Circula nas redes vídeo que afirma que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse em entrevista à Fox News que um certo ‘país ocidental’ forneceu urânio ao Irã, em menção ao Brasil. É falso. Em nenhum momento da entrevista há qualquer menção a um ‘país ocidental’. Além disso, o Brasil não vende urânio para uso bélico.
Circula, em publicações no Facebook e no X, a alegação de que o presidente dos EUA, Donald Trump, assinou um projeto de lei que permite que médicos recusem atendimento a pessoas que não votaram no Partido Republicano. Falta contexto. Não há projeto de lei sobre o assunto. A recusa é uma possível consequência de uma outra medida de Donald Trump.
Circulam nas redes sociais publicações afirmando que, caso exista alguma encomenda que ainda não tenha sido entregue, ela está parada nos Correios aguardando regularização. Segundo os posts, é preciso pagar uma taxa para que a entrega seja feita. É falso. As publicações foram criadas com deepfake e não levam para o site oficial dos Correios.
Circula no TikTok um vídeo com a alegação de que a Copa do Mundo de futebol masculino não será disputada nos Estados Unidos em 2026, por decisão da FIFA. É falso. A FIFA confirmou, na última quarta-feira (11), Canadá, México e Estados Unidos como países sede do torneio. Não existe qualquer informação oficial sobre a retirada da Copa dos EUA.
Circula nas redes um texto com uma suposta convocação feita pelo Papa Leão 14 para que as pessoas orem pelo Oriente Médio, em razão das guerras que ocorrem na região. É falso. A mesma declaração já foi atribuída ao Papa Francisco em 2023. Não há evidências de que o texto tenha sido escrito por qualquer dos dois pontífices.