UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que seleção irlandesa de futebol feminino virou as costas durante o hino de Israel
06.03.2024 - 15h29
Rio de Janeiro - RJ
Circulam nas redes sociais publicações alegando que a seleção irlandesa de futebol feminino da sub-17 teria virado as costas durante a execução do hino de Israel. É falso. 
Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
Párea mundial: a seleção irlandesa de futebol feminino sub-17 vira as costas enquanto o hino nacional israelense é tocado antes das eliminatórias da Euro 2024 em Tirana, na Albânia
– Legenda do vídeo que circula nas redes sociais
Falso
As jogadoras da Irlanda não viraram as costas como forma de protesto ao hino de Israel. O gesto foi feito para que elas pudessem se redirecionar para a bandeira de seu país enquanto o hino irlandês se iniciava. Na gravação original, é possível perceber que quando a execução do hino de Israel é finalizada, as jogadoras aplaudem e somente depois as irlandesas se voltam para ouvir o hino da Irlanda. 
Segundo o portal Irish Mirror, a Associação Irlandesa de Futebol (FAI, da sigla em inglês para Football Association of Ireland) negou que as jogadoras protestaram contra o hino nacional israelense. Segundo o comunicado, ambas as equipes  voltadas na mesma direção durante a execução do hino de Israel, e as jogadoras da Irlanda apenas se viraram em direção à bandeira irlandesa quando se iniciou à execução do o hino irlandês, intitulado Amhrán na bhFiann. “É tradição em muitas equipes irlandesas, para a execução de Amhrán na bhFiann”, afirma o comunicado publicado pela Irish Mirror
Em fevereiro deste ano e em agosto do ano passado, a mesma ação de se virar para a bandeira irlandesa enquanto se iniciava o hino do país se repetiu. Nas partidas contra a Albânia e a Polônia, é possível verificar que as jogadoras também se viram. 
Verificação similar foi feita por UOL Confere, Aos Fatos e Reuters.

Leia mais

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


16.09.2024 - 17h07
Meio Ambiente
Foto de ave queimada tentando proteger ninho foi registrada no Irã, não no Brasil

A imagem de um pássaro queimado ao lado de um ninho circula pelas redes sem a data de registro e nem o contexto da imagem, sendo associada a onda de incêndios que atinge diversos estados do Brasil. Falta Contexto. A foto é de 2020, e mostra um incêndio registrado em Teerã, no Irã, e não no Brasil, como sugerido.

Catiane Pereira
16.09.2024 - 12h16
Venezuela
Vídeo com assassinatos foi gravado no Peru e não na Venezuela

Post mostra um vídeo com registro de assassinatos e a legenda alega que os crimes ocorreram na Venezuela. É falso. Os crimes foram cometidos por um grupo criminoso no Peru, em março de 2023. O post ainda engana por mostrar trecho de um vídeo antigo sobre protestos na Venezuela como se fosse atual, porém foi gravado em 2014.

Maiquel Rosauro
13.09.2024 - 17h05
Política
Governo Lula não fez confisco na ‘calada da noite’ de R$ 12 bi e expropriação de R$ 8 bi

Circula pelas redes sociais publicação segundo a qual o governo federal promoveu, “na calada da noite”, confisco e expropriação de dinheiro pertencente aos cidadãos brasileiros. É falso. O PL 1847/24 autorizou que o Tesouro Nacional incorpore valores esquecidos em instituições financeiras, mas credores ainda podem resgatar os bens.

João Pedro Capobianco
13.09.2024 - 16h25
Internacional
Criança em mala não foi resgatada no aeroporto de Dubai; vídeo é ‘brincadeira’

Circula nas redes um vídeo que mostra um bebê dentro de uma mala. Segundo a legenda do post, a criança foi encontrada na bolsa de um passageiro acusado por tráfico infantil no Aeroporto de Dubai. É falso. A gravação não passou de uma brincadeira. A Lupa identificou um perfil no Instagram que publicou trecho do vídeo viral e imagens da mesma criança


Evelyn Fagundes
13.09.2024 - 10h30
Política
Vídeo engana ao alegar que Flávio Dino segue regras de Lenin; decálogo é falso

Post mostra trecho de uma entrevista do ministro do STF, Flávio Dino, onde ele diz que segue o que Lenin recomendava. O vídeo, então, mostra o que seria o Decálogo de Vladimir Lenin, com mandamentos que os comunistas deveriam seguir. É falso. Dino não cita as ideias do decálogo. Pesquisadores dizem que o texto é uma fraude republicada desde 1946.

Maiquel Rosauro
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital