UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que fotos provam que Randolfe Rodrigues fingiu tomar vacina da Covid
19.01.2024 - 14h12
João Pessoa - PB
Circula nas redes sociais post com duas fotos do senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP) que, segundo a legenda, provariam que o parlamentar fingiu tomar a vacina da Covid-19. Isso porque uma das imagens mostra Randolfe recebendo o imunizante no braço esquerdo e, na outra foto, o senador aparece com um curativo no braço direito. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
Senador Esquerdista apoiador de LULA, Randolf Rodrigues, finge que toma a vacina do lado esquerdo, esqueçe e depois fica passando a mão no lado direito. O sorriso no rosto para estimulará mais a tomar vacina, os seus seguidores, amigos e familiares, esse pessoal não ama ninguém
– Legenda de imagem que circula no WhatsApp
Falso
O post original, com as duas imagens, foi publicado nas redes sociais do senador Randolfe Rodrigues, em 1º de junho de 2023. Na ocasião, diversos comentários questionaram o parlamentar por supostamente não ter tomado a vacina, já que a aplicação teria sido em um braço e, depois, o senador aparecia segurando um curativo no outro. Entretanto, Randolfe publicou um vídeo em seguida para explicar que, na verdade, tomou os imunizantes da Covid-19 e da gripe, cada um em um braço diferente. 
"Quando vieram me contar, eu não acreditei. [...] Como vocês sabem, eu fui ontem me vacinar e, obviamente, como também falei, eu fui me vacinar contra a gripe, com a vacina da influenza, e contra a Covid, com a vacina bivalente da Pfizer. Lógico, se eu vou tomar duas vacinas, eu tenho que tomar a vacina num braço e a outra vacina no outro braço. Desculpa, gente, porque eu tenho que explicar e isso parece ridículo”, disse o senador em vídeo publicado nas redes sociais. Na sequência, ele mostrou o cartão de vacinação com os dois registros da véspera.
View post on Twitter
A recomendação do Ministério da Saúde é que a administração de duas vacinas em um mesmo braço em pessoas adultas deve ser evitada. "No adulto, deve-se evitar a administração de duas vacinas no mesmo deltoide, exceto se os imunobiológicos forem administrados por diferentes vias (uma subcutânea e outra intramuscular, por exemplo)" (página 48).
Checagem similar foi publicada por UOL Confere e Estadão Verifica.

LEIA MAIS
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


19.09.2024 - 15h28
Política
Léo Dias não exibiu áudio de Deolane Bezerra pedindo ajuda a Lula

Um vídeo mostra o apresentador Léo Dias exibindo um suposto áudio de Deolane Bezerra pedindo ajuda ao presidente Lula sobre sua prisão. É falso. O vídeo foi editado e foi inserido um áudio antigo, de fevereiro passado, para sugerir que o pedido é recente. Na gravação, Deolane pedia a Lula uma ação contra o abuso infantil na Ilha de Marajó (PA).

Catiane Pereira
19.09.2024 - 15h11
Política
Voto nas eleições de 2024 não serve como prova de vida ao INSS

Circula, pelas redes sociais, uma publicação segundo a qual o voto nas eleições de 2024 valerá como prova de vida junto ao INSS . É falso. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desmentiram a publicação e esclareceram que o voto não poderá ser usado como prova de vida.

João Pedro Capobianco
19.09.2024 - 11h24
Política
É falso que 95% dos deputados federais não foram 'eleitos' em 2018

Circula nas redes a informação de que 95% dos deputados federais foram eleitos por redistribuição de votos nas eleições de 2018. Portanto, somente 5% conseguiram votos suficientes, sem levar em consideração o quociente partidário. É falso. Somando o número de eleitos, um total de 74,2% não precisaria entrar na redistribuição de votos

Ítalo Rômany
19.09.2024 - 11h02
Economia
É falso que Receita Federal recebe dados de qualquer operação financeira

Post diz que qualquer operação financeira é informada à Receita Federal, além de alegar que o órgão monitora imediatamente a venda de imóveis em cartório, compras acima de R$ 2,5 mil no cartão de crédito e saques acima de R$ 50 mil. É falso. Em nota, a Receita Federal desmente as informações e explica o que acontece em cada caso.

Maiquel Rosauro
18.09.2024 - 17h20
Política
Vídeo manipula falas de jornalistas da GloboNews e sugere ordem do STF para incêndios

Um vídeo mostra comentários de Eliane Cantanhêde e Miriam Leitão, na GloboNews, sugerindo que o STF teria ordenado incêndios. É falso. As falas, retiradas de diferentes programas exibidos no dia 23 de novembro de 2023, discutiam a PEC que limita decisões monocráticas do Supremo, sem qualquer ligação com os incêndios que atingem o Brasil.

Catiane Pereira
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital