UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É antiga foto que mostra Eduardo Paes ajoelhado próximo a Sérgio Cabral na Sapucaí
19.02.2024 - 18h10
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais uma imagem que mostra o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), ajoelhado em frente ao ex-governador Sérgio Cabral na Marquês de Sapucaí. A legenda da publicação insinua que o registro é recente e que mostra o prefeito da capital fluminense reverenciando um “condenado”. Falta contexto, a foto é antiga. 
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
Esse é o retrato do RJ...o prefeito ajoelhado para um condenado por 400 anos
– Legenda de imagem que circula pelo WhatsApp
Falta contexto
A imagem que mostra o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, próximo ao ex-governador Sérgio Cabral, na Marquês de Sapucaí, não é do carnaval de 2024. O registro é antigo e foi compartilhado recentemente pelo ex-governador em sua conta no Instagram, nos stories, para relembrar carnavais passados
Registros dos políticos com roupas semelhantes às usadas na foto que circula nas redes foram feitas no carnaval de 2014 (veja aqui, aqui e aqui). Vale ressaltar que o ex-governador foi preso em novembro de 2016, e este foi o último ano de registros públicos de Cabral na festividade (pela foto é possível ver que a roupa que o ex-governador usou em 2016 também é diferente da imagem que circulou no post).
Cabral utilizou as redes sociais e publicou uma sequência de fotos antigas, algumas delas ao lado de Eduardo Paes, para expressar nostalgia por terem se passado oito anos desde sua última visita ao sambódromo da Marquês de Sapucaí. "Nesse carnaval, completo oito anos sem pisar na Sapucaí. Daqui, torço pela minha Mangueira e oro por um carnaval de paz, alegria e muito amor", escreveu Cabral em uma publicação no Instagram.
Em 2024, Eduardo Paes participou de desfiles de escolas de samba e publicou uma homenagem à escola Viradouro, campeã do carnaval carioca este ano, no X, antigo Twitter, onde aparece festejando na Sapucaí. Não há qualquer registro público que mostre um encontro entre Paes e Cabral no carnaval deste ano. 
Sérgio Cabral foi condenado a mais de 400 anos de prisão em 23 processos decorrentes da Operação Lava-Jato, mas nenhum transitou em julgado, ou seja, ainda cabe recurso. O ex-chefe do Executivo estadual foi solto em dezembro de 2022 após o Supremo Tribunal Federal (STF) revogar o mandado de prisão preventiva contra ele, o liberando para aguardar a conclusão de outras ações penais em prisão domiciliar.
Em fevereiro de 2023, no entanto, a prisão domiciliar de Cabral também foi revogada pela Justiça. Desde então, novas medidas cautelares foram estabelecidas, como o uso de tornozeleira eletrônica e apreensão de passaporte.
Leia também
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


23.06.2025 - 21h54
Internacional
Netanyahu não acusou ‘país ocidental’ de fornecer urânio ao Irã em entrevista à Fox News

Circula nas redes vídeo que afirma que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse em entrevista à Fox News que um certo ‘país ocidental’ forneceu urânio ao Irã, em menção ao Brasil. É falso. Em nenhum momento da entrevista há qualquer menção a um ‘país ocidental’. Além disso, o Brasil não vende urânio para uso bélico.

Ítalo Rômany
23.06.2025 - 11h55
Internacional
Trump não apresentou projeto de lei para permitir recusa de atendimento médico a democratas

Circula, em publicações no Facebook e no X, a alegação de que o presidente dos EUA, Donald Trump, assinou um projeto de lei que permite que médicos recusem atendimento a pessoas que não votaram no Partido Republicano. Falta contexto. Não há projeto de lei sobre o assunto. A recusa é uma possível consequência de uma outra medida de Donald Trump.

João Pedro Capobianco
18.06.2025 - 18h40
Fraude
Sites fraudulentos voltam a usar advogados para se passar pelos Correios

Circulam nas redes sociais publicações afirmando que, caso exista alguma encomenda que ainda não tenha sido entregue, ela está parada nos Correios aguardando regularização. Segundo os posts, é preciso pagar uma taxa para que a entrega seja feita. É falso. As publicações foram criadas com deepfake e não levam para o site oficial dos Correios.


Evelyn Fagundes
18.06.2025 - 14h45
Internacional
É falso que a FIFA excluiu os EUA como país sede da Copa de 2026

Circula no TikTok um vídeo com a alegação de que a Copa do Mundo de futebol masculino não será disputada nos Estados Unidos em 2026, por decisão da FIFA. É falso. A FIFA confirmou, na última quarta-feira (11), Canadá, México e Estados Unidos como países sede do torneio. Não existe qualquer informação oficial sobre a retirada da Copa dos EUA.

João Pedro Capobianco
17.06.2025 - 21h21
Internacional
É falsa mensagem atribuída ao Papa Leão 14 sobre oração ao Oriente Médio

Circula nas redes um texto com uma suposta convocação feita pelo Papa Leão 14 para que as pessoas orem pelo Oriente Médio, em razão das guerras que ocorrem na região. É falso. A mesma declaração já foi atribuída ao Papa Francisco em 2023. Não há evidências de que o texto tenha sido escrito por qualquer dos dois pontífices. 


Evelyn Fagundes
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital