UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso vídeo de rebanho com 40 mil bois que pertenceria a filho de Lula
22.01.2024 - 16h00
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um vídeo que, supostamente, mostra o transporte de rebanho bovino que pertenceria ao filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) — sem especificar qual deles. O homem que narra o vídeo diz ainda que são 40 mil animais e que eles serão vendidos por R$ 100 milhões de reais. É falso. 
Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
“Está embarcando agora, acabando de embarcar, na fazenda do filho de Lula, lá em São Félix do Xingu, no sul do Pará, tem 40 mil bois de 18 arrobas para embarcar. Isso vai dar mais ou menos R$ 100 milhões de reais, dinheiro quente. Tá sendo embarcado agora. Diz que tem fila lá para embarcar a carreta de cinco dias”
– Trecho de fala em vídeo que circula nas redes sociais
Falso
Trata-se de uma montagem com dois vídeos distintos, o primeiro de 2019 — também usado em conteúdos falsos fora do Brasil — e o segundo de 2017. Além disso, a Assessoria de Comunicação Social do Incra informou, em nota, que não há nenhuma propriedade rural cadastrada em nome de algum dos cinco filhos do Lula, a partir de buscas no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR). Também não foi localizada evidência sobre a venda de 40 mil bois ligada à família
O primeiro trecho do vídeo editado mostra um rebanho de ovelhas e não de gado bovino, como afirmado na peça desinformativa. O vídeo original foi compartilhado por um perfil turco no Instagram, voltado à criação de ovelhas, em 4 de maio de 2019. A legenda foi apagada da publicação, contudo, uma verificação da AFP, de 1 de agosto de 2021, informa que nela estava escrito “eles controlam este rebanho com 2 cães”, em tradução livre.
O mesmo registro também viralizou na China em 2020, ligando falsamente as imagens a uma doação de ovelhas da Mongólia para o país. A história foi desmentida pelo portal chinês Guanha, em 29 de fevereiro de 2020, e pela equipe da AFP de Hong Kong, em 10 de março de 2020. A AFP localizou o mesmo vídeo em uma publicação na rede social russa VK, de 8 de dezembro de 2019
Já o segundo trecho do vídeo, mostrando os caminhões de transporte de gado, foi compartilhado no YouTube em 22 de agosto de 2017 com a legenda: “o verdadeiro rei do gado brasileiro”. A publicação não cita Lula ou um de seus filhos. 
A Lupa também não localizou notícia sobre fazenda ou venda de gado ligada a qualquer um dos filhos do Lula, a partir da procura no Google (Fábio Luís Lula da Silva, Sandro Luís Lula da Silva, Marcos Claudio Lula da Silva, Luis Claudio Lula da Silva e Lurian Cordeiro Lula da Silva). 
Este conteúdo também foi verificado pelo Projeto Comprova.

SAIBA MAIS:

Esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.

Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


01.03.2024 - 14h25
Mudanças Climáticas
É falso que o Sol é o principal fator responsável pelo aquecimento global

Post afirma que o aquecimento global está relacionado principalmente com as variações do Sol, e não seria causado prioritariamente pela atividade humana. É falso. Esse entendimento é contrário ao conhecimento científico sobre a origem humana das mudanças climáticas dos últimos anos, conforme atestam os informes do IPCC, da ONU.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 13h29
Segurança
É falso que Fernandinho Beira-Mar fugiu de presídio de segurança máxima em Mossoró

Post que circula pelas redes sociais afirma que Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, teria fugido junto com outros detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. É falso. Beira-Mar segue sob a custódia do Sistema Penitenciário Federal.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 12h55
Saúde
É falso que Lula ‘liberou’ o aborto em qualquer tempo gestacional no Brasil

Circula pelas redes sociais que o governo Lula teria liberado o aborto no Brasil em qualquer idade gestacional. É falso. O governo não  legalizou o aborto. Uma nota técnica do Ministério da Saúde de 28 de fevereiro revogou uma orientação de 2022, do governo Bolsonaro, que fixava um prazo para os procedimentos. Essa nota foi suspensa em 29 de fevereiro.

Carol Macário
01.03.2024 - 12h47
Política
Soldados queimados em vídeo são turcos, não israelenses mortos pelo Hamas

Post mostra um vídeo com soldados sendo queimados vivos. A legenda que acompanha a publicação diz que são israelenses assassinados pelo Hamas. É falso. O vídeo é antigo e circula desde 2016. O Estado Islâmico assumiu a autoria do ato contra soldados turcos

Maiquel Rosauro
01.03.2024 - 12h16
Política
Nota das Forças Armadas é antiga e trata de protestos em quartéis de 2022

 Circula nas redes o vídeo de uma reportagem sobre uma nota das Forças Armadas que menciona “o que vem acontecendo no Brasil”. A publicação dá a entender que o documento se refere a supostos “descaminhos autocráticos” do poder Judiciário. Falta Contexto. A notícia é de 2022 e foi tirada de contexto.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital