UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Carta ‘bombástica’ que exalta ditadura militar e critica STF é antiga e não foi escrita pelo general Gilberto Pimentel
16.02.2024 - 17h14
Florianópolis - SC
Circula pelas redes sociais que o general Gilberto Pimentel, supostamente presidente do Clube Militar, teria escrito uma carta com críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e aos ministros da Corte. Esse documento teria sido publicado em um “blog fechado” do Exército Brasileiro chamado chamado Exarnet. 
Além de acusações contra o Supremo, o suposto autor da carta exalta a ditadura militar e sugere uma “grande mobilização" aos “patriotas”. É falso
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
“E AGORA XANDÃO ? Vai mandar prender o General Gilberto Pimentel ? 
*CARTA BOMBÁSTICA POSTADA NO "BRASIL PELO EXARNET",
BLOG FECHADO DO EXÉRCITO.*
Meus amigos de trincheiras, em um momento de instabilidade nacional em que o País passa, eu colocarei aqui alguns pontos muito importantes que estão engasgados na garganta.
Com 41 anos de Carreira Militar, desde que ingressei ainda em nosso glorioso Regime Militar Democrático, aos 18 anos, no Exército e por meritocracia cheguei a General de Brigada do Exército, e agora sigo atuando pelo Comando de presidir o nosso Clube Militar. Eu nunca vi o que está acontecendo com a nossa Pátria.
Entre tantas preocupações e anseios que a Sociedade necessita nesses tempos difíceis e sombrios que passamos, ainda existem aqueles que insistem em nos provocar e nos intimidar pelas Vias Radicais e Ditatoriais.
Esse Tribunal que se diz ser Supremo, afronta a Nação de uma forma irresponsável, podando e talhando os Direitos Constitucionais adquiridos na constituição de 1988. (...)”
– Trecho de texto que que circula no WhatsApp
Falso
A carta não é oficial e não foi escrita por Gilberto Pimentel. O general da reserva — e não de brigada, como sugere a mensagem — não é presidente do Clube Militar. Ele exerceu esse cargo entre 2014 e 2018. O atual presidente é o general de brigada Sérgio Tavares Carneiro. 
Em nota, a assessoria de imprensa do Exército confirmou que Pimentel não é presidente do Clube Militar. O Clube também informou à reportagem que o “texto falso com críticas variadas a diversas autoridades” circula há alguns anos e que o general “jamais escreveu qualquer comunicação de tal teor” durante ou após seus dois mandatos.
Ao fazer uma busca nos campos “artigos”, “comunicados” e “informativo” do site do Clube Militar, não foram encontrados quaisquer conteúdos com teor similar ao da suposta “carta bombástica”.
Também não procede a informação de que a mensagem tenha sido publicada em um “blog fechado” chamado Exarnet. Esse site de fato existe, mas não é um blog, tampouco é fechado para o público em geral. Trata-se de uma página destinada a reservistas do Exército, para obterem informações sobre a apresentação ao Serviço Militar. 
Essa mensagem circulou pela primeira vez em outubro de 2019 e foi desmentida na época pelo Estadão Verifica. Um ano depois, em  novembro de 2020, o mesmo conteúdo viralizou novamente, mas indicava um outro autor. Em vez do general Gilberto Pimentel, a peça desinformativa sugeria que a autoria era do ex-ministro-chefe da Casa Civil do governo Bolsonaro, o general Walter Braga Netto. A Lupa desmentiu o boato. Na época, a assessoria de imprensa do Clube Militar confirmou que o texto não tinha qualquer relação com a instituição.
Ainda em 2020, a revista Sociedade Militar, publicação voltada para assuntos militares, também desmentiu a mensagem, classificando a carta como “comédia” e uma das “grandes fakes que circulam pela rede”. 
Vale pontuar que, em 2019, ano em que a carta falsa circulou pela primeira vez, o general Gilberto Pimentel não era mais presidente do Clube Militar. Como já explicado, ele exerceu esse cargo durante dois mandatos, entre 2014 e 2018.
Conteúdos similares já foram verificados pelo Boatos.org, Aos Fatos, Estadão Verifica e CNN.

LEIA MAIS

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


07.10.2024 - 18h25
Internacional
Vídeo mostra comemoração de futebol, não ataque de Israel ao Líbano

 Circula nas redes sociais um vídeo mostrando pessoas observando diversas luzes vermelhas caindo do céu. A legenda do post indica que a cena seria de um ataque de Israel ao Líbano. É falso. As imagens não são do Líbano. As cenas mostram a comemoração da torcida do Mouloudia Argel pelos 103 anos do time de futebol, na Argélia.


Gabriela Soares
07.10.2024 - 17h49
Eleições 2024
Não é irregular transporte de urnas em caminhonete gravado no Mato Grosso

Vídeo mostra uma caminhonete preta transportando urnas eletrônicas, com um homem insinuando irregularidades devido à falta de identificação do veículo. É falso. O carro está na lista de veículos alugados para as eleições de 2024, divulgada pelo TRE do Mato Grosso.

Gabriela Soares
07.10.2024 - 17h23
Política
Lula não foi nomeado novo líder do Hezbollah

Circula, pelas redes sociais, vídeo que mostra o presidente Lula (PT) vestindo um keffiyeh, tradicional lenço árabe. Publicações alegam que ele foi aceito como novo líder do grupo libanês Hezbollah. É falso. As imagens são do encontro de Lula com Issam Idom, dono de uma doceria libanesa em São Paulo (SP). O lenço foi um presente do empresário.

João Pedro Capobianco
07.10.2024 - 15h52
Política
É falso que Boulos foi cassado e que Marçal irá para o 2º turno

Vídeo nas redes sociais alega que Guilherme Boulos (PSOL) foi cassado pela Justiça Eleitoral e, desta forma, Pablo Marçal (PRTB) irá para o segundo turno da eleição em São Paulo contra Ricardo Nunes (MDB). É falso. Trata-se de uma desinformação. O registro da candidatura de Boulos está regular junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Maiquel Rosauro
07.10.2024 - 15h33
Política
Zeca do PT não pediu para o Exército entregar quartel para o MST

Circula pelas redes sociais que o Exército deverá entregar um quartel ao MST. A informação foi compartilhada em um vídeo que sugere que a ideia foi do deputado estadual Zeca do PT (PT-MS). É falso. O Exército desmentiu que terá que entregar um quartel ao movimento. Post tira de contexto denúncia feita pelo deputado sobre uso de um terreno.

Carol Macário
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital