Data extracted from the program that Elon Musk advocates as the best solution against disinformation shows that, despite its growing popularity, the Portuguese version suffers from a series of flaws that undermine the initiative.
Um surto na China de casos de metapneumovírus humano (hMPV) tem gerado mensagens alarmistas nas redes — lembrando o período de pandemia da Covid-19, como a de imagens de supostos hospitais sobrecarregados. Apesar de algumas semelhanças nos sintomas, o hMPV é um vírus muito mais antigo, identificado em 2001 e é recorrente em períodos de inverno.
As mudanças nas diretrizes de comunidade da Meta — que enfraquecem as proteções contra discriminação de gênero e raça — são vistas como uma afronta às políticas de igualdade e inclusão. Especialistas ouvidos pela Lupa avaliam que as políticas da big tech no Brasil devem obedecer a legislação local, e por isso, podem ser judicializadas.
Após o anúncio da Meta sobre o fim do Programa de Verificação de Fatos (3PFC) nos Estados Unidos e a adoção do modelo colaborativo "Notas da Comunidade", cresce a preocupação com a sobrevivência das agências de checagem e o aumento da desinformação nas redes. Criado em 2016, o programa é a principal fonte de recursos de agências independentes.
Mesmo antes da posse de Donald Trump, marcada para 20 de janeiro, publicações nas redes sociais disseminam informações enganosas sobre o poder do presidente dos Estados Unidos sobre o Brasil. Postagens nas redes já alegaram, por exemplo, que Trump concedeu passaporte diplomático a Jair Bolsonaro e que iria prender o ministro Alexandre de Moraes.