A gente, hoje, está muito mais no momento de perceber o deep fake como um problema do que de ter uma solução para ele. Vamos ver muita coisa acontecer nos próximos meses das eleições dos Estados Unidos, mas não vamos conseguir evitar alguns estragos esse ano", diz a pesquisadora Silvia Piva.
Três semanas depois de a Lupa ter denunciado anúncios ilegais de bonés de Pablo Marçal, a Meta segue lucrando com conteúdos patrocinados de vendas de produtos de apoio à candidatura do influenciador. A prática viola as regras da Justiça Eleitoral e vai contra nova norma do TSE que proíbe a comercialização de itens que beneficiam candidatos.
A 'cadeirada' de Datena em Pablo Marçal no debate da TV Cultura gerou uma série de reações nas redes. O assunto rapidamente virou meme, com muitos perfis zombando do quadro clínico de Marçal e chamando o episódio de 'fakeada 2.0'. O ocorrido também foi usado por candidatos para promover suas campanhas com anúncios pagos na biblioteca da Meta.
Levantamento da Lupa aponta que mensagens associando candidatos à prefeitura de São Paulo ao PCC já alcançaram mais de 600 mil pessoas. Em grupos de WhatsApp e Telegram, conteúdos ligando a facção a políticos, como Pablo Marçal e Guilherme Boulos, têm influenciado o debate eleitoral.
A Central de Atendimento 1746 da Prefeitura do Rio de Janeiro registrou cerca de 3 milhões de solicitações entre janeiro de 2021 e o primeiro quadrimestre de 2024. Dez dos 164 bairros concentram cerca de 30% da demanda por serviços municipais. Levantamento da Lupa mostra quais as principais demandas dos cidadãos.
O candidato a vereador do Rio de Janeiro pelo Partido Liberal (PL), Professor Paschoal, impulsinou no Instagram e Facebook uma propaganda eleitoral de cunho misógino contra a ministra da Igualdade Racial Anielle Franco, com alusão a caso de assédio sexual e morte de sua irmã, Marielle Franco.