UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que evento de Lula no Parque Dona Lindu, em Recife, não teve público
10.04.2024 - 17h03
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra a parte externa do Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, em Recife (PE). O post alega que um evento realizado no local com a presença do presidente Lula (PT) não teve público, uma vez que o parque estava vazio. É falso
Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
Lula no Recife. No Parque Público faltou gente para ouvir o presidente

– Legenda do vídeo que circula nas redes sociais
Falso
O vídeo engana ao alegar, tanto na legenda quanto na narração, que o evento não teve público. Apesar da gravação mostrar o Parque Dona Lindu, a cerimônia não estava programada para ser realizada na parte externa do local, mas na área interna, no Teatro Luiz Mendonça. Imagens feitas no espaço mostram dezenas de pessoas sentadas nas poltronas, participando da solenidade que sancionou o marco regulatório do Sistema Nacional de Cultura.
Fotografia feita no dia 4 de abril deste ano no Teatro Luiz Mendonça. Créditos: Ricardo Stuckert/ PR
Um dia antes da realização do evento, o Palácio do Planalto comunicou em seu site que a cerimônia iria ocorrer dentro do teatro, não na parte externa, como acusa o narrador do vídeo desinformativo. “A solenidade será a partir das 19h, no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, em Recife (PE). A entrada do público está sujeita à lotação do espaço. Projetado por Oscar Niemeyer, a área de lazer recebeu o nome em homenagem à mãe do presidente Lula”, diz a nota publicada no portal do Planalto
Cerimônia realizada no Teatro Luiz Mendonça, na capital pernambucana. Créditos: Ricardo Stuckert/ PR
O Sistema Nacional de Cultura (SNC), apelidado informalmente como “SUS da cultura”, estabeleceu a Lei 14.835/2024 – aprovada pelo Senado em março – que determina princípios para promover o direito da sociedade à cultura por meio da colaboração entre municípios, estados, Distrito Federal e União. A comparação com o SUS, segundo o Planalto, se deve pela configuração do SNC, que não é um projeto ou um programa, mas “uma forma de organizar a política cultural”. 

Leia mais


Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


18.05.2024 - 16h51
Rio Grande do Sul
É falso que barragem da Usina 14 de Julho causou enchente no RS; vídeo é antigo

Vídeo que circula nas redes sociais afirma que a abertura de comportas das barragens do Rio das Antas e do Rio Carreiro teria resultado nas enchentes do Rio Grande do Sul. É falso. Trata-se de um vídeo antigo que não tem relação com as recentes enchentes. Além disso, as barragens citadas não têm capacidade de impactar nas cheias.


Evelyn Fagundes
18.05.2024 - 12h46
Rio Grande do Sul
Vídeo de resgate de criança por civis em enxurrada foi gravado na Turquia, não no RS

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra o resgate de duas pessoas em uma enchente. A legenda afirma se tratar do salvamento de duas crianças que ocorreu recentemente no Rio Grande do Sul. É falso. A gravação mostra o resgate de uma mulher e de uma criança em março de 2023 na Turquia.

Catiane Pereira
18.05.2024 - 09h46
Rio Grande do Sul
É falso que 2 mil corpos foram congelados em frigorífico de Canoas (RS)

Vídeo nas redes sociais alega que estão congelando corpos em câmaras frigoríficas no bairro Mathias Velho, em Canoas (RS). É falso. O Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul e a Prefeitura de Canoas desmentiram o boato. Além disso, o boletim da Defesa Civil, divulgado às 9h de sábado (18), aponta 22 óbitos em Canoas.

Catiane Pereira
17.05.2024 - 17h30
Rio Grande do Sul
É falso que foram destruídas doações para o RS mostradas em vídeo viral

Circula nas redes sociais um vídeo alegando que doações enviadas para o Rio Grande do Sul foram destruídas. É falso. Trata-se de um registro de 2023, em que donativos estavam sendo movidos por uma retroescavadeira para organizar o local. O conteúdo desinformativo ainda conta com outras narrativas falsas.


Evelyn Fagundes
16.05.2024 - 17h15
Rio Grande do Sul
É falso que lista com 53 nomes seja de crianças desacompanhadas em abrigo na Ulbra, em Canoas

Circula pelas redes sociais uma lista com supostos nomes de crianças sem seus responsáveis que estariam abrigadas no Campus da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas (RS). É falso. Na verdade a lista traz os nomes de pessoas desabrigadas e que foram acolhidas em outro local, não de crianças desacompanhadas.

Catiane Pereira
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital