UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que dengue matou, neste ano, 25 mil brasileiros por dia
01.04.2024 - 17h25
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um vídeo em que o deputado estadual de Pernambuco Coronel Alberto Feitosa (PL) afirma que, diariamente, 25 mil brasileiros estão morrendo por dengue neste ano.  É falso. 
Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
AQUI DENOMINADO "P R E S I D E N G U E", O PRESIDENTE LULA GANHOU UM TROFÉU DO AUTOR DESSE VÍDEO, MOSQUITO DA DENGUE, TÍTULO ATRIBUÍDO POR NADA FAZER PARA SALVAR O POVO
VEJA A ESTATÍSTICA REVELADA PELO AUTOR DESSE VÍDEO: "MAIS DE 25 MIL BRASILEIROS MORREM POR DIA POR CAUSA DA DENGUE"
– Legenda do vídeo que circula nas redes sociais
Falso
A dengue não matou 25 mil pessoas no Brasil por dia. O número citado pelo parlamentar não equivale nem ao total de mortes causadas pela doença neste ano, que atualmente está em 923, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde no dia 1º de abril deste ano, informação que é constantemente atualizada no Painel de Monitoramento de Arboviroses. 
O discurso desinformativo do deputado foi feito no dia 21 de março na Assembleia Legislativa de Pernambuco. No mesmo dia, o informe diário divulgado pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde concluiu que existiam mais de 2 milhões de casos prováveis e 682 óbitos pela doença. 
Um dia após o discurso do Coronel Alberto Feitosa, o Ministério da Saúde fez uma publicação desmentindo que 25 mil brasileiros teriam falecido diariamente pela doença. “Circulam pelas redes sociais narrativas de que a doença já matou 25 mil pessoas no Brasil. Isso é falso”, afirmou a pasta no comunicado. 
Atualmente, ainda segundo dados do Ministério da Saúde do dia 1º de abril, foram confirmados, neste ano, mais de 1 milhão de casos de dengue em todo o país. O Distrito Federal registra o maior número de mortes no Brasil, 187, seguido por São Paulo, com 158 e Minas Gerais com 148. 

Outro lado

A Lupa contatou o deputado Coronel Alberto Feitosa, no entanto, não recebeu retorno até o momento da publicação desta verificação.

Leia mais


Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


16.04.2024 - 17h50
Política
Lula segue recomendação do Ministério da Justiça e sanciona, com veto, PL da ‘saidinha’ de presos

Circula pelas redes sociais que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou o PL 2.253, de 2022, que restringe a chamada 'saidinha' de presos. Falta Contexto. Lula sancionou o projeto com veto, o presidente acatou recomendação do Ministério da Justiça e manteve o direito à saída temporária dos presos do semiaberto para visita a familiares.

Catiane Pereira
16.04.2024 - 17h22
Política
Homem que acusa governo brasileiro de solicitar dados de usuários do X não é diretor da rede

Circula nas redes um vídeo no qual um homem alega que o governo brasileiro teria solicitado aos líderes do X, antigo Twitter, informações pessoais dos usuários. Segundo a legenda do post, o homem seria o diretor da plataforma. É falso. A pessoa que aparece no vídeo é um jornalista estadunidense que levantou as tais suposições em uma reportagem.

Evelyn Fagundes
16.04.2024 - 16h27
Política
É falso que Polícia Federal realizou busca e apreensão na casa de Elon Musk

Post alega que a Polícia Federal realizou uma busca e apreensão na casa do empresário Elon Musk, no Vale do Silício, nos Estados Unidos. É falso. A imagem que acompanha o post foi registrada durante a Operação Narcobroker, da Receita Federal, PF e MPF, em novembro de 2020. Além disso, a PF não tem autonomia para atuar em solo estrangeiro.

Maiquel Rosauro
16.04.2024 - 15h18
Política
É falso que dívida da Petrobras nos EUA causou “holocausto econômico” no Brasil

Mensagem diz que teria sido decretado o “holocausto econômico brasileiro”. Segundo o texto, a situação se desencadeou por uma ação nos Estados Unidos contra a Petrobras que gerou uma dívida na casa do trilhão. É falso. O valor é exagerado. Em nota, a empresa contestou o número e disse que suas obrigações judiciais nos EUA já foram cumpridas.

Evelyn Fagundes
16.04.2024 - 14h20
Redes Sociais
É falso que Felipe Neto recebia ordens de Moraes para pedir remoção de posts

Circula nas redes vídeo cuja legenda afirma que Felipe Neto recebia ordens do ministro do STF Alexandre de Moraes para pedir a dirigentes de plataformas no Brasil para banir posts de opositores. É falso. Não há provas que mostrem que Felipe Neto recebia ordens de Moraes ou de que o influenciador teria influência para remover posts

Ítalo Rômany
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital