UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que Alexandre de Moraes defendeu ‘corroer a democracia por dentro’ em vídeo viral
12.04.2024 - 13h21
Porto Alegre - RS
Post nas redes sociais mostra trecho de uma palestra do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, no qual ele afirma que irá cativar o eleitorado e corroer a democracia por dentro. É falso.
Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
[Alexandre de Moraes:] ‘Vamos cativar o eleitorado e agora vamos corroer a democracia por dentro.’”
– Fala em vídeo que circula nas redes sociais
Falso
O vídeo que circula nas redes sociais foi editado para que ganhasse outro sentido. Em nenhum momento Alexandre de Moraes defendeu “cativar o eleitorado” e “corroer a democracia por dentro”. A fala vem de uma palestra dada pelo ministro do STF na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), em 26 de fevereiro de 2024, na abertura da Semana de Recepção às Calouras e aos Calouros. No trecho original, que pode ser visualizado a partir de 2:20:05, Moraes citou essas estratégias como parte do método usado pela extrema-direita para atacar a democracia:
“A partir de estudos feitos e aprimorados na extrema-direita norte-americana, isso teve método para atacar os três pilares das democracias ocidentais. ‘Vamos cativar o eleitorado e agora vamos corroer a democracia por dentro. Como corroer a democracia por dentro sem o discurso tradicional de golpe, de acabar com a democracia? Não. Vamos dizer que a democracia está falida e desvirtuada, não representa mais os anseios populares e nós, salvadores da pátria, vamos precisar substituir’. Não por outros motivos, a palavra liberdade é a mais usada pelos extremistas. Defesa da liberdade. Liberdade deles”, disse Moraes.
Na palestra, ele defendeu o estado democrático de direito, a regulamentação das redes sociais e o combate à desinformação. Moraes ainda afirmou que milícias digitais atuam para desacreditar o Judiciário e as eleições. "Não podemos cair nesse discurso fácil de que regulamentar as redes sociais é ser contra a liberdade de expressão. Isso é um discurso mentiroso e que pretende propagar e continuar propagando discurso de ódio. O que não pode no mundo real, não pode no mundo virtual", afirmou o ministro.

Leia também


Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


18.05.2024 - 16h51
Rio Grande do Sul
É falso que barragem da Usina 14 de Julho causou enchente no RS; vídeo é antigo

Vídeo que circula nas redes sociais afirma que a abertura de comportas das barragens do Rio das Antas e do Rio Carreiro teria resultado nas enchentes do Rio Grande do Sul. É falso. Trata-se de um vídeo antigo que não tem relação com as recentes enchentes. Além disso, as barragens citadas não têm capacidade de impactar nas cheias.


Evelyn Fagundes
18.05.2024 - 12h46
Rio Grande do Sul
Vídeo de resgate de criança por civis em enxurrada foi gravado na Turquia, não no RS

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra o resgate de duas pessoas em uma enchente. A legenda afirma se tratar do salvamento de duas crianças que ocorreu recentemente no Rio Grande do Sul. É falso. A gravação mostra o resgate de uma mulher e de uma criança em março de 2023 na Turquia.

Catiane Pereira
18.05.2024 - 09h46
Rio Grande do Sul
É falso que 2 mil corpos foram congelados em frigorífico de Canoas (RS)

Vídeo nas redes sociais alega que estão congelando corpos em câmaras frigoríficas no bairro Mathias Velho, em Canoas (RS). É falso. O Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul e a Prefeitura de Canoas desmentiram o boato. Além disso, o boletim da Defesa Civil, divulgado às 9h de sábado (18), aponta 22 óbitos em Canoas.

Catiane Pereira
17.05.2024 - 17h30
Rio Grande do Sul
É falso que foram destruídas doações para o RS mostradas em vídeo viral

Circula nas redes sociais um vídeo alegando que doações enviadas para o Rio Grande do Sul foram destruídas. É falso. Trata-se de um registro de 2023, em que donativos estavam sendo movidos por uma retroescavadeira para organizar o local. O conteúdo desinformativo ainda conta com outras narrativas falsas.


Evelyn Fagundes
16.05.2024 - 17h15
Rio Grande do Sul
É falso que lista com 53 nomes seja de crianças desacompanhadas em abrigo na Ulbra, em Canoas

Circula pelas redes sociais uma lista com supostos nomes de crianças sem seus responsáveis que estariam abrigadas no Campus da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas (RS). É falso. Na verdade a lista traz os nomes de pessoas desabrigadas e que foram acolhidas em outro local, não de crianças desacompanhadas.

Catiane Pereira
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital