UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Receita de inhame, limão, maçã e água de coco não acelera recuperação da dengue
14.02.2024 - 19h14
Rio de Janeiro - RJ
Em vídeo que circula pelas redes sociais, uma mulher afirma que uma receita à base de inhame, limão, maçã e água de coco acelera a recuperação da dengue. É falso.
Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
"Receita testada e aprovada pra você melhorar dessa dengue mais fácil: um inhame [...]; suco de um limão [...]; uma maçã inteira, assim, com casca mesmo [...]; e, pra ficar mais forte, você pode bater com água de coco"
– Fala em vídeo que circula nas redes sociais
Falso
Não há comprovação de que o método tenha qualquer resultado no tratamento da dengue e seus sintomas. Buscas na Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos e no Google Acadêmico, por exemplo, não indicam estudos que comprovem a eficácia da receita. As substâncias citadas na publicação também não aparecem no manual de manejo clínico de dengue do Ministério da Saúde, que lista protocolos de tratamento para a doença. Especialistas ouvidos pela Lupa também apontam a ineficácia do preparo.
O professor Paulo Roehe, do departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), negou a eficácia da receita. “Estas coisas são tratamentos populares, que não têm comprovação cientificamente aceitável”, explicou.
Na mesma linha, o professor Daniel Santos Mansur, do departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), também afirmou que não existe nenhuma comprovação científica de que a receita funcione. Ele também alertou para o risco de seguir protocolos que circulam nas redes, por haver a possibilidade de que contenham alguma substância que acabe piorando o quadro dos pacientes.
Mansur ainda acrescenta que a dengue é uma doença autolimitante — com sintomas que desaparecem rápido —, então, geralmente, com hidratação adequada, tende a melhorar em poucos dias. Por isso, é comum que as pessoas associem essa melhora rápida ao uso de receitas caseiras. “Ocorre uma coincidência da doença, que era autolimitante mesmo, melhorar, aí as pessoas falam ‘tomei o chá e melhorou a minha dengue’”, exemplifica.

Tratamento para dengue

De acordo com o Ministério da Saúde, não existe tratamento específico para a dengue. A recomendação é priorizar a reposição adequada de líquidos e repousar, além de buscar orientação médica. A automedicação também é desaconselhada pela pasta.
“A população deve ficar alerta aos sinais de alarme: vômitos, dor abdominal, tontura, sangramento, para buscar o serviço de saúde. Pessoas com saúde frágil, crianças, idosos e outras pessoas com comorbidades devem ser levadas ao serviço de saúde para avaliação mesmo que não tenham sinais de alerta”, explicou a professora Clarissa Barros Madruga, da área de Doenças Infectocontagiosas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ouvida em verificação recente da Lupa.

Leia também

Esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.




Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


18.06.2025 - 18h40
Fraude
Sites fraudulentos voltam a usar advogados para se passar pelos Correios

Circulam nas redes sociais publicações afirmando que, caso exista alguma encomenda que ainda não tenha sido entregue, ela está parada nos Correios aguardando regularização. Segundo os posts, é preciso pagar uma taxa para que a entrega seja feita. É falso. As publicações foram criadas com deepfake e não levam para o site oficial dos Correios.


Evelyn Fagundes
18.06.2025 - 14h45
Internacional
É falso que a FIFA excluiu os EUA como país sede da Copa de 2026

Circula no TikTok um vídeo com a alegação de que a Copa do Mundo de futebol masculino não será disputada nos Estados Unidos em 2026, por decisão da FIFA. É falso. A FIFA confirmou, na última quarta-feira (11), Canadá, México e Estados Unidos como países sede do torneio. Não existe qualquer informação oficial sobre a retirada da Copa dos EUA.

João Pedro Capobianco
17.06.2025 - 21h21
Internacional
É falsa mensagem atribuída ao Papa Leão 14 sobre oração ao Oriente Médio

Circula nas redes um texto com uma suposta convocação feita pelo Papa Leão 14 para que as pessoas orem pelo Oriente Médio, em razão das guerras que ocorrem na região. É falso. A mesma declaração já foi atribuída ao Papa Francisco em 2023. Não há evidências de que o texto tenha sido escrito por qualquer dos dois pontífices. 


Evelyn Fagundes
17.06.2025 - 16h53
Internacional
É falso que o Brasil forneceu urânio enriquecido para o Irã fabricar bombas nucleares

Circula pelas redes sociais a alegação de que o Brasil forneceu urânio enriquecido ao Irã para a fabricação de bombas atômicas. É falso. Não há qualquer indício de que isso tenha ocorrido e a INB (Indústrias Nucleares do Brasil), responsável pela produção de urânio no Brasil, afirmou à Lupa que jamais teve relação com o país oriental.

João Pedro Capobianco
17.06.2025 - 16h44
Política
Projeto da direita que desobriga vacinação é antigo e já foi arquivado

Post nas redes sociais alega que a direita acabou de apresentar o Projeto de Lei nº 4506, o qual desobriga as pessoas de tomarem vacinas. Falta contexto. O projeto citado no post, de fato, existiu e foi apresentado na Câmara dos Deputados. Porém, a iniciativa não é recente e até já foi arquivada, sendo restrita às vacinas contra Covid-19.

Maiquel Rosauro
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital