A gente, hoje, está muito mais no momento de perceber o deep fake como um problema do que de ter uma solução para ele. Vamos ver muita coisa acontecer nos próximos meses das eleições dos Estados Unidos, mas não vamos conseguir evitar alguns estragos esse ano", diz a pesquisadora Silvia Piva.
A partir desta quarta-feira (25), o Rio de Janeiro recebe o Global Fact 2025, o maior evento mundial dedicado ao combate à desinformação. O encontro reúne checadores de diversos países para discutir os desafios do setor e apresentar soluções inovadoras. Os ministros do STF Alexandre de Moraes e Cármen Lúcia estão entre os participantes do evento.
Relatório inédito da Lupa revela que golpes digitais estão mais sofisticados, com o uso de inteligência artificial, deepfakes, marcas famosas e linguagem emocional. O estudo que inaugura o Observatório da Lupa, mostra que esses esquemas se organizam como campanhas de marketing para espalhar desinformação.
Influenciadores ensinam abertamente como aplicar golpes digitais, com apoio de fóruns pagos e em plataformas como YouTube e TikTok. Em vídeos com centenas de visualizações, ensinam como usar deepfakes, sites falsos e promessas milagrosas para enganar consumidores. Enquanto isso, as big techs falham em conter o avanço do marketing fraudulento.
O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma, nesta quarta-feira (4), o julgamento que pode declarar inconstitucional o artigo 19 do Marco Civil da Internet, que trata da responsabilidade de provedores de serviços online sobre conteúdos de terceiros. A retomada ocorre em meio às ameaças de sanção dos EUA ao ministro Alexandre de Moraes.
Na última terça-feira (27), a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foi alvo de ofensas durante uma audiência na Comissão de Infraestrutura do Senado Federal. O ataque de senadores deu vazão a novos xingamentos à ministra em aplicativos de mensagem.