UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que golpistas distribuem chaveiros rastreáveis em shoppings para aplicar roubos
19.03.2024 - 12h44
João Pessoa - PB
Circula nas redes sociais post que traz um alerta sobre um golpe que estaria supostamente ocorrendo em shopping centers e postos de gasolina pelo país. De acordo com a mensagem, um chaveiro distribuído por criminosos como brinde, na verdade, funcionaria como um dispositivo para rastrear e seguir a vítima até sua residência com o objetivo de roubá-la. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
Esse chaveiro é distribuído gratuitamente em postos de gasolina e shopping centers por pessoas que fingem estar fazendo promoções. Não pegue, é um dispositivo para rastrear e seguir você para roubá-lo em sua residência. Por favor, compartilhe com familiares e amigos
– Legenda de post que circula no WhatsApp
Falso
Não há qualquer evidência de que o chaveiro citado no post esteja sendo entregue em postos de gasolina e shopping centers pelo país com o objetivo de aplicar golpes. A publicação é uma adaptação de um rumor que circula desde 2008, e vem sendo adaptada em diversos países, a exemplo do Reino Unido. Não há publicação na imprensa que noticie algum fato similar ao da mensagem enganosa aqui no Brasil. 
De acordo com checadores da Índia, o boato começou em 2008, na África do Sul, quando a Caltex, uma marca de petróleo, começou a distribuir chaveiros gratuitos da marca para seus clientes em postos de combustível. Esses porta-chaves continham um dispositivo intermitente que servia para destacar o nome da marca. Ainda segundo a checagem indiana, a porta-voz da Caltex, à época, garantiu aos clientes que esses chaveiros não possuíam um dispositivo de rastreamento.
Em 2014, boato similar também circulou na Malásia. Na ocasião, a Polícia Federal do país emitiu comunicado refutando as afirmações da mensagem.
A narrativa desinformativa foi ganhando maiores proporções quando, de fato, o comércio começou a produzir e vender chaveiros rastreáveis para monitorar itens perdidos. Entretanto, esse tipo de rastreador, vendido em sites e mercados, tem alcance limitado. Segundo informações do produto, o  alcance máximo de rastreamento é de 40 metros. Ou seja, por ter uma limitação na distância, os criminosos teriam que seguir constantemente o rastreador para não perderem a conectividade.

LEIA MAIS
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


18.07.2025 - 19h10
Fraude
É golpe site que se passa pelo Mercado Livre e oferece armas a preços promocionais

Circula no Facebook um post que promove a venda de armas de pressão por R$97 no site do Mercado Livre. É falso. Trata-se de um golpe de phishing – quando golpistas se passam por uma empresa para enganar usuários e roubar dados pessoais. O link que acompanha a publicação redireciona para uma página falsa, que não é o site oficial do Mercado Livre.


Evelyn Fagundes
18.07.2025 - 18h15
Política
Homem que critica Lula e STF em vídeo é desembargador aposentado

Circula no Facebook um vídeo em que um homem faz críticas ao discurso público feito pelo presidente Lula nesta quinta (17). Segundo a legenda, a pessoa seria um desembargador. Falta contexto. O homem é de Sebastião Coelho, que se aposentou da função de desembargador em 2022. Desde 2023, ele foi investigado por associação aos atos golpistas. 


Evelyn Fagundes
18.07.2025 - 15h35
Saúde
Coronavac não foi ineficaz; reportagem sobre vacinas vencidas é de 2021

Post alega que a Coronavac foi ineficaz e que vacinas vencidas estão sendo aplicadas na população. Como forma de comprovação é utilizado um print de uma reportagem da Folha sobre registros indicarem que milhares de brasileiros tomaram vacina vencida. É falso. A reportagem é antiga e a eficácia da Coronavac foi comprovada em estudos clínicos.

Maiquel Rosauro
17.07.2025 - 17h32
Internacional
Presidente do México não sugeriu boicote a produtos dos EUA

Circula no Facebook um texto atribuído à presidente do México, Claudia Sheinbaum, sugerindo boicote a produtos dos EUA em resposta ao muro na fronteira. Segundo o post, isso causaria colapso na economia norte-americana. É falso. O post circula desde 2016, antes de Sheinbaum assumir o cargo, e não há registro de que ela tenha feito tal declaração.

Carol Macário
17.07.2025 - 17h06
Política
É falso que a PF tenha apreendido joias na casa de Nikolas Ferreira

Circula no WhatsApp um vídeo alegando que o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a Polícia Federal (PF) a apreender joias sem registro fiscal na casa do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). É falso. O STF disse que desconhece a suposta operação. No quadro de operações disponível no site da PF não há nenhuma menção ao caso.

Evelyn Fagundes
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital