UOL - O melhor conteúdo
Lupa
No SBT, Lula exagera dados sobre erradicação da fome e reajuste salarial
12.03.2024 - 20h15
Rio de Janeiro - RJ
Em entrevista ao telejornal SBT Brasil, na segunda-feira (11), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez críticas à distribuição de dividendos da Petrobras e promessas de baratear o custo de alguns alimentos, como arroz e feijão.
Ao falar de políticas de combate à fome de sua atual gestão, exagerou ao lembrar dados de seus mandatos anteriores, como a suposta erradicação total da fome no país em 2014, e ao falar sobre a quantidade de reajustes salariais acima da inflação em 2023.
A Lupa checou algumas das declarações do chefe do Executivo. Veja, a seguir, o resultado. A assessoria de imprensa do Planalto foi procurada, e a checagem será atualizada em caso de resposta.
Em 2014, a ONU anunciou que a fome tinha sido terminada no Brasil
– Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente da República, em entrevista ao SBT Brasil no dia 11 de março de 2024
Exagerado
Embora o país tenha reduzido o número de pessoas com insegurança alimentar, o relatório mostrou que a quantidade de brasileiros nessa situação (descrita no relatório como “desnutridos”) tinha saído de 19 milhões em 2002 para 3,4 milhões em 2013 (página 4).
Na edição mais recente do relatório da FAO, divulgada em 2022 com dados de 2019 a 2021, o Brasil voltou a entrar para o Mapa da Fome. Segundo o documento, 15,4 milhões enfrentaram uma insegurança alimentar grave (página 157 do relatório ou página 183 do arquivo em PDF) nesse período. 
Temos no mundo hoje 735 milhões de seres humanos que vão dormir toda noite sem ter o que comer
– – Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente da República, em entrevista ao SBT Brasil no dia 11 de março de 2024
Verdadeiro

A edição mais recente do relatório “O Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo (SOFI)”, publicado em 2023 por cinco agências especializadas das Nações Unidas, indicou que entre 691 e 783 milhões de pessoas passaram fome em 2022 — sendo a média de 735 milhões. 
O dado representou um aumento de 122 milhões de pessoas em relação a 2019, antes da pandemia da Covid-19.
87% dos acordos salariais feito em 2023 foram com o aumento real acima da inflação
– Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente da República, em entrevista ao SBT Brasil no dia 11 de março de 2024
Exagerado

Levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) indicou que 77%  — e não 87%, como afirmou Lula — dos reajustes salariais ficaram acima da inflação em 2023. 
Segundo boletim parcial do ano passado, divulgado em janeiro deste ano pela instituição (página 4), 77% dos resultados analisados alcançaram ganhos acima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). 
Os reajustes iguais a esse índice somaram 17,3%. Já os reajustes que ficaram abaixo do INPC representaram 5,7% dos casos. O levantamento foi baseado na análise de 19.531 reajustes salariais.
Já temos quase 90% de energia elétrica limpa (...)
– Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente da República, em entrevista ao SBT Brasil no dia 11 de março de 2024
Verdadeiro

Dados da edição 2023 do Balanço Energético Nacional (BEN) da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) do Brasil indicaram que as fontes renováveis representaram 87,9% da matriz elétrica brasileira em 2022 (página 6). O número refere-se à oferta interna.
O BEN de 2023 ainda não foi publicado. Contudo, o boletim mais recente divulgado no final do ano passado pelo Ministério de Minas e Energia indicou que, entre janeiro e novembro de 2023, a oferta interna de energia elétrica obtida por fontes renováveis chegou a 89,3% (página 2).
(...) E, do total da matriz, já temos 50% [energia limpa]
– Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente da República, em entrevista ao SBT Brasil no dia 11 de março de 2024
Verdadeiro

Segundo o Balanço Energético Nacional (BEN) 2023 (página 19), com base em dados de 2022, a oferta interna de energia renovável no país — incluindo a elétrica e outras fontes — representou 47,4% do total da matriz energética brasileira – número muito próximo ao que foi citado por Lula. O balanço referente a 2023 ainda não foi publicado.
Os dados parciais relativos a janeiro e novembro de 2023 (página 2), divulgados pelo Ministério de Minas e Energia, apontam para um pequeno aumento, com proporção de participação de renováveis de 48,6% no período. 

LEIA MAIS



Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Checagem
Conteúdo de verificação e classificação de uma ou mais falas específicas de determinada pessoa, seguindo metodologia própria.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


18.09.2024 - 11h00
Direito das Mulheres
Aborto legal: o que é fato e o que é mito segundo a ciência e a lei

Uma parceria entre a Lupa e o Portal Catarinas analisou os conteúdos falsos e distorcidos mais comuns que circulam pelas redes sobre o aborto legal. Saiba quais são as respostas da ciência e da legislação no Brasil e no mundo para os principais mitos e dúvidas sobre a interrupção da gravidez nos casos garantidos por lei.

Carol Macário
17.09.2024 - 18h01
Eleições 2024
Candidatos de SP voltam a trocar ofensas e mentiras em debate RedeTV!/UOL

O primeiro debate entre candidatos à Prefeitura de São Paulo, após o episódio de agressão entre Datena e Marçal, foi marcado por trocas de ofensas entre Nunes e Marçal. Realizado pela RedeTV!/Uol nesta terça-feira (17), o encontro reuniu os seis melhores colocados nas pesquisas - que erraram ao falar sobre o Bolsa Família e pesquisas eleitorais.

Carol Macário
10.09.2024 - 19h50
Eleições 2024
No Roda Viva, Nunes erra sobre índice de educação, imposto e BRT

Ricardo Nunes (MDB) foi o último candidato à prefeitura de São Paulo a ser sabatinado no programa. O prefeito errou o tempo de paralisação do edital de licitação do BRT Radial Leste e a porcentagem de redução da alíquota do ISS de serviços de streaming. Também fez a afirmação falsa de que o Ideb teve queda em todas as cidades por causa da pandemia.

Catiane Pereira
10.09.2024 - 15h00
Eleições 2024
Em Porto Alegre, Juliana Brizola exagera sobre bairro afetado na enchente

A ex-deputada estadual Juliana Brizola (PDT), candidata à prefeitura de Porto Alegre, foi sabatinada pela Rádio Gaúcha nesta terça-feira (10). Ela exagerou ao mencionar que, dentre os bairros da capital gaúcha, o Humaitá foi que mais demorou para escoar toda a água das cheias. A Lupa checou algumas das declarações, confira: 

Carol Macário
09.09.2024 - 15h27
Porto Alegre
Principais candidatos a prefeito de Porto Alegre postam informações falsas sobre a enchente e pesquisas eleitorais

A Lupa analisou publicações no Facebook, Instagram, X e TikTok - postadas entre 1º de junho e 31 de agosto - dos quatro principais candidatos a prefeito de Porto Alegre: Sebastião Melo (MDB), Maria do Rosário (PT), Juliana Brizola (PDT) e Felipe Camozzato (Novo). A enchente e as pesquisas eleitorais foram temas com informações falsas.

Maiquel Rosauro
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital