UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Vídeo em que Bolsonaro comemora o golpe de 1964 em Brasília é de 2014
04.04.2024 - 18h19
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em um ato de celebração sobre o regime golpista de 1964 no Brasil. As imagens mostram Bolsonaro em frente ao Ministério da Defesa, em Brasília, com placas dedicadas à exaltação da ditadura militar e dos militares. A legenda insinua que o registro seria recente. Falta Contexto.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
O cara é da pá virada. Sozinho, contra tudo e todos, deixou marcado com comemoração um dia importantíssimo da história do Brasil (...)
– Legenda de vídeo que circula pelo WhatsApp
Falta contexto
O vídeo que mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) comemorando o regime militar de 1964 é antigo e foi registrado em 2014. O vídeo original foi publicado no próprio canal de Jair Bolsonaro no Youtube, no dia 1 de abril de 2014.
Na época, o então deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ) participou de comemorações em frente ao Ministério da Defesa e soltou rojões ao lado de uma faixa com os dizeres: “Parabéns militares (...) Graças a vocês o Brasil não é Cuba”. 
Esta não foi a primeira vez que Bolsonaro exaltou a ditadura em um ato simbólico em Brasília. Em 2013 ele realizou o ato e soltou fogos ao lado de uma faixa escrita: “Brasil não é Cuba, parabéns militares”. Em 2015, a mesma cena se repetiu.
Este ano completou-se 60 anos do início da última ditadura militar brasileira, em 31 de março de 1964. A Lupa consultou especialistas, documentos e dados públicos para desmentir narrativas desinformativas que ainda circulam sobre o golpe de 1964, confira aqui.
Leia também
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


17.03.2025 - 18h07
Política
Imagem de multidão em ato de Bolsonaro no Rio é de 2024

Circula nas redes sociais uma imagem que, segundo a legenda, seria do ato realizado no domingo (16), pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no Rio de Janeiro. É falso. A imagem é antiga e circula nas redes ao menos desde 21 de abril de 2024.

Ítalo Rômany
17.03.2025 - 17h57
Política
É falso que relator da OEA disse que STF usou 8 de janeiro para instaurar censura

É falso que um relator da OEA afirmou que os ataques de 8 de Janeiro foram uma cortina de fumaça para o STF instaurar censura no Brasil. O homem no vídeo não é Pedro Vaca Villarreal, relator da Organização dos Estados Americanos que esteve no Brasil, mas sim Julio Pohl, advogado da ADF International, organização conservadora internacional.

Gabriela Soares
17.03.2025 - 11h28
Política
Caso arquivado pela Justiça não prova que Alexandre de Moraes tenha imóveis e contas milionárias nos EUA

Circula nas redes sociais a alegação de que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes tem imóveis e contas bancárias milionárias nos Estados Unidos. Falso. A publicação usa uma reportagem de 2016 sobre um inquérito policial que citava Moraes, mas o caso foi arquivado pela Justiça.

João Pedro Capobianco
14.03.2025 - 15h47
Saúde
Bebida com inhame, limão, laranja e chá de baleeira não “cancela” sintomas da dengue

Circula nas redes um vídeo afirmando que uma bebida preparada com inhame, limão e laranja além de um chá de baleeira poderiam “cancelar” os sintomas da dengue. É falso. Não existe qualquer comprovação científica de que esses alimentos sejam eficazes no combate à doença. Alguns desses itens, inclusive, já foram citados em outras receitas falsas.


Evelyn Fagundes
14.03.2025 - 14h20
Religião
Post com pedido de oração pela Síria atribuído ao Papa é fake

Circula, pelas redes sociais, um pedido de orações pela Síria feito pelo Papa Francisco. No texto da publicação, são mencionadas pessoas decapitadas na cidade de Qaraqosh, no Iraque. É falso. A mensagem circula nas redes desde, pelo menos, 2017. Não se tem notícia de mensagem semelhante divulgada pelo Pontífice.

João Pedro Capobianco
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital