UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Vídeo foi editado para parecer que Damares Alves defendeu masturbação infantil
05.03.2024 - 16h34
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um vídeo em que a senadora Damares Alves (Republicanos) afirma que é necessário aprender a masturbar bebês. O conteúdo tem sido compartilhado como se a política estivesse defendesse a masturbação infantil. É falso. A gravação foi editada.
Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
Esse monstro é Damares Alves pedindo para que os pais masturbem seus bebês! DAMARES CASSADA E PRESA !
– Legenda do vídeo que circula nas redes sociais
Falso
Na gravação original, que não é atual, mas de 2013, Damares Alves não defende que as pessoas aprendam a masturbar crianças. No entanto, ela alega, em tom crítico e sem apresentar provas, que essa seria uma orientação de especialistas do Havaí e da Holanda. O vídeo que está circulando atualmente nas redes foi editado para parecer que a parlamentar  defendeu o abuso sexual infantil. 
O vídeo com a distorção ao discurso de Damares excluiu o trecho em que ela afirma que essa não seria uma concepção criada por ela, e sim, por um suposto grupo citado pela parlamentar em sua fala. 
Discurso foi dito por Damares quando era pastora em 2013
“Um grupo de especialistas — e esse grupo começou lá no Havaí na Holanda ano na europa –  já está influenciando que nós precisamos aprender a masturbar os nossos bebês a partir dos sete meses de idade. Inclusive, na Holanda, os especialistas, esses homens que são grandes especialistas, que fizeram não sei quantas universidades, eles ensinam que o menino tem que ser masturbado com sete meses de idade pra quando chegar na fase adulta ele possa ser um homem saudável sexualmente e menina tem que ter a vagina manipulada desde cedo pra que ela tenha prazer na fase adulta”, disse Damares no vídeo.
Essa versão do vídeo editada já circulou nas redes sociais em 2022, quando a pastora disputou o cargo para senadora do Distrito Federal. Na época, jornais como Folha de S. Paulo e Métropoles noticiaram que o desembargador do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), Diego Barbosa Campos, notificou o WhatsApp para  verificar a possibilidade dem bloquear a distribuição do conteúdo e, proibiu, um homem identificado como Gilson Barbosa, que teria compartilhado o vídeo, de repassar a edição novamente sob pena de multa de R$ 5.000 a cada novo compartilhamento.

Outro lado

A Lupa contatou a assessoria de imprensa da senadora Damares Alves (Republicanos - DF) que alegou, em nota, que a parlamentar  já se desculpou publicamente sobre o equívoco e que, no vídeo que circula nas redes sociais, sua fala foi descontextualizada. 

Leia mais


Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


07.10.2024 - 18h25
Internacional
Vídeo mostra comemoração de futebol, não ataque de Israel ao Líbano

 Circula nas redes sociais um vídeo mostrando pessoas observando diversas luzes vermelhas caindo do céu. A legenda do post indica que a cena seria de um ataque de Israel ao Líbano. É falso. As imagens não são do Líbano. As cenas mostram a comemoração da torcida do Mouloudia Argel pelos 103 anos do time de futebol, na Argélia.


Gabriela Soares
07.10.2024 - 17h49
Eleições 2024
Não é irregular transporte de urnas em caminhonete gravado no Mato Grosso

Vídeo mostra uma caminhonete preta transportando urnas eletrônicas, com um homem insinuando irregularidades devido à falta de identificação do veículo. É falso. O carro está na lista de veículos alugados para as eleições de 2024, divulgada pelo TRE do Mato Grosso.

Gabriela Soares
07.10.2024 - 17h23
Política
Lula não foi nomeado novo líder do Hezbollah

Circula, pelas redes sociais, vídeo que mostra o presidente Lula (PT) vestindo um keffiyeh, tradicional lenço árabe. Publicações alegam que ele foi aceito como novo líder do grupo libanês Hezbollah. É falso. As imagens são do encontro de Lula com Issam Idom, dono de uma doceria libanesa em São Paulo (SP). O lenço foi um presente do empresário.

João Pedro Capobianco
07.10.2024 - 15h52
Política
É falso que Boulos foi cassado e que Marçal irá para o 2º turno

Vídeo nas redes sociais alega que Guilherme Boulos (PSOL) foi cassado pela Justiça Eleitoral e, desta forma, Pablo Marçal (PRTB) irá para o segundo turno da eleição em São Paulo contra Ricardo Nunes (MDB). É falso. Trata-se de uma desinformação. O registro da candidatura de Boulos está regular junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Maiquel Rosauro
07.10.2024 - 15h33
Política
Zeca do PT não pediu para o Exército entregar quartel para o MST

Circula pelas redes sociais que o Exército deverá entregar um quartel ao MST. A informação foi compartilhada em um vídeo que sugere que a ideia foi do deputado estadual Zeca do PT (PT-MS). É falso. O Exército desmentiu que terá que entregar um quartel ao movimento. Post tira de contexto denúncia feita pelo deputado sobre uso de um terreno.

Carol Macário
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital