UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que consumo de própolis tenha eficácia contra mosquitos da dengue
09.02.2024 - 18h30
Rio de Janeiro - RJ
Circulam nas redes sociais posts alegando que o consumo de gotas de própolis poderia afastar o mosquito Aedes Aegypti, pois o produto seria expelido pelo suor e serviria como repelente para o inseto. É falso.
Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
Atenção amigos(as)!!!Estou repassando uma sugestão para ajudar afastar o mosquito causador da dengue, zica e chicungunha.
Me pareceu muito coerente. 
Uma médica do Hospital do Câncer de Barretos de SP, dra Lilian, falou que é simples: ‘Própolis’.
Tomando 5 gostas é o suficiente. Ele é expelido pelas glândulas sudoríparas, ou seja, pelo suor e afugenta o mosquitinho. Quem puder repasse para amigos e familiares. É uma solução simples, barata e pode salvar muitas vidas
– Legenda do post que circula nas redes sociais
Falso
Não existem evidências científicas que comprovem que o própolis seja eficaz como repelente contra o mosquito transmissor da dengue. Segundo a professora Lucia Rossetti Lopes, do Departamento de Farmacologia da Universidade de São Paulo (USP), não há estudos na literatura científica que indiquem que o própolis atue como repelente natural. 
“Não existe nenhuma evidência de que a própolis tenha algum efeito repelente sobre o mosquito. O uso de repelentes químicos ainda é o meio mais indicado para combater o mosquito”, afirmou a docente em nota encaminhada à Lupa.

Boato antigo 

Essa mensagem desinformativa circula nas redes sociais desde 2016. O conteúdo afirma que uma médica do Hospital do Câncer de Barretos (SP) teria recomendado o uso do própolis. A receita seria o consumo diário de apenas 5 gotas da substância, que seria suficiente para ser expelida pela pele, repelindo o Aedes Aegypti.
No entanto, ainda naquele ano, o próprio hospital negou, em nota, a autoria da orientação. “O Hospital de Câncer de Barretos vem a público esclarecer que a mensagem referente ao uso do própolis como método para afastar o mosquito Aedes Aegypti, que está circulando nas redes sociais e em aplicativos de conversa instantânea, não é orientação da instituição e de nenhum de seus colaboradores”, disse no comunicado publicado em 2016.
“Informamos ainda que as medidas mais eficazes para evitar a proliferação do mosquito causador da dengue, zika vírus e chikungunya são o não acúmulo de água parada em recipientes expostos e o uso de repelentes de insetos aprovados pela ANVISA”, completou a instituição.
Em 2017 e em 2019, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) também contestou um outro conteúdo desinformativo que alegava que o própolis teria efeito repelente contra o mosquito transmissor da dengue. “A indicação do uso de própolis para combater o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya não tem fundamentação científica”, concluiu a entidade.

Uso do própolis

No uso popular, o própolis é utilizado para fins anti-inflamatórios e cicatrizantes e, no repositório PubMed, da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, existem estudos com esse foco.

Leia mais


Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


18.09.2024 - 14h14
Política
Kamala Harris, Michelle Obama e Brigitte Macron não são mulheres trans

Circula nas redes sociais um vídeo em que um homem afirma que Kamala Harris, candidata à presidência dos Estados Unidos; Michelle Obama, esposa do ex-presidente Barack Obama; e Brigitte Macron, primeira dama da França, “nasceram homens”. É falso. Todas são mulheres cisgêneros, isto é, nasceram com o sexo feminino e se identificam com ele.


Evelyn Fagundes
18.09.2024 - 14h07
Política
Comunicado sobre expediente militar no desfile de 7 de setembro não incluía Brasília

Circula, pelas redes sociais, um comunicado do Comando Militar do Leste (CML) com instruções para o expediente militar em 7 de setembro de 2024. Postagens alegam que a ordem expressa justifica o público no desfile cívico em Brasília. É falso. O CML não atua no Distrito Federal e disse que vai abrir processo disciplinar “para apurar possíveis transgressões”.

João Pedro Capobianco
17.09.2024 - 19h09
Política
É falso que Lula disse que não confia nas urnas eletrônicas sem impressão de votos

Circula nas redes um vídeo em que o presidente Lula fala sobre as eleições venezuelanas. Segundo a legenda, o político disse que não confia nas urnas eletrônicas sem votos impressos e pediu os comprovantes para confirmar a reeleição de Maduro. É falso. A fala foi deturpada. No vídeo, o petista defendeu a divulgação das atas de votação da Venezuela

Evelyn Fagundes
17.09.2024 - 18h56
Política
Marçal exagera ao dizer que 2.890 cidades têm mais Bolsa Família que CLT

Circula nas redes trecho de entrevista do candidato a prefeito de São Paulo Pablo Marçal (PRTB), no qual ele afirma que em “2.890 [cidades] têm mais Bolsa Família do que CLT” e que quem recebe o benefício não pode trabalhar. O número citado é exagerado e não é proibido trabalhar para quem recebe o benefício. 

Gabriela Soares
16.09.2024 - 17h07
Meio Ambiente
Foto de ave queimada tentando proteger ninho foi registrada no Irã, não no Brasil

A imagem de um pássaro queimado ao lado de um ninho circula pelas redes sem a data de registro e nem o contexto da imagem, sendo associada a onda de incêndios que atinge diversos estados do Brasil. Falta Contexto. A foto é de 2020, e mostra um incêndio registrado em Teerã, no Irã, e não no Brasil, como sugerido.

Catiane Pereira
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital