UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Vídeos de crianças em carro e de homem beijando menina não foram gravados na Ilha do Marajó
28.02.2024 - 14h58
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra um homem beijando uma menina e, em outro trecho, um carro com várias crianças. Segundo a narrativa que acompanha o post, as filmagens mostram a exploração sexual infantil na Ilha do Marajó, no Pará. É falso.
Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
Pra quem acha que o tráfico de crianças não existe
– Legenda do vídeo que circula nas redes sociais
Falso

As gravações que mostram um homem beijando uma menina e um grupo de crianças dentro de um carro não são recentes e não foram registradas na Ilha do Marajó, no Pará. As filmagens foram descontextualizadas e trazem cenas registradas no estado de Mato Grosso do Sul e no Uzbequistão, respectivamente. Enquanto a primeira pode ser identificada em publicações feitas em 2021, o segundo vídeo é de 2023. 
O trecho que mostra um homem beijando uma menina em um barco já foi analisado, em 2021, pela Lupa. Na época, publicações desinformativas com esse vídeo alegavam que o homem seria funcionário de uma ONG, o que a verificação demonstrou ser falso. O caso ocorreu em novembro daquele ano no Mato Grosso do Sul. 
O vídeo mostrava o padrasto Rosinaldo de Andrade Messias assediando sua enteada em um barco, enquanto a mãe da menina filmava o abuso. O registro foi divulgado pela própria mãe da criança, que decidiu apagar as cenas das redes sociais após ser avisada da repercussão do caso. Padrasto e mãe prestaram depoimento para a Polícia Civil e, pouco tempo depois, o homem foi encontrado morto dentro de casa com ferimentos de bala.
Já a gravação que mostra crianças dentro de um carro foi filmada no Uzbequistão em 2023. Por meio de uma busca reversa de imagem no Google foi possível encontrar o mesmo vídeo. Portais utilizaram a filmagem para noticiar que uma professora transportou, em seu carro, 25 crianças na cidade de Bukhara. 
No Brasil, veículos como O Globo e UOL repercutiram o vídeo em notícias publicadas no dia 29 de setembro do ano passado. Segundo apuração feita pelos sites, a gravação passou a ser compartilhada a partir do dia 16 daquele mês e a professora foi presa por condução perigosa. A mulher disse que transportava frequentemente as crianças para suas casas, pois muitos pais tinham dificuldade de buscar os filhos na escola.
Uma verificação similar desse conteúdo foi produzida por AFP Checamos.

Leia mais


Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


19.09.2024 - 11h24
Política
É falso que 95% dos deputados federais não foram 'eleitos' em 2018

Circula nas redes a informação de que 95% dos deputados federais foram eleitos por redistribuição de votos nas eleições de 2018. Portanto, somente 5% conseguiram votos suficientes, sem levar em consideração o quociente partidário. É falso. Somando o número de eleitos, um total de 74,2% não precisaria entrar na redistribuição de votos

Ítalo Rômany
19.09.2024 - 11h02
Economia
É falso que Receita Federal recebe dados de qualquer operação financeira

Post diz que qualquer operação financeira é informada à Receita Federal, além de alegar que o órgão monitora imediatamente a venda de imóveis em cartório, compras acima de R$ 2,5 mil no cartão de crédito e saques acima de R$ 50 mil. É falso. Em nota, a Receita Federal desmente as informações e explica o que acontece em cada caso.

Maiquel Rosauro
18.09.2024 - 17h20
Política
Vídeo manipula falas de jornalistas da GloboNews e sugere ordem do STF para incêndios

Um vídeo mostra comentários de Eliane Cantanhêde e Miriam Leitão, na GloboNews, sugerindo que o STF teria ordenado incêndios. É falso. As falas, retiradas de diferentes programas exibidos no dia 23 de novembro de 2023, discutiam a PEC que limita decisões monocráticas do Supremo, sem qualquer ligação com os incêndios que atingem o Brasil.

Catiane Pereira
18.09.2024 - 16h51
Redes
É falso que STF decretou o fim do sigilo bancário

Circula pelas redes sociais um vídeo no qual um homem afirma que o Supremo Tribunal Federal (STF) decretou o “fim do sigilo bancário no Brasil”. É falso. A decisão do STF apenas reconhece a constitucionalidade da responsabilidade das instituições financeiras de fornecerem informações sobre seus clientes aos órgãos fiscais estaduais para fiscalização.

Gabriela Soares
18.09.2024 - 15h34
Política
Jair Bolsonaro não declarou apoio a Pablo Marçal; vídeo foi feito com IA

Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra uma mensagem de Jair Bolsonaro em apoio ao candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB). É falso. Ferramentas de detecção de Inteligência Artificial indicam que o conteúdo foi gerado artificialmente.

João Pedro Capobianco
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital