Circula no Facebook um post que promove a venda de armas de pressão por R$97 no site do Mercado Livre. É falso. Trata-se de um golpe de phishing – quando golpistas se passam por uma empresa para enganar usuários e roubar dados pessoais. O link que acompanha a publicação redireciona para uma página falsa, que não é o site oficial do Mercado Livre.
Circula no Facebook um vídeo em que um homem faz críticas ao discurso público feito pelo presidente Lula nesta quinta (17). Segundo a legenda, a pessoa seria um desembargador. Falta contexto. O homem é de Sebastião Coelho, que se aposentou da função de desembargador em 2022. Desde 2023, ele foi investigado por associação aos atos golpistas.
Post alega que a Coronavac foi ineficaz e que vacinas vencidas estão sendo aplicadas na população. Como forma de comprovação é utilizado um print de uma reportagem da Folha sobre registros indicarem que milhares de brasileiros tomaram vacina vencida. É falso. A reportagem é antiga e a eficácia da Coronavac foi comprovada em estudos clínicos.
Circula no Facebook um texto atribuído à presidente do México, Claudia Sheinbaum, sugerindo boicote a produtos dos EUA em resposta ao muro na fronteira. Segundo o post, isso causaria colapso na economia norte-americana. É falso. O post circula desde 2016, antes de Sheinbaum assumir o cargo, e não há registro de que ela tenha feito tal declaração.
Circula no WhatsApp um vídeo alegando que o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a Polícia Federal (PF) a apreender joias sem registro fiscal na casa do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). É falso. O STF disse que desconhece a suposta operação. No quadro de operações disponível no site da PF não há nenhuma menção ao caso.