UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Caetano Veloso não fez gesto de apoio ao Hamas em show em Porto Alegre
08.03.2024 - 18h30
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra o cantor e compositor Caetano Veloso erguendo uma bandeira da Palestina durante um show. A legenda afirma que o artista estaria prestando apoio ao grupo extremista islâmico Hamas. Falta Contexto.  
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
Caetano Veloso em show, ontem (2/3), no auditório Araújo Viana, em Porto Alegre: Viva o Hamas!
– Legenda de vídeo que circula pelas redes sociais
Falta contexto
O ato foi um gesto de apoio do cantor Caetano Veloso para com o povo palestino, seu intuito foi demonstrar desagravo aos ataques de Israel na Faixa de Gaza. Em nota, a assessoria de imprensa do artista informou que ele não proferiu nenhuma palavra de apoio ao Hamas durante sua apresentação, tampouco apoia o grupo extremista. 
Caetano se juntou ao cantor Chico Buarque, que na semana passada também publicou uma mensagem no Instagram denunciando o “genocídio” na Faixa de Gaza. O cantor compartilhou uma imagem do ataque promovido contra palestinos durante uma distribuição de comida e ajuda humanitária no dia 29 de fevereiro, em Gaza. “Quero me juntar às vozes que denunciam o genocídio de palestinos em Gaza”, escreveu Chico. 
Vale ressaltar que essa não foi a primeira vez que Caetano Veloso fez críticas à situação política de Israel. Em 2015, o artista escreveu um artigo intitulado “Visitar Israel para não voltar mais a Israel”, publicado na Folha de S. Paulo, onde relembrou uma viagem ao país em companhia de Gilberto Gil
No texto, o cantor elogia Israel por sua arquitetura e semelhança com cidades brasileiras. Contudo, ao se deparar com relatos de opressão e segregação ao povo palestino, o artista comenta que provalmente não voltará mais ao país. 
Caetano afirma, em dos trechos do artigo, que “agora que uma terceira intifada se esboça (...)  constato, de longe, que a paz que eu julgava ver dentro de Tel Aviv – e que começava a pensar ser a paz que eu não quero – era, como no entanto eu sabia o tempo todo, frágil, superficial e ilusória”.
Leia também
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


10.09.2024 - 18h13
Crime
É falso que juiz do caso Deolane Bezerra foi morto no Recife

Um vídeo afirma que o juiz Paulo Torres Pereira da Silva foi morto por ser responsável pelo julgamento da advogada e influenciadora Deolane Bezerra. É falso. A morte do magistrado, assassinado em outubro de 2023, não tem qualquer relação com a prisão da advogada e influenciadora digital, presa no início de setembro.

Catiane Pereira
10.09.2024 - 17h30
Manifestação
Vídeo de ato na Paulista é de fevereiro, não de 7 de setembro de 2024

Circula nas redes um vídeo em que o deputado Gustavo Gayer (PL) mostra milhares de pessoas de verde e amarelo em uma manifestação na avenida Paulista, em São Paulo. A gravação tem sido compartilhada como se fosse um registro do último 7 de setembro. É falso. O vídeo é antigo e foi gravado em 25 de fevereiro, em um ato convocado por Bolsonaro.


Evelyn Fagundes
09.09.2024 - 18h17
Meio Ambiente
Vídeo de balsa com madeira não foi gravado durante o atual governo Lula

Vídeo mostra uma balsa gigante com enormes troncos de madeira. A legenda afirma que o registro é recente, gravado durante a atual gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. A gravação circula pelas redes sociais pelo menos desde 2017.

Catiane Pereira
09.09.2024 - 16h02
Clima
Homem que aparece em vídeo ateando fogo em canavial controlava incêndio

Circula, nas redes sociais, um vídeo que mostra um homem ateando fogo em um canavial. A legenda da publicação diz que ciclistas da cidade de Barra Bonita (SP) flagraram a ação e anotaram a placa do veículo em que ele estava. Falta contexto. O homem que aparece no vídeo é brigadista de incêndio e estava controlando o fogo em uma plantação.

João Pedro Capobianco
09.09.2024 - 15h20
Fraude
É golpe site que disponibiliza R$600 por meio do ‘Auxílio Reconstrução’

Circula nas redes sociais um site que oferece o serviço de “consulta” para que o usuário possa verificar se o CPF está apto a receber o “Auxílio Reconstrução”, benefício financeiro do governo destinado a famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. É golpe. O link não é governamental. O site oferece riscos quanto à segurança dos dados


Evelyn Fagundes
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital