UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Notícia sobre rombo de R$ 230,5 bilhões não foi cortada na RBS por desagradar governo
01.02.2024 - 17h00
Rio de Janeiro - RJ
Vídeo viral mostra um trecho do telejornal gaúcho Bom Dia Rio Grande, da RBS TV, no qual o apresentador Josmar Leite interrompeu a leitura das manchetes de jornais do dia enquanto exibia, na capa do jornal Zero Hora, a notícia sobre o rombo de R$ 230,5 bilhões nas contas públicas registrado pelo governo federal em 2023. Publicações sugerem que a fala teria sido cortada porque é desfavorável ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É  falso.
Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
“Apresentador não teve coragem de informar o rombo de 230 bilhões das contas públicas, deixado pelo governo Lula”
– Texto em vídeo que circula nas redes sociais
Falso
Na verdade, o apresentador interrompeu a leitura das manchetes dos jornais após perceber que as capas eram do dia anterior. Na véspera, a notícia publicada pelo Zero Hora sobre o déficit de R$ 230,5 bilhões nas contas públicas foi apresentada normalmente.
O trecho que circula nas redes sociais foi transmitido na edição de quarta-feira (31), a partir das 6h11. Ao perceber que as capas dos jornais não eram daquele dia, Leite interrompeu a leitura dizendo que o erro seria retificado. Minutos depois, às 6h17, as capas certas foram exibidas.
No X, a RBS TV reforçou que a manchete sobre o rombo de R$ 230,5 bilhões já havia sido lida pelo apresentador na edição de terça-feira (30).
Em 2023, o governo federal registrou um déficit primário de R$ 230,5 bilhões. Esse foi o pior resultado desde 2020, primeiro ano da pandemia de Covid-19 no país, e o segundo pior desde o início da série histórica, iniciada em 1997. O anúncio foi feito pela Secretaria do Tesouro Nacional na segunda-feira (29).

SAIBA MAIS

Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


01.03.2024 - 14h25
Mudanças Climáticas
É falso que o Sol é o principal fator responsável pelo aquecimento global

Post afirma que o aquecimento global está relacionado principalmente com as variações do Sol, e não seria causado prioritariamente pela atividade humana. É falso. Esse entendimento é contrário ao conhecimento científico sobre a origem humana das mudanças climáticas dos últimos anos, conforme atestam os informes do IPCC, da ONU.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 13h29
Segurança
É falso que Fernandinho Beira-Mar fugiu de presídio de segurança máxima em Mossoró

Post que circula pelas redes sociais afirma que Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, teria fugido junto com outros detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. É falso. Beira-Mar segue sob a custódia do Sistema Penitenciário Federal.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 12h55
Saúde
É falso que Lula ‘liberou’ o aborto em qualquer tempo gestacional no Brasil

Circula pelas redes sociais que o governo Lula teria liberado o aborto no Brasil em qualquer idade gestacional. É falso. O governo não  legalizou o aborto. Uma nota técnica do Ministério da Saúde de 28 de fevereiro revogou uma orientação de 2022, do governo Bolsonaro, que fixava um prazo para os procedimentos. Essa nota foi suspensa em 29 de fevereiro.

Carol Macário
01.03.2024 - 12h47
Política
Soldados queimados em vídeo são turcos, não israelenses mortos pelo Hamas

Post mostra um vídeo com soldados sendo queimados vivos. A legenda que acompanha a publicação diz que são israelenses assassinados pelo Hamas. É falso. O vídeo é antigo e circula desde 2016. O Estado Islâmico assumiu a autoria do ato contra soldados turcos

Maiquel Rosauro
01.03.2024 - 12h16
Política
Nota das Forças Armadas é antiga e trata de protestos em quartéis de 2022

 Circula nas redes o vídeo de uma reportagem sobre uma nota das Forças Armadas que menciona “o que vem acontecendo no Brasil”. A publicação dá a entender que o documento se refere a supostos “descaminhos autocráticos” do poder Judiciário. Falta Contexto. A notícia é de 2022 e foi tirada de contexto.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital