UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Liberação de água na Barragem de Jati (CE) é feita a pedido dos estados
21.03.2024 - 15h38
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais um vídeo no qual um homem mostra as cascatas da Barragem de Jati, na região do Cariri (CE), sem água. O homem afirma que a Barragem de Jati foi inaugurada no governo Jair Bolsonaro (PL), no ano de 2020, trazendo água do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) até o Ceará e que, após a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não houve mais água “descendo pela cascata”. Falta Contexto.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
Eu estou aqui em Jati, no Ceará, na barragem de Jati, hoje é dia 10 de março de 2024, lembrando que essa barragem aqui que hoje não está descendo água no canal da transposição, um dia o presidente Bolsonaro inaugurou essa barragem aqui e mostrou aquela cascata lá jorrando água (...) Cadê a cascata? Foi embora. Foi só o presidente Lula entrar, assumir o poder. A cascata acabou
– Trecho de vídeo que circula pelo WhatsApp
Falta contexto
A Barragem de Jati (CE), além de ser um reservatório para as águas vindas do São Francisco, é também o início de outro projeto de transposição, o Cinturão das Águas do Ceará (CAC). A obra é de responsabilidade estadual e leva água do Projeto de Integração do São Francisco (PISF) até municípios cearenses. 
O fluxo de água da Barragem de Jati para o Cinturão das Águas não é realizado de forma constante, por esse motivo não há liberação de água nas “cascatas” da barragem atualmente. O Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) informou que a abertura da barragem acontece sob demanda dos Estados. Por exemplo, em fevereiro, diante do cenário de chuvas abaixo da média no Ceará, o governo cearense solicitou ao ministério a liberação das águas da Transposição do Rio São Francisco. Contudo, o estado não solicitou o vertimento em nenhum momento de 2023, apenas em fevereiro deste ano.
“A infraestrutura do PISF assegura a disponibilidade de água bruta aduzida do Rio São Francisco para que não tenha escassez”, ressaltou o ministério. Nesse sentido,
o objetivo principal não é o abastecimento diário das regiões atendidas, isso é realizado pelas companhias de água, por meio da captação do recurso e armazenamento em reservatórios".
Ainda segundo a pasta, a Barragem de Jati (CE) está atualmente sem receber água por questões de manutenção na motobomba 1, da Estação de Bombeamento 3 (EBI 3), localizada consecutivamente antes da Barragem de Jati, na cidade de Salgueiro (PE). Todavia, ainda durante o governo de Jair Bolsonaro, foram identificados problemas técnicos que ocasionaram a interrupção do bombeamento de água no canal. 
O MIDR informou que em setembro de 2022 foram identificadas “anomalias no funcionamento da bomba” da Estação EBI-3, do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco, ocasionando a paralisação de um destes conjuntos. Em janeiro de 2023 foi determinada a paralisação do equipamento após “ocorrência de vibração excessiva”.
Em julho de 2023, a pasta colocou em operação o novo sistema de bombas da Estação de Bombeamento 3 (EBI-3). “A EBI-3 é um conjunto de motobombas, válvulas e acessórios interligados capazes de garantir um volume contínuo de transporte de água”, explica o Ministério da Integração. 
Manutenção regular das bombas 
O MIDR elucidou que a motobomba da Estação de Bombeamento em Salgueiro (PE) foi paralisada para manutenção programada. A previsão é de que o procedimento seja concluído até o dia 10 de abril. Além disso, há outra manutenção programada da motobomba 2, da mesma estação, que deve ser concluída na segunda quinzena de julho. 
A manutenção é realizada neste período considerando os altos níveis dos reservatórios abastecidos pela Estação de Bombeamento e o período chuvoso na região.
Vídeo não é de inauguração da Barragem de Jati (CE)
A gravação que mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro, ao lado de Rogério Marinho, então ministro do Desenvolvimento Regional, foi registrada em fevereiro de 2022. Na ocasião, Bolsonaro esteve na Barragem de Jati para acompanhar a retomada da liberação das águas da transposição do rio São Francisco para o Cinturão das Águas do Ceará
A obra visitada por Bolsonaro havia sido inaugurada em junho de 2020. Contudo, dois meses depois, parte da tubulação da Barragem de Jati rompeu. Em dezembro de 2020, o Ministério do Desenvolvimento Regional informou que a perícia constatou que houve falha na montagem e operação das válvulas da barragem
Leia também
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


08.10.2024 - 17h55
Eleições 2024
É falso que Boulos, Lula e Dilma viraram apuração de votos às 18h45

Post diz que, no 1º turno das eleições de 2024, Boulos virou a apuração de votos sobre Marçal às 18h45. Neste mesmo horário, Lula teria virado sobre Bolsonaro em 2022 e Dilma teria ultrapassado Aécio em 2014. É falso. Boulos virou às 18h40; Lula, às 20h02 (1º turno) e 18h44 (2º turno); e Dilma passou à frente às 19h32.

Maiquel Rosauro
08.10.2024 - 17h28
Eleições 2024
PT conquistou 248 prefeituras no 1º turno, e não 46 como afirma post

Circula pelas redes que o PT elegeu apenas 46 prefeitos no 1º turno das eleições municipais de 2024, e o PL elegeu 508 prefeitos. É falso. O PT conquistou 248 prefeituras, embora não tenha vencido em nenhuma capital. Já o PL assume 510 municípios, incluindo duas capitais: Rio Branco e Maceió. O PT ainda disputará o 2º turno em quatro capitais.

Catiane Pereira
08.10.2024 - 17h00
Política
É falso que PT foi ‘erradicado’ em Roraima; post é antigo

 Circula nas redes um post alegando que Roraima virou um "paraíso" sem políticos do PT nos cargos de governador, senador, deputado, prefeito e vereador, sugerindo que o partido foi "erradicado" do estado. É falso. A mensagem é antiga e, em 2022, nenhum candidato do PT venceu a eleição. Recentemente, um vereador do PT foi eleito em Uiramutã.

Catiane Pereira
08.10.2024 - 14h31
Política
É falsa a imagem de Elon Musk fazendo o ‘M’ de Marçal; foto foi gerada por IA

Post nas redes sociais mostra a imagem de um homem vestindo um boné com a letra “M” estampada e fazendo o sinal da referida letra com os dedos. A legenda indica que se trata do empresário Elon Musk fazendo o “M” de Pablo Marçal (PRTB), ex-candidato a prefeito de São Paulo. É falso. A imagem foi criada por inteligência artificial.

Maiquel Rosauro
08.10.2024 - 13h02
Eleições 2024
É falso que Pablo Marçal não gastou nada na campanha para prefeito de SP

Publicação nas redes sociais alega que Pablo Marçal (PRTB) não gastou nenhum real na campanha para a Prefeitura de São Paulo (SP). A postagem afirma que seus adversários gastaram R$ 78 milhões a mais, e obtiveram apenas 1% a mais nos votos. É falso. A divulgação de candidaturas e contas eleitorais de Marçal mostra que foram gastos R$ 4,9 milhões.

João Pedro Capobianco
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital