UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Vídeo de extração de madeira é antigo e não tem relação com governo Lula
19.02.2024 - 17h31
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra caminhões carregando toras de madeira extraídas de uma área florestal. Segundo a legenda que acompanha o conteúdo, a gravação teria sido feita recentemente, durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso.
Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
Governo Lula ‘cuidando da Amazônia’! divulguem o bom trabalho do lula
– Legenda do vídeo que circula nas redes sociais
Falso
Ao contrário do que afirma a legenda do vídeo desinformativo, a gravação não foi realizada recentemente durante o governo Lula (PT). O conteúdo circula há, pelo menos, cinco anos. Por meio de ferramentas de busca reversa, a Lupa identificou o mesmo conteúdo, com 2 minutos e 8 segundos de duração, publicado no YouTube no dia 31 de dezembro de 2018. À época, o presidente era Michel Temer (MDB).
Segundo o título do vídeo, a filmagem seria um registro de como funcionaria o processo de extração de madeira na comunidade ribeirinha Cachoeira do Aruã, no município de Santarém, no Pará. A usuária que fez a publicação não menciona, na descrição, quando o vídeo foi gravado e nem quem seria seu autor. No conteúdo, são exibidos diversos caminhões e o narrador cita o nome da região, afirmando que os veículos estão carregados com ipê. 
Em outubro de 2017, o município de Santarém apareceu nas notícias publicadas pelo G1 e pela Folha de S. Paulo como um local em que a Polícia Federal fez operações contra o roubo de ipê. O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais) também publicou uma nota sobre o assunto no mesmo período. 

Leia mais


Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


02.12.2024 - 19h13
Política
É falso que Lula vendeu ‘reserva de urânio’ do Amazonas para a China

Vídeo afirma que Lula vendeu a maior reserva de urânio localizada no Amazonas para a China. É falso. Recursos minerais não podem ser vendidos, são protegidos pela Constituição como propriedade da União. O que foi vendido, na realidade, foi uma empresa privada – que administrava diversos minérios locais desde 1969 – para um grupo empresarial chinês.

Evelyn Fagundes
02.12.2024 - 18h16
Saúde
É falso que haja surto de tuberculose transmitida por mosquito em Minas Gerais; áudio é enganoso

Circula nas redes sociais um áudio que alerta sobre um surto de tuberculose em Minas Gerais transmitida por mosquitos.  É falso. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais informou que não há surto e explicou que a tuberculose é  transmitida de pessoa para pessoa por tosse, espirros ou fala — não por mosquitos.

Gabriela Soares
02.12.2024 - 16h55
Política
Áudios não provam inocência de Bolsonaro em plano de golpe

Circula nas redes um trecho de áudio em que o general da reserva Mario Fernandes reclama que Jair Bolsonaro não assinou a minuta de golpe. A legenda afirma que essa seria a prova de que o ex-presidente era inocente. É falso. A gravação está fora de contexto. As investigações apontam que Bolsonaro tinha conhecimento da tentativa de golpe.

Ítalo Rômany
27.11.2024 - 10h00
Trabalho
É falso que Luciano Hang criticou PEC do fim da escala 6x1 em vídeo; fala é de 2023

Circula um vídeo nas redes sociais alegando que Luciano Hang criticou a PEC do fim da escala 6x1 ao dizer que “trabalhar 8 horas por dia, de segunda a sexta, não é para empresário”. É falso. O vídeo foi gravado em abril de 2023, antes da mobilização para protocolar a proposta sobre o tema na Câmara dos Deputados.

Catiane Pereira
26.11.2024 - 04h00
Política
É falso que Marco Rubio exigiu do STM lista de militares contra Bolsonaro

Circula, pelas redes sociais, a alegação de que Marco Rubio, anunciado por Donald Trump como futuro secretário de Estado dos Estados Unidos, entrou em contato com o Superior Tribunal Militar (STM) e exigiu o compartilhamento de nomes de oficiais que teriam traído Jair Bolsonaro. É falso. O STM negou que tal contato tenha ocorrido.

João Pedro Capobianco
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital