UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Notícias falsas e vídeos manipulados por IA promovem falso tratamento para diabetes
02.04.2024 - 15h31
Rio de Janeiro - RJ
Circulam na internet anúncios promovendo a substância “Hipoglico”, que promete tratar o diabetes. Entre os conteúdos estão vídeos de pessoas famosas supostamente promovendo a substância, como o ator José Loreto, o cantor Zeca Pagodinho e o médico Drauzio Varella. É falso e os vídeos foram manipulados digitalmente. 
Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

Não há evidências quanto à segurança e eficácia do suplemento

Em nota, a Agência Nacional de Vigilância (Anvisa), informou que o Hipoglico não é registrado, nem aprovado pelo órgão, portanto, não possui comprovação quanto a sua segurança ou eficácia. A substância é, na realidade, um suplemento alimentar e não cabe ao órgão aprovar sua eficácia.
“Suplementos alimentares estão dispensados de registro na Anvisa, sendo submetidos a comunicação junto ao órgão de vigilância sanitária local onde o fabricante está situado.  Este é um procedimento simplificado de regularização de alimentos que não requer análise prévia e, portanto, a empresa é responsável por dispor no mercado produtos que atendam a legislação sanitária de alimentos”, explicou a Anvisa.  
“Chega no Brasil solução definitiva para diabetes 
para tipo 1 e 2 ”

– Texto em vídeo que circula nas redes sociais
Falso
Trata-se de um deepfake. O vídeo foi manipulado digitalmente para parecer que o médico recomendou a substância. Em diversas publicações, como vídeos publicado no Instagram e YouTube sobre o tema, Varella informa que não faz propagandas sobre medicamentos e alerta para golpes, que, com frequência, utilizam sua imagem. Em uma das publicações, ele inclusive se queixa das inúmeras propagandas enganosas utilizando sua imagem.  
Veja, abaixo, o vídeo publicado pelo perfil do médico no Instagram em 2 de fevereiro de 2024: 
Para convencer potenciais compradores, a publicação também utiliza a logo do portal de notícias G1. Contudo, nenhuma notícia sobre o suplemento foi localizada no site de notícias da Globo.
“É por isso que os famosos não usam mais insulina 
Zeca Pagodinho revela qual tratamento está fazendo uso [Hipoglico]”
– Texto em vídeo que circula nas redes sociais
Falso
Trata-se de um deepfake, gravação que usa inteligência artificial para simular voz e imagem e enganar usuários da internet para vender produtos. Em nota, a assessoria do cantor Zeca Pagodinho confirmou que o vídeo é falso e manipulado por Inteligência artificial. 
O registro original é da entrevista dada pelo cantor à apresentadora Marília Gabriela, transmitida em 6 de maio de 2012. Na conversa não houve nenhuma menção ao Hipoglico.
“[José] Loreto fala como se livrou da diabetes”
– Texto em vídeo que, até 15h do dia 01 de abril de 2024, havia sido visualizado por 23 mil usuários no Facebook
Falso
Trata-se de um deepfake. O vídeo foi manipulado digitalmente para parecer que o ator José Loreto recomendou a substância Hipoglico. Na versão original das imagens, retiradas da entrevista dada por Loreto ao programa Mais Você em 20 de setembro de 2022, o ator não menciona o suplemento.  
Além disso, durante a entrevista o Loreto declara que para controlar a doença mantêm uma dieta balanceada, pratica exercícios físicos e recorre à insulina.

SAIBA MAIS:

Esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.





Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


23.06.2025 - 21h54
Internacional
Netanyahu não acusou ‘país ocidental’ de fornecer urânio ao Irã em entrevista à Fox News

Circula nas redes vídeo que afirma que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse em entrevista à Fox News que um certo ‘país ocidental’ forneceu urânio ao Irã, em menção ao Brasil. É falso. Em nenhum momento da entrevista há qualquer menção a um ‘país ocidental’. Além disso, o Brasil não vende urânio para uso bélico.

Ítalo Rômany
23.06.2025 - 11h55
Internacional
Trump não apresentou projeto de lei para permitir recusa de atendimento médico a democratas

Circula, em publicações no Facebook e no X, a alegação de que o presidente dos EUA, Donald Trump, assinou um projeto de lei que permite que médicos recusem atendimento a pessoas que não votaram no Partido Republicano. Falta contexto. Não há projeto de lei sobre o assunto. A recusa é uma possível consequência de uma outra medida de Donald Trump.

João Pedro Capobianco
18.06.2025 - 18h40
Fraude
Sites fraudulentos voltam a usar advogados para se passar pelos Correios

Circulam nas redes sociais publicações afirmando que, caso exista alguma encomenda que ainda não tenha sido entregue, ela está parada nos Correios aguardando regularização. Segundo os posts, é preciso pagar uma taxa para que a entrega seja feita. É falso. As publicações foram criadas com deepfake e não levam para o site oficial dos Correios.


Evelyn Fagundes
18.06.2025 - 14h45
Internacional
É falso que a FIFA excluiu os EUA como país sede da Copa de 2026

Circula no TikTok um vídeo com a alegação de que a Copa do Mundo de futebol masculino não será disputada nos Estados Unidos em 2026, por decisão da FIFA. É falso. A FIFA confirmou, na última quarta-feira (11), Canadá, México e Estados Unidos como países sede do torneio. Não existe qualquer informação oficial sobre a retirada da Copa dos EUA.

João Pedro Capobianco
17.06.2025 - 21h21
Internacional
É falsa mensagem atribuída ao Papa Leão 14 sobre oração ao Oriente Médio

Circula nas redes um texto com uma suposta convocação feita pelo Papa Leão 14 para que as pessoas orem pelo Oriente Médio, em razão das guerras que ocorrem na região. É falso. A mesma declaração já foi atribuída ao Papa Francisco em 2023. Não há evidências de que o texto tenha sido escrito por qualquer dos dois pontífices. 


Evelyn Fagundes
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital