UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Anvisa não aprovou remédio ‘100dores’ para tratar dores nas articulações
11.04.2024 - 15h05
Rio de Janeiro - RJ
Circulam nas redes sociais vídeos que mostram trechos de telejornais recomendando medicamentos para dores nas articulações que supostamente foram aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). É falso
Um deles mostra o jornalista e apresentador Luiz Bacci, durante o programa Cidade Alerta, da TV Record, recomendando um remédio intitulado “100dores” para aliviar dores articulares. Outra gravação mostra trechos do Fantástico, da Rede Globo, e acrescenta uma narração do médico Drauzio Varella recomendando o medicamento.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
Anvisa acaba de aprovar um tratamento [100dores] que cura dores nas articulações (...)
– Trecho de vídeo que circula pelas redes sociais
Falso
Não existe um remédio registrado pela Anvisa com o nome ‘100dores’.  Em nota, a agência de vigilância sanitária confirmou que não há nenhum medicamento aprovado com o nome "100dores". Todos os medicamentos aprovados para uso no Brasil podem ser consultados no site da Anvisa
A peça desinformativa utiliza um trecho do programa ‘Cidade Alerta’, da Record, no qual o apresentador Luiz Bacci supostamente recomenda o tratamento para dores nas articulações. Contudo, buscas no Google não apresentam resultados sobre o programa ter feito tal recomendação. Além disso, a voz do apresentador não está sincronizada com as imagens, o que demonstra manipulação.
É hora de dar um basta nessa dor que não passa (...) Cúrcuma Pró mais, receba em 24 horas e pague só na entrega
– Trecho de vídeo que circula pelas redes sociais
Falso
O vídeo foi manipulado. A reportagem original do Fantástico, da Rede Globo, foi ao ar no dia 17 de dezembro de 2017 e abordou opções de tratamento para pessoas com dores nas costas. O vídeo original foi editado e acrescentado de outro que recomenda o suplemento alimentar “Cúrcuma Pro+”. Esse medicamento não está registrado na Anvisa
Em nenhum momento da reportagem original ocorre a recomendação de qualquer medicamento. Um dos focos da reportagem era o acompanhamento de tratamento médico indicado para os pacientes com dores nas costas, que consistia em fisioterapia e atividades físicas e, em casos mais extremos, cirurgia.   
A reportagem fez parte de uma série chamada “Essa Dor que não passa”, comandada pelo médico Drauzio Varella, que tratava sobre dores crônicas. Vale pontuar que Drauzio Varella já fez uma série de alertas e publicações informando que não faz propagandas de medicamentos ou tratamentos de saúde
Leia também
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


18.05.2024 - 16h51
Rio Grande do Sul
É falso que barragem da Usina 14 de Julho causou enchente no RS; vídeo é antigo

Vídeo que circula nas redes sociais afirma que a abertura de comportas das barragens do Rio das Antas e do Rio Carreiro teria resultado nas enchentes do Rio Grande do Sul. É falso. Trata-se de um vídeo antigo que não tem relação com as recentes enchentes. Além disso, as barragens citadas não têm capacidade de impactar nas cheias.


Evelyn Fagundes
18.05.2024 - 12h46
Rio Grande do Sul
Vídeo de resgate de criança por civis em enxurrada foi gravado na Turquia, não no RS

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra o resgate de duas pessoas em uma enchente. A legenda afirma se tratar do salvamento de duas crianças que ocorreu recentemente no Rio Grande do Sul. É falso. A gravação mostra o resgate de uma mulher e de uma criança em março de 2023 na Turquia.

Catiane Pereira
18.05.2024 - 09h46
Rio Grande do Sul
É falso que 2 mil corpos foram congelados em frigorífico de Canoas (RS)

Vídeo nas redes sociais alega que estão congelando corpos em câmaras frigoríficas no bairro Mathias Velho, em Canoas (RS). É falso. O Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul e a Prefeitura de Canoas desmentiram o boato. Além disso, o boletim da Defesa Civil, divulgado às 9h de sábado (18), aponta 22 óbitos em Canoas.

Catiane Pereira
17.05.2024 - 17h30
Rio Grande do Sul
É falso que foram destruídas doações para o RS mostradas em vídeo viral

Circula nas redes sociais um vídeo alegando que doações enviadas para o Rio Grande do Sul foram destruídas. É falso. Trata-se de um registro de 2023, em que donativos estavam sendo movidos por uma retroescavadeira para organizar o local. O conteúdo desinformativo ainda conta com outras narrativas falsas.


Evelyn Fagundes
16.05.2024 - 17h15
Rio Grande do Sul
É falso que lista com 53 nomes seja de crianças desacompanhadas em abrigo na Ulbra, em Canoas

Circula pelas redes sociais uma lista com supostos nomes de crianças sem seus responsáveis que estariam abrigadas no Campus da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas (RS). É falso. Na verdade a lista traz os nomes de pessoas desabrigadas e que foram acolhidas em outro local, não de crianças desacompanhadas.

Catiane Pereira
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital