UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É antigo vídeo que mostra criminosos disfarçados de agentes de endemias
06.03.2024 - 13h49
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra dois homens disfarçados de agentes de endemias para assaltar uma residência. Os assaltantes foram conduzidos por uma moradora para dentro de sua casa, onde eles imobilizam a mulher para roubar bens pessoais. O vídeo é supostamente narrado pelo filho da vítima, que alerta que “ontem à tarde” sua mãe foi roubada. A legenda afirma que esse crime está ocorrendo por todo Brasil neste ano. Falta contexto
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
Estou enviando esse vídeo no grupo aí pros amigos. Quem puder avisar seus familiares, parentes, ontem à tarde, no finalzinho da tarde, meus pais foram assaltados. O pessoal tá se fazendo passar pelo pessoal da dengue
– Trecho de vídeo que circula pelo WhatsApp
Falta contexto
O vídeo que circula pelas redes sociais é antigo. A gravação mostra um assalto onde dois homens se disfarçam de agentes de endemias para roubar uma moradora em Sinop, Mato Grosso, em junho de 2021. Eles invadiram a residência com uniformes semelhantes ao dos agentes do Centro de Controle de Endemias do município. 
As imagens já atestam que a gravação é antiga, pois a data e o horário do assalto aparecem na tela do circuito de segurança. Além disso, na época foram publicadas notícias sobre o assalto no portal G1 e em veículos locais (veja aqui e aqui). 
A Prefeitura de Sinop confirmou, em nota, que o crime ocorreu no município em 2021. Em relação a prisão dos criminosos, a prefeitura não soube dar mais detalhes. 
Um suspeito de ser o líder da quadrilha que utilizava disfarces de agentes de endemias foi preso no dia seguinte ao assalto. Não há informações sobre os dois assaltantes.
Um vídeo no qual um homem narra a ação e se diz filho da vítima também é antigo e circula pelas redes, pelo menos, desde julho de 2021.
Procurada pela Lupa para mais informações sobre o assalto, a Polícia Civil do município de Sinop não retornou o contato até a publicação desta verificação.
Leia também
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


10.09.2024 - 18h13
Crime
É falso que juiz do caso Deolane Bezerra foi morto no Recife

Um vídeo afirma que o juiz Paulo Torres Pereira da Silva foi morto por ser responsável pelo julgamento da advogada e influenciadora Deolane Bezerra. É falso. A morte do magistrado, assassinado em outubro de 2023, não tem qualquer relação com a prisão da advogada e influenciadora digital, presa no início de setembro.

Catiane Pereira
10.09.2024 - 17h30
Manifestação
Vídeo de ato na Paulista é de fevereiro, não de 7 de setembro de 2024

Circula nas redes um vídeo em que o deputado Gustavo Gayer (PL) mostra milhares de pessoas de verde e amarelo em uma manifestação na avenida Paulista, em São Paulo. A gravação tem sido compartilhada como se fosse um registro do último 7 de setembro. É falso. O vídeo é antigo e foi gravado em 25 de fevereiro, em um ato convocado por Bolsonaro.


Evelyn Fagundes
09.09.2024 - 18h17
Meio Ambiente
Vídeo de balsa com madeira não foi gravado durante o atual governo Lula

Vídeo mostra uma balsa gigante com enormes troncos de madeira. A legenda afirma que o registro é recente, gravado durante a atual gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. A gravação circula pelas redes sociais pelo menos desde 2017.

Catiane Pereira
09.09.2024 - 16h02
Clima
Homem que aparece em vídeo ateando fogo em canavial controlava incêndio

Circula, nas redes sociais, um vídeo que mostra um homem ateando fogo em um canavial. A legenda da publicação diz que ciclistas da cidade de Barra Bonita (SP) flagraram a ação e anotaram a placa do veículo em que ele estava. Falta contexto. O homem que aparece no vídeo é brigadista de incêndio e estava controlando o fogo em uma plantação.

João Pedro Capobianco
09.09.2024 - 15h20
Fraude
É golpe site que disponibiliza R$600 por meio do ‘Auxílio Reconstrução’

Circula nas redes sociais um site que oferece o serviço de “consulta” para que o usuário possa verificar se o CPF está apto a receber o “Auxílio Reconstrução”, benefício financeiro do governo destinado a famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. É golpe. O link não é governamental. O site oferece riscos quanto à segurança dos dados


Evelyn Fagundes
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital