UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que governo Lula está instalando orelhões em Palmas para acabar com redes sociais
10.04.2024 - 14h50
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais um vídeo que afirma que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende censurar o uso de redes sociais no Brasil. O narrador mostra um técnico trabalhando em um telefone público em Palmas (TO), o chamado orelhão, e diz que esse serviço será retomado em todo o país quando não for mais possível acessar as plataformas. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
Os orelhões estão voltando. O Lula agora já está com um projeto que vai cessar as redes sociais e já está instalando uns orelhões aqui em Palmas (TO) e no Brasil quase todo, né? Para o povo voltar para o cartãozinho (...)
– Trecho de vídeo que circula pelo WhatsApp
Falso
Não existe um projeto do governo federal para retomada dos orelhões em substituição às redes sociais. Em nota, o Ministério das Comunicações negou que há um programa de reativação de aparelhos de telefones públicos e explicou que a manutenção de orelhões em funcionamento continua sendo realizada. 
As cenas do post viral mostram a manutenção de um aparelho em Palmas feito por uma empresa terceirizada, não a instalação de um orelhão novo. A Oi, empresa de telecomunicações responsável pelo equipamento do vídeo, também informou que não está atuando em nenhum projeto para a retomada dos orelhões.
Ao contrário do que é dito no vídeo, ainda existem telefones de uso público no Brasil. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), há 65.488 orelhões instalados no país. Desse total, 31.551 funcionam 24 horas e 33.937 estavam em manutenção, segundo consulta realizada no dia 9 de abril de 2024. Há 5.986 aparelhos desse tipo adaptados para cadeirantes, e 4.351 adaptados para pessoas com deficiências auditivas ou de fala
De acordo com a Oi, cerca de 66% dos orelhões da empresa de telefonia existentes registram uma média de menos de uma chamada por dia. Além disso, a empresa informa que as ligações de um orelhão para qualquer aparelho (telefone fixo ou celular) são gratuitas, desde que realizadas para o DDD do mesmo estado. Isso se deve porque não existe comercialização de cartão telefônico, já que o custo seria maior que a receita das chamadas, o que se somaria aos custos de manutenção. 
Conteúdo semelhante foi verificado por Boatos.org.
Leia também
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


18.05.2024 - 16h51
Rio Grande do Sul
É falso que barragem da Usina 14 de Julho causou enchente no RS; vídeo é antigo

Vídeo que circula nas redes sociais afirma que a abertura de comportas das barragens do Rio das Antas e do Rio Carreiro teria resultado nas enchentes do Rio Grande do Sul. É falso. Trata-se de um vídeo antigo que não tem relação com as recentes enchentes. Além disso, as barragens citadas não têm capacidade de impactar nas cheias.


Evelyn Fagundes
18.05.2024 - 12h46
Rio Grande do Sul
Vídeo de resgate de criança por civis em enxurrada foi gravado na Turquia, não no RS

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra o resgate de duas pessoas em uma enchente. A legenda afirma se tratar do salvamento de duas crianças que ocorreu recentemente no Rio Grande do Sul. É falso. A gravação mostra o resgate de uma mulher e de uma criança em março de 2023 na Turquia.

Catiane Pereira
18.05.2024 - 09h46
Rio Grande do Sul
É falso que 2 mil corpos foram congelados em frigorífico de Canoas (RS)

Vídeo nas redes sociais alega que estão congelando corpos em câmaras frigoríficas no bairro Mathias Velho, em Canoas (RS). É falso. O Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul e a Prefeitura de Canoas desmentiram o boato. Além disso, o boletim da Defesa Civil, divulgado às 9h de sábado (18), aponta 22 óbitos em Canoas.

Catiane Pereira
17.05.2024 - 17h30
Rio Grande do Sul
É falso que foram destruídas doações para o RS mostradas em vídeo viral

Circula nas redes sociais um vídeo alegando que doações enviadas para o Rio Grande do Sul foram destruídas. É falso. Trata-se de um registro de 2023, em que donativos estavam sendo movidos por uma retroescavadeira para organizar o local. O conteúdo desinformativo ainda conta com outras narrativas falsas.


Evelyn Fagundes
16.05.2024 - 17h15
Rio Grande do Sul
É falso que lista com 53 nomes seja de crianças desacompanhadas em abrigo na Ulbra, em Canoas

Circula pelas redes sociais uma lista com supostos nomes de crianças sem seus responsáveis que estariam abrigadas no Campus da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas (RS). É falso. Na verdade a lista traz os nomes de pessoas desabrigadas e que foram acolhidas em outro local, não de crianças desacompanhadas.

Catiane Pereira
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital