UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Vídeo em que deputado português chama Lula de ‘bandido’ é de 2023
21.02.2024 - 14h50
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais um vídeo no qual o deputado português André Ventura, do partido de extrema-direita Chega, trata o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como “bandido”. A legenda afirma que o vídeo é recente e que o evento no qual o político discursou ocorreu “ontem”. É falso.  
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
Que beleza! Ontem encerramento de convenção em Portugal, Lula foi citado como um exemplo de que ‘bandido é bandido’. Isto a imprensa não noticia, mas nós temos as redes sociais para mostrar e sentar o dedo para compartilhar
– Legenda de vídeo que circula pelo WhatsApp
Falso
Ao contrário do que afirma a legenda do vídeo que circula pelas redes sociais, o discurso não foi realizado “ontem”, mas no início de 2023. Nas imagens, é possível ler o nome do evento: “5ª Convenção Nacional Chega”. “Chega” é um partido de extrema-direita de Portugal. Um vídeo com a transmissão do encontro foi publicado no canal da legenda no YouTube no dia 27 de janeiro de 2023. A convenção ocorreu entre os dias 27 e 29 de janeiro daquele ano na cidade portuguesa de Santarém. Não há, portanto, qualquer relação com as falas do petista sobre o conflito entre Israel e o Hamas, comparando as mortes em Gaza com o Holocausto da 2ª Guerra Mundial.
Na ocasião, o deputado André Ventura, líder do Chega, citou o presidente brasileiro durante seu discurso. O trecho que ele cita Lula é o seguinte:
“Aquela esquerda é aquela esquerda mafienta que há anos nos quer enclausurar e fechar neste mundo paranoico em que um homem não é um homem, uma mulher não é uma mulher ou que um subsídio dependente não é um subsídio dependente, ou até que um bandido não é um bandido. E nós não temos medo de dizer que Lula da Silva é um bandido e não teremos medo de continuar a dizer em Portugal.” 
Esta não foi a primeira vez que Ventura atacou o presidente Lula. Dias antes do discurso na convenção, o político também já havia chamado o petista de “bandido” no Parlamento português.
Conteúdo semelhante foi verificado por Aos Fatos, Boatos.org e UOL Confere.
Leia também
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


12.04.2024 - 17h28
Eleições
Musk não entregou aos EUA provas de interferência de Moraes nas eleições

Publicação nas redes sociais alega que Elon Musk entregou às autoridades dos Estados Unidos documentos evidenciando a interferência do ministro Alexandre de Moraes, do STF, nas eleições de 2022. É falso. Não há nenhum registro sobre o fato. Além disso, um especialista em Direito Constitucional afirma que tal ação não teria efeito prático no Brasil.

Maiquel Rosauro
12.04.2024 - 17h02
Política
É falso que Elon Musk conseguiu o impeachment de Alexandre de Moraes

Circula nas redes um vídeo do deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO), que estaria comemorando o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, após o empresário Elon Musk pedir o afastamento do magistrado. É falso. O vídeo mostra Gayer comemorando a aprovação da PEC que limita decisões monocráticas no STF.

Catiane Pereira
12.04.2024 - 16h16
STF
É de 2016 vídeo sobre ação da PF que cita Alexandre de Moraes; caso foi arquivado

Circula nas redes um vídeo que mostra que o nome do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes apareceu em documentos apreendidos pela PF de uma empresa investigada em esquema de fraude. Falta contexto. O vídeo é antigo, de 2016. Pagamentos à firma de Moraes foram para honorários advocatícios. O caso foi arquivado.

Ítalo Rômany
12.04.2024 - 15h13
Política
É falso que Moraes tenha ‘censurado’ o jornalista Augusto Nunes

Circula nas redes sociais um vídeo em que um homem alega que o jornalista Augusto Nunes teria sido censurado pelo Supremo Tribunal Federal em um processo liderado pelo ministro Alexandre de Moraes. É falso. A Suprema Corte negou que exista uma decisão desse gênero em vigor.


Evelyn Fagundes
12.04.2024 - 14h21
Política
É antigo vídeo no qual Cármen Lúcia fala sobre liberdade de expressão

Um vídeo no qual a vice-presidente do TSE, Cármen Lúcia, fala sobre ‘censura’ em uma sessão da corte circula com uma legenda que insinua que ela estaria se posicionando contra o ministro Alexandre de Moraes em sua disputa com o empresário Elon Musk. É falso. O vídeo é de 2022. A sessão do TSE tratou sobre desmonetização de canais no YouTube.

Catiane Pereira
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital