UOL - O melhor conteúdo
Lupa
São de 2015 reportagens sobre corte de R$ 10 bilhões no Bolsa Família
03.04.2024 - 17h36
Rio de Janeiro - RJ
Circulam nas redes sociais vídeos que mostram trechos de reportagens sobre a previsão de um corte de R$ 10 bilhões no Bolsa Família. Os posts têm sido compartilhados como se as informações fossem atuais. É falso
Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
Faz o L 
O BOLSA FAMÍLIA SOFRERÁ UM CORTE DE 10 BILHÕES DE REAIS 
PREPAREM-SE

– Legenda do vídeo que circula nas redes sociais
Falso
O vídeo utilizado pelo post desinformativo não é recente. Trata-se de um conteúdo jornalístico de 2015 que noticiou a previsão de um corte de R$10 bilhões no Bolsa Família para o plano orçamentário do ano seguinte. A Lupa encontrou a versão original da reportagem em uma publicação feita no YouTube há oito anos pelo SBT. 
A notícia também foi manipulada em outras publicações falsas que alegam que o conteúdo teria sido produzido pela Record recentemente, no dia 2 de abril deste ano. Em outros vídeos compartilhados, há trechos que mostram o relator do projeto orçamentário que propôs o corte no Bolsa Família na época, o então deputado federal Ricardo Barros (PP-PR). Além disso, aparece um repórter segurando um microfone com a logomarca do SBT. Pesquisando no YouTube por “relator confirma corte de 10 bilhões no Bolsa Família SBT” é possível encontrar o vídeo original, de 11 de dezembro de 2015. 
Na época, o deputado justificou que a redução seria necessária para atingir a meta fiscal do ano seguinte e para combater fraudes. Segundo Barros, uma parcela de beneficiários não estariam aptos a usufruir dos benefícios do programa.
Apesar da declaração do relator, a proposta não teve apoio de partidos da base do governo e da oposição e, por conseguinte, a Comissão de Orçamento derrubou o corte e manteve o valor de R$ 28 bilhões para o Bolsa Família no ano de 2016.
A narrativa falsa ainda aparece em outras versões nas redes. Outra publicação utiliza um trecho editado de uma transmissão do Jornal Nacional, de 11 de dezembro de 2015, e tem sido compartilhada com a seguinte legenda enganosa: “Lula confirma o corte de 10 bilhões no bolsa família e muito mais”. O conteúdo original foi distribuído pela Globo
Esse post desinformativo utilizou técnicas de edição para manipular os elementos reais e esconder informações. Por exemplo, comparando-se um trecho do conteúdo original com o falso, é possível perceber que o painel em que aparece que o texto sobre o orçamento de 2016 foi apagado na postagem enganosa. Além disso, a imagem do vídeo falso está mais clara e espelhada. 
À esq., captura do vídeo original divulgado pelo G1; À dir., imagem do conteúdo desinformativo

Leia mais



Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


18.05.2024 - 16h51
Rio Grande do Sul
É falso que barragem da Usina 14 de Julho causou enchente no RS; vídeo é antigo

Vídeo que circula nas redes sociais afirma que a abertura de comportas das barragens do Rio das Antas e do Rio Carreiro teria resultado nas enchentes do Rio Grande do Sul. É falso. Trata-se de um vídeo antigo que não tem relação com as recentes enchentes. Além disso, as barragens citadas não têm capacidade de impactar nas cheias.


Evelyn Fagundes
18.05.2024 - 12h46
Rio Grande do Sul
Vídeo de resgate de criança por civis em enxurrada foi gravado na Turquia, não no RS

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra o resgate de duas pessoas em uma enchente. A legenda afirma se tratar do salvamento de duas crianças que ocorreu recentemente no Rio Grande do Sul. É falso. A gravação mostra o resgate de uma mulher e de uma criança em março de 2023 na Turquia.

Catiane Pereira
18.05.2024 - 09h46
Rio Grande do Sul
É falso que 2 mil corpos foram congelados em frigorífico de Canoas (RS)

Vídeo nas redes sociais alega que estão congelando corpos em câmaras frigoríficas no bairro Mathias Velho, em Canoas (RS). É falso. O Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul e a Prefeitura de Canoas desmentiram o boato. Além disso, o boletim da Defesa Civil, divulgado às 9h de sábado (18), aponta 22 óbitos em Canoas.

Catiane Pereira
17.05.2024 - 17h30
Rio Grande do Sul
É falso que foram destruídas doações para o RS mostradas em vídeo viral

Circula nas redes sociais um vídeo alegando que doações enviadas para o Rio Grande do Sul foram destruídas. É falso. Trata-se de um registro de 2023, em que donativos estavam sendo movidos por uma retroescavadeira para organizar o local. O conteúdo desinformativo ainda conta com outras narrativas falsas.


Evelyn Fagundes
16.05.2024 - 17h15
Rio Grande do Sul
É falso que lista com 53 nomes seja de crianças desacompanhadas em abrigo na Ulbra, em Canoas

Circula pelas redes sociais uma lista com supostos nomes de crianças sem seus responsáveis que estariam abrigadas no Campus da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas (RS). É falso. Na verdade a lista traz os nomes de pessoas desabrigadas e que foram acolhidas em outro local, não de crianças desacompanhadas.

Catiane Pereira
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital