UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Sérgio Camargo posta fake de Trump com uso de IA e rebate notificação: 'Não tem importância'
03.04.2024 - 16h39
João Pessoa - PB
Imagens falsas do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump ao lado de pessoas negras, geradas por inteligência artificial (IA), voltaram a circular nas redes sociais na terça-feira (2) em publicações feitas por Sérgio Camargo, ex-presidente da Fundação Cultural Palmares. Apesar de receber a notificação no X e nos comentários da postagem informando sobre a origem da imagem, Camargo desdenhou da informação.
No primeiro post, feito às 12h28, não havia nenhum aviso sobre a imagem ter sido criada por IA. Na legenda, apenas a frase “O racismo de Donald Trump precisa ser contido, diz a esquerda”. Após ser criticado nos comentários e corrigido através das Notas da Comunidade, Camargo reforçou em sua fala que o fato de a imagem ter sido gerada por IA "não tem importância".
"A imagem é linda e também é fiel ao sentimento de respeito e à consideração que Trump tem pelos pretos decentes e trabalhadores da América. Se foi gerada por IA, isso não tem importância. Trump será, mais uma vez, o presidente dos pretos livres", postou. A publicação no X tinha mais de 53 mil visualizações até a tarde desta quarta-feira (3). 
Post de Sérgio Camargo no X com imagem falsa gerada por IA de Donald Trump
Horas depois da primeira publicação, Sérgio Camargo voltou a postar outra imagem falsa gerada por IA de Donald Trump. "[Ele] é o candidato dos pretos libertos da América! Galera do Black Lives Matter, vocês não. Na administração Trump não haverá lugar para o ódio anti-branco, ressentimento e corrupção". 
Novamente a publicação recebeu uma correção afirmando que a fotografia era falsa. O ex-presidente da Fundação Cultural Palmares também repostou no Instagram o registro, mais uma vez sem nenhum aviso.
Horas depois, Sérgio Camargo voltou a postar no X outra imagem falsa gerada por IA de Donald Trump, novamente sem aviso
Segundo reportagem publicada em março deste ano pela BBC, a foto acima foi postada originalmente em um perfil satírico que gera imagens do ex-presidente norte-americano e ganhou repercussão quando foi repostada com uma legenda falsa. 

Imagens criadas por apoiadores

A reportagem da BBC apurou que eleitores de Donald Trump estão criando imagens do ex-presidente posando com apoiadores negros e usando os falsos registros para estimular eleitores desse grupo a votarem no Partido Republicano nas eleições deste ano. Não há registros de que Trump tenha feito paradas em sua campanha para tirar fotos com negros que acenavam em sua direção, como sugerem as legendas que acompanham o registro em publicações nos Estados Unidos.
Há diversos elementos nas imagens postadas por Sérgio Camargo que provam que os registros são falsos e foram gerados por IA. O primeiro deles é a mão do ex-presidente. Num dos registros, o dedo indicador de Trump aparece maior que todos os demais. Além disso, é possível ver que a pele de todos que aparecem na fotografia está mais brilhante que o normal.
Imagem analisada mais de perto mostra sinais de que foto foi gerada por IA.
Sérgio Camargo é apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e esteve à frente da Fundação Cultural Palmares de novembro de 2019 até março de 2023. Ele já se envolveu em diversas polêmicas — chegou a afirmar que no Brasil existe um "racismo nutella" e que "a negrada daqui reclama porque é imbecil e desinformada pela esquerda". Ele deixou o cargo para ser candidato a deputado federal pelo PL, em São Paulo. Com pouco mais de 13 mil votos, não conseguiu se eleger.
A reportagem tentou contato com Sérgio Camargo, mas não houve retorno.

LEIA MAIS
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Reportagem
Conteúdo investigativo que aborda temas diversos relacionados a desinformação com o objetivo de manter os leitores informados.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


16.09.2024 - 18h11
Eleições 2024
'Cadeirada' de Datena reacende fakes e vira até propaganda eleitoral paga de candidatos

A 'cadeirada' de Datena em Pablo Marçal no debate da TV Cultura gerou uma série de reações nas redes. O assunto rapidamente virou meme, com muitos perfis zombando do quadro clínico de Marçal e chamando o episódio de 'fakeada 2.0'. O ocorrido também foi usado por candidatos para promover suas campanhas com anúncios pagos na biblioteca da Meta.

Carol Macário
16.09.2024 - 10h00
Eleições 2024
Em São Paulo, PCC vira arma política e mensagens que ligam candidatos ao crime chegam a mais de 600 mil pessoas

Levantamento da Lupa aponta que mensagens associando candidatos à prefeitura de São Paulo ao PCC já alcançaram mais de 600 mil pessoas. Em grupos de WhatsApp e Telegram, conteúdos ligando a facção a políticos, como Pablo Marçal e Guilherme Boulos, têm influenciado o debate eleitoral.

Cristina Tardáguila
13.09.2024 - 10h18
Eleições 2024
Prefeitura do Rio: Central 1746 recebeu 3 milhões de chamados desde 2021; veja as principais demandas dos cidadãos

A Central de Atendimento 1746 da Prefeitura do Rio de Janeiro registrou cerca de 3 milhões de solicitações entre janeiro de 2021 e o primeiro quadrimestre de 2024. Dez dos 164 bairros concentram cerca de 30% da demanda por serviços municipais. Levantamento da Lupa mostra quais as principais demandas dos cidadãos.

Francisco Amorim
09.09.2024 - 19h00
Eleições 2024
Candidato do PL paga por post misógino contra Anielle como propaganda eleitoral

O candidato a vereador do Rio de Janeiro pelo Partido Liberal (PL), Professor Paschoal, impulsinou no Instagram e Facebook uma propaganda eleitoral de cunho misógino contra a ministra da Igualdade Racial Anielle Franco, com alusão a caso de assédio sexual e morte de sua irmã, Marielle Franco.

Gabriela Soares
06.09.2024 - 12h31
Política
Parlamentares bolsonaristas e grupos de extrema-direita mobilizam atos de 7/9 com anúncios pagos e fakes

Monitoramento da Lupa mostra uma forte mobilização de parlamentares bolsonaristas e grupos da extrema-direita nas redes sociais para os atos de 7 de setembro, com anúncios impulsionados na Meta com ataques ao ministro do STF Alexandre de Moraes, além de compartilhamento de fakes e mensagens de 'golpe' e 'fraude' nas eleições de 2022.

Carol Macário
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital