UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Homem roubado em vídeo viral é um segurança, não um policial militar
02.04.2024 - 14h00
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais um vídeo no qual um homem uniformizado é assaltado por três pessoas. A legenda das imagens afirma que o homem roubado é um policial militar surpreendido por criminosos durante o trabalho no dia 16 de março de 2024. É falso
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
PMS Fardados são assaltados 16/03/2024
– Legenda de vídeo que circula pelo WhatsApp
Falso
O vídeo mostra um assalto contra um segurança do Hipermercado Novo Atacarejo, em Paulista, Pernambuco, no dia 26 de fevereiro de 2023. Em nota, o Sindicato dos Trabalhadores Vigilantes de Pernambuco (SINDESV-PE) confirmou que o caso é referente a um assalto contra um segurança e informou que a patrulha sindical esteve no dia seguinte ao crime na unidade do Novo Atacarejo de Engenho Maranguape, bairro de Paulista (PE), para prestar suporte ao vigilante. 
Diferente do declara a peça desinformativa, não foram dois ou mais homens assaltados. As imagens mostram um segurança sendo roubado por três homens. O vigilante teve sua arma e colete levados pelos assaltantes. O SINDESV afirmou que o segurança foi surpreendido por bandidos no portão principal do mercado, descrição que confere com as imagens que circulam pelas redes sociais. 
A Polícia Civil de Pernambuco informou, em nota, que ocorreu um caso de roubo em fevereiro de 2023 e que a ação “vitimou um vigilante de um supermercado localizado no município de Paulista (PE)”. Os suspeitos foram capturados pela Polícia Militar, que também recuperou a arma do segurança. No entanto, a Polícia Civil destacou a necessidade de mais informações para confirmar se este é o mesmo caso registrado no vídeo. 
Procurado pela Lupa, o Novo Atacarejo não retornou aos questionamentos sobre o roubo em uma de suas filiais até a publicação desta verificação.  
Leia também
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


12.04.2024 - 17h28
Eleições
Musk não entregou aos EUA provas de interferência de Moraes nas eleições

Publicação nas redes sociais alega que Elon Musk entregou às autoridades dos Estados Unidos documentos evidenciando a interferência do ministro Alexandre de Moraes, do STF, nas eleições de 2022. É falso. Não há nenhum registro sobre o fato. Além disso, um especialista em Direito Constitucional afirma que tal ação não teria efeito prático no Brasil.

Maiquel Rosauro
12.04.2024 - 17h02
Política
É falso que Elon Musk conseguiu o impeachment de Alexandre de Moraes

Circula nas redes um vídeo do deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO), que estaria comemorando o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, após o empresário Elon Musk pedir o afastamento do magistrado. É falso. O vídeo mostra Gayer comemorando a aprovação da PEC que limita decisões monocráticas no STF.

Catiane Pereira
12.04.2024 - 16h16
STF
É de 2016 vídeo sobre ação da PF que cita Alexandre de Moraes; caso foi arquivado

Circula nas redes um vídeo que mostra que o nome do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes apareceu em documentos apreendidos pela PF de uma empresa investigada em esquema de fraude. Falta contexto. O vídeo é antigo, de 2016. Pagamentos à firma de Moraes foram para honorários advocatícios. O caso foi arquivado.

Ítalo Rômany
12.04.2024 - 15h13
Política
É falso que Moraes tenha ‘censurado’ o jornalista Augusto Nunes

Circula nas redes sociais um vídeo em que um homem alega que o jornalista Augusto Nunes teria sido censurado pelo Supremo Tribunal Federal em um processo liderado pelo ministro Alexandre de Moraes. É falso. A Suprema Corte negou que exista uma decisão desse gênero em vigor.


Evelyn Fagundes
12.04.2024 - 14h21
Política
É antigo vídeo no qual Cármen Lúcia fala sobre liberdade de expressão

Um vídeo no qual a vice-presidente do TSE, Cármen Lúcia, fala sobre ‘censura’ em uma sessão da corte circula com uma legenda que insinua que ela estaria se posicionando contra o ministro Alexandre de Moraes em sua disputa com o empresário Elon Musk. É falso. O vídeo é de 2022. A sessão do TSE tratou sobre desmonetização de canais no YouTube.

Catiane Pereira
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital