UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que a Globo e a Folha tenham noticiado que entre 350 e 500 pessoas compareceram ao ato pró-Bolsonaro
26.02.2024 - 13h58
Rio de Janeiro - RJ
Circulam na internet vídeos afirmando que a Rede Globo e o Datafolha, instituto de pesquisa do Grupo Folha, teriam noticiado que compareceram entre 350 e 500 pessoas no ato convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que aconteceu neste domingo (25) na Avenida Paulista. É falso. 
Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
“Segundo a globolixo [Globo] e a datafoice [Datafolha], cerca de 350 pessoas estavam na Paulista”
– Texto em vídeo que circula nas redes
Falso
A Globo e a Folha de S.Paulo, responsável pelo Datafolha, não noticiaram que 350 pessoas compareceram ao ato realizado ontem (25) na Avenida Paulista. Ao buscar pelo termo “350” nos sites com o domínio “globo.com e “folha.uol.com.br”, não foi localizada nenhuma notícia sobre o ato convocado pelo ex-presidente.
Também não foi encontrado balanço do Datafolha sobre o ato. Em reportagem publicada ontem, a Folha de S. Paulo noticiou que o ato reuniu “milhares de pessoas na Avenida Paulista”. O jornal também publicou sobre a estimativa divulgada pela Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo (SSP-SP), que informou que entre 600 e 750 mil pessoas compareceram ao ato. 
Em nota à Lupa, a SSP-SP informou que o número soma as pessoas que estavam na Avenida Paulista e nas ruas adjacentes.
“Segundo a globolixo [Globo] tinha 500 cabeças de gado! Muuuu!”
– Texto em vídeo que, até 10h40 do dia 26 de fevereiro de 2024, havia sido visualizado por 65 mil usuários no Facebook
Falso
A Globo não noticiou que 500 pessoas compareceram à Avenida Paulista no último domingo (25). Ao buscar pelo termo “500” em sites com o domínio “globo.com, usado pela rede, não foi localizada nenhuma notícia sobre o ato pró-Bolsonaro. 
O portal G1, da rede Globo, noticiou um balanço da Monitor do Debate Político no Meio Digital, da Universidade de São Paulo (USP), apontando que, no ápice do ato, havia 185 mil pessoas na Avenida. Paulista. O levantamento foi realizado a partir de um software, que calculou o número de indivíduos a partir de 43 imagens capturadas entre as 15h, momento aproximado da chegada de Bolsonaro à manifestação, e as 17h, quando o ex-presidente já havia se retirado. 

SAIBA MAIS:

Esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.


Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


12.04.2024 - 17h28
Eleições
Musk não entregou aos EUA provas de interferência de Moraes nas eleições

Publicação nas redes sociais alega que Elon Musk entregou às autoridades dos Estados Unidos documentos evidenciando a interferência do ministro Alexandre de Moraes, do STF, nas eleições de 2022. É falso. Não há nenhum registro sobre o fato. Além disso, um especialista em Direito Constitucional afirma que tal ação não teria efeito prático no Brasil.

Maiquel Rosauro
12.04.2024 - 17h02
Política
É falso que Elon Musk conseguiu o impeachment de Alexandre de Moraes

Circula nas redes um vídeo do deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO), que estaria comemorando o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, após o empresário Elon Musk pedir o afastamento do magistrado. É falso. O vídeo mostra Gayer comemorando a aprovação da PEC que limita decisões monocráticas no STF.

Catiane Pereira
12.04.2024 - 16h16
STF
É de 2016 vídeo sobre ação da PF que cita Alexandre de Moraes; caso foi arquivado

Circula nas redes um vídeo que mostra que o nome do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes apareceu em documentos apreendidos pela PF de uma empresa investigada em esquema de fraude. Falta contexto. O vídeo é antigo, de 2016. Pagamentos à firma de Moraes foram para honorários advocatícios. O caso foi arquivado.

Ítalo Rômany
12.04.2024 - 15h13
Política
É falso que Moraes tenha ‘censurado’ o jornalista Augusto Nunes

Circula nas redes sociais um vídeo em que um homem alega que o jornalista Augusto Nunes teria sido censurado pelo Supremo Tribunal Federal em um processo liderado pelo ministro Alexandre de Moraes. É falso. A Suprema Corte negou que exista uma decisão desse gênero em vigor.


Evelyn Fagundes
12.04.2024 - 14h21
Política
É antigo vídeo no qual Cármen Lúcia fala sobre liberdade de expressão

Um vídeo no qual a vice-presidente do TSE, Cármen Lúcia, fala sobre ‘censura’ em uma sessão da corte circula com uma legenda que insinua que ela estaria se posicionando contra o ministro Alexandre de Moraes em sua disputa com o empresário Elon Musk. É falso. O vídeo é de 2022. A sessão do TSE tratou sobre desmonetização de canais no YouTube.

Catiane Pereira
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital