UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É antigo vídeo no qual Cármen Lúcia fala sobre liberdade de expressão
12.04.2024 - 14h21
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais um vídeo no qual a vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, afirma que “se comprovar desbordando para uma censura, deve ser imediatamente reformulada a decisão”. A legenda insinua que a gravação é de uma sessão recente da corte e demonstraria que ministros estariam “repensando suas decisões” após o empresário Elon Musk insinuar que o presidente do TSE e ministro do STF, Alexandre de Moraes, estaria praticando censura no Brasil. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
O efeito Elon Musk já está fazendo a bandidagem repensar suas decisões.*DEUS não dorme!* Os bandidos e o ditador de toga estão recuando das m que fazem O Bicho vai pegar
– Legenda de vídeo que circula pelas redes sociais
Falso
O vídeo é antigo e foi gravado durante uma sessão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em outubro de 2022. A fala da vice-presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, foi proferida durante julgamento que decidiu pela suspensão da monetização de quatro canais bolsonaristas no YouTube e da exibição do documentário intitulado “Quem mandou matar Jair Bolsonaro?”, produzido pelo site Brasil Paralelo, até o dia 31 de outubro de 2022 - dia seguinte ao segundo turno das eleições daquele ano. 
Na ocasião, a ministra se posicionou contrária a qualquer tipo de censura, afirmando que decisões como a adotada pelo TSE precisam ser tomadas como se fosse "algo que pode ser um veneno ou um remédio" e ressaltou que a decisão teve como objetivo proteger a segurança do processo eleitoral. Para o TSE, havia indícios de que ocorreu atuação desses canais para difundir desinformação contra o então candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A peça desinformativa sugere que a ministra estaria se posicionando contrária às decisões do ministro Alexandre de Moraes em relação à determinação de inclusão do empresário e dono do X, Elon Musk, como investigado no Inquérito das Milícias Digitais, em 7 de abril
Leia também
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


17.09.2024 - 19h09
Política
É falso que Lula disse que não confia nas urnas eletrônicas sem impressão de votos

Circula nas redes um vídeo em que o presidente Lula fala sobre as eleições venezuelanas. Segundo a legenda, o político disse que não confia nas urnas eletrônicas sem votos impressos e pediu os comprovantes para confirmar a reeleição de Maduro. É falso. A fala foi deturpada. No vídeo, o petista defendeu a divulgação das atas de votação da Venezuela

Evelyn Fagundes
17.09.2024 - 18h56
Política
Marçal exagera ao dizer que 2.890 cidades têm mais Bolsa Família que CLT

Circula nas redes trecho de entrevista do candidato a prefeito de São Paulo Pablo Marçal (PRTB), no qual ele afirma que em “2.890 [cidades] têm mais Bolsa Família do que CLT” e que quem recebe o benefício não pode trabalhar. O número citado é exagerado e não é proibido trabalhar para quem recebe o benefício. 

Gabriela Soares
16.09.2024 - 17h07
Meio Ambiente
Foto de ave queimada tentando proteger ninho foi registrada no Irã, não no Brasil

A imagem de um pássaro queimado ao lado de um ninho circula pelas redes sem a data de registro e nem o contexto da imagem, sendo associada a onda de incêndios que atinge diversos estados do Brasil. Falta Contexto. A foto é de 2020, e mostra um incêndio registrado em Teerã, no Irã, e não no Brasil, como sugerido.

Catiane Pereira
16.09.2024 - 12h16
Venezuela
Vídeo com assassinatos foi gravado no Peru e não na Venezuela

Post mostra um vídeo com registro de assassinatos e a legenda alega que os crimes ocorreram na Venezuela. É falso. Os crimes foram cometidos por um grupo criminoso no Peru, em março de 2023. O post ainda engana por mostrar trecho de um vídeo antigo sobre protestos na Venezuela como se fosse atual, porém foi gravado em 2014.

Maiquel Rosauro
13.09.2024 - 17h05
Política
Governo Lula não fez confisco na ‘calada da noite’ de R$ 12 bi e expropriação de R$ 8 bi

Circula pelas redes sociais publicação segundo a qual o governo federal promoveu, “na calada da noite”, confisco e expropriação de dinheiro pertencente aos cidadãos brasileiros. É falso. O PL 1847/24 autorizou que o Tesouro Nacional incorpore valores esquecidos em instituições financeiras, mas credores ainda podem resgatar os bens.

João Pedro Capobianco
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital