16h41
Fraude
É golpe e-mail atribuído à Receita Federal sobre pendência no CPF

Uma mensagem atribuída à Receita Federal tem circulado nas caixas de e-mails alegando que o CPF da pessoa está com uma pendência grave que pode gerar multa e bloqueio do documento. É falso. Trata-se de um golpe de phishing, isto é, que tenta roubar dados se passando por uma fonte confiável. A Receita Federal alertou para esse tipo de fraude.


Evelyn Fagundes
11.03.2025 - 15h32
Golpe
É falso que inscrições para ‘Enem dos concursos’ 2025 estão abertas

Circula, pelas redes sociais, a alegação de que as inscrições para o Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como ‘Enem do concursos’, estão abertas e prestes a encerrar. É falso. Os resultados da primeira edição foram publicados na semana passada, e ainda não há data marcada ou previsão para novas inscrições.

João Pedro Capobianco
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital