UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que fotos provam que Randolfe Rodrigues fingiu tomar vacina da Covid
19.01.2024 - 14h12
João Pessoa - PB
Circula nas redes sociais post com duas fotos do senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP) que, segundo a legenda, provariam que o parlamentar fingiu tomar a vacina da Covid-19. Isso porque uma das imagens mostra Randolfe recebendo o imunizante no braço esquerdo e, na outra foto, o senador aparece com um curativo no braço direito. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
Senador Esquerdista apoiador de LULA, Randolf Rodrigues, finge que toma a vacina do lado esquerdo, esqueçe e depois fica passando a mão no lado direito. O sorriso no rosto para estimulará mais a tomar vacina, os seus seguidores, amigos e familiares, esse pessoal não ama ninguém
– Legenda de imagem que circula no WhatsApp
Falso
O post original, com as duas imagens, foi publicado nas redes sociais do senador Randolfe Rodrigues, em 1º de junho de 2023. Na ocasião, diversos comentários questionaram o parlamentar por supostamente não ter tomado a vacina, já que a aplicação teria sido em um braço e, depois, o senador aparecia segurando um curativo no outro. Entretanto, Randolfe publicou um vídeo em seguida para explicar que, na verdade, tomou os imunizantes da Covid-19 e da gripe, cada um em um braço diferente. 
"Quando vieram me contar, eu não acreditei. [...] Como vocês sabem, eu fui ontem me vacinar e, obviamente, como também falei, eu fui me vacinar contra a gripe, com a vacina da influenza, e contra a Covid, com a vacina bivalente da Pfizer. Lógico, se eu vou tomar duas vacinas, eu tenho que tomar a vacina num braço e a outra vacina no outro braço. Desculpa, gente, porque eu tenho que explicar e isso parece ridículo”, disse o senador em vídeo publicado nas redes sociais. Na sequência, ele mostrou o cartão de vacinação com os dois registros da véspera.
A recomendação do Ministério da Saúde é que a administração de duas vacinas em um mesmo braço em pessoas adultas deve ser evitada. "No adulto, deve-se evitar a administração de duas vacinas no mesmo deltoide, exceto se os imunobiológicos forem administrados por diferentes vias (uma subcutânea e outra intramuscular, por exemplo)" (página 48).
Checagem similar foi publicada por UOL Confere e Estadão Verifica.

LEIA MAIS
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


01.03.2024 - 14h25
Mudanças Climáticas
É falso que o Sol é o principal fator responsável pelo aquecimento global

Post afirma que o aquecimento global está relacionado principalmente com as variações do Sol, e não seria causado prioritariamente pela atividade humana. É falso. Esse entendimento é contrário ao conhecimento científico sobre a origem humana das mudanças climáticas dos últimos anos, conforme atestam os informes do IPCC, da ONU.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 13h29
Segurança
É falso que Fernandinho Beira-Mar fugiu de presídio de segurança máxima em Mossoró

Post que circula pelas redes sociais afirma que Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, teria fugido junto com outros detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. É falso. Beira-Mar segue sob a custódia do Sistema Penitenciário Federal.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 12h55
Saúde
É falso que Lula ‘liberou’ o aborto em qualquer tempo gestacional no Brasil

Circula pelas redes sociais que o governo Lula teria liberado o aborto no Brasil em qualquer idade gestacional. É falso. O governo não  legalizou o aborto. Uma nota técnica do Ministério da Saúde de 28 de fevereiro revogou uma orientação de 2022, do governo Bolsonaro, que fixava um prazo para os procedimentos. Essa nota foi suspensa em 29 de fevereiro.

Carol Macário
01.03.2024 - 12h47
Política
Soldados queimados em vídeo são turcos, não israelenses mortos pelo Hamas

Post mostra um vídeo com soldados sendo queimados vivos. A legenda que acompanha a publicação diz que são israelenses assassinados pelo Hamas. É falso. O vídeo é antigo e circula desde 2016. O Estado Islâmico assumiu a autoria do ato contra soldados turcos

Maiquel Rosauro
01.03.2024 - 12h16
Política
Nota das Forças Armadas é antiga e trata de protestos em quartéis de 2022

 Circula nas redes o vídeo de uma reportagem sobre uma nota das Forças Armadas que menciona “o que vem acontecendo no Brasil”. A publicação dá a entender que o documento se refere a supostos “descaminhos autocráticos” do poder Judiciário. Falta Contexto. A notícia é de 2022 e foi tirada de contexto.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital