“Nós sabemos, e isto é multissecular, que não é a gravidade propriamente da pena corporal, mas sim a certeza da punição, e punição não é igual à prisão. Então, eu espero que o Brasil chegue em algum momento a esse estágio civilizacional para fazer com que não tenhamos uma população carcerária ascendente. Nós temos hoje 650 mil presos no Brasil e 200 mil pessoas que estão cumprindo penas alternativas: prisão domiciliar, que estão sob monitoramento eletrônico ou em regime aberto. Ou seja, não estão no cárcere. Então, esse é um caminho que, com calma, com tranquilidade, com ponderação, nós precisamos percorrer. Estuprador tem que ser preso. Homicida tem que ser preso. Autor de crime hediondo tem que ser preso. Mas uma pessoa que eventualmente praticou um delito de trânsito, um furto, mesmo em situações envolvendo crimes relativos ao patrimônio de um modo geral...Então, imagino que seja por aí”, afirmou Dino.
Circula nas redes a informação de que 95% dos deputados federais foram eleitos por redistribuição de votos nas eleições de 2018. Portanto, somente 5% conseguiram votos suficientes, sem levar em consideração o quociente partidário. É falso. Somando o número de eleitos, um total de 74,2% não precisaria entrar na redistribuição de votos
Post diz que qualquer operação financeira é informada à Receita Federal, além de alegar que o órgão monitora imediatamente a venda de imóveis em cartório, compras acima de R$ 2,5 mil no cartão de crédito e saques acima de R$ 50 mil. É falso. Em nota, a Receita Federal desmente as informações e explica o que acontece em cada caso.
Um vídeo mostra comentários de Eliane Cantanhêde e Miriam Leitão, na GloboNews, sugerindo que o STF teria ordenado incêndios. É falso. As falas, retiradas de diferentes programas exibidos no dia 23 de novembro de 2023, discutiam a PEC que limita decisões monocráticas do Supremo, sem qualquer ligação com os incêndios que atingem o Brasil.
Circula pelas redes sociais um vídeo no qual um homem afirma que o Supremo Tribunal Federal (STF) decretou o “fim do sigilo bancário no Brasil”. É falso. A decisão do STF apenas reconhece a constitucionalidade da responsabilidade das instituições financeiras de fornecerem informações sobre seus clientes aos órgãos fiscais estaduais para fiscalização.
Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra uma mensagem de Jair Bolsonaro em apoio ao candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB). É falso. Ferramentas de detecção de Inteligência Artificial indicam que o conteúdo foi gerado artificialmente.