UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que Alexandre de Moraes defendeu ‘corroer a democracia por dentro’ em vídeo viral
12.04.2024 - 13h21
Porto Alegre - RS
Post nas redes sociais mostra trecho de uma palestra do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, no qual ele afirma que irá cativar o eleitorado e corroer a democracia por dentro. É falso.
Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
[Alexandre de Moraes:] ‘Vamos cativar o eleitorado e agora vamos corroer a democracia por dentro.’”
– Fala em vídeo que circula nas redes sociais
Falso
O vídeo que circula nas redes sociais foi editado para que ganhasse outro sentido. Em nenhum momento Alexandre de Moraes defendeu “cativar o eleitorado” e “corroer a democracia por dentro”. A fala vem de uma palestra dada pelo ministro do STF na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), em 26 de fevereiro de 2024, na abertura da Semana de Recepção às Calouras e aos Calouros. No trecho original, que pode ser visualizado a partir de 2:20:05, Moraes citou essas estratégias como parte do método usado pela extrema-direita para atacar a democracia:
“A partir de estudos feitos e aprimorados na extrema-direita norte-americana, isso teve método para atacar os três pilares das democracias ocidentais. ‘Vamos cativar o eleitorado e agora vamos corroer a democracia por dentro. Como corroer a democracia por dentro sem o discurso tradicional de golpe, de acabar com a democracia? Não. Vamos dizer que a democracia está falida e desvirtuada, não representa mais os anseios populares e nós, salvadores da pátria, vamos precisar substituir’. Não por outros motivos, a palavra liberdade é a mais usada pelos extremistas. Defesa da liberdade. Liberdade deles”, disse Moraes.
Na palestra, ele defendeu o estado democrático de direito, a regulamentação das redes sociais e o combate à desinformação. Moraes ainda afirmou que milícias digitais atuam para desacreditar o Judiciário e as eleições. "Não podemos cair nesse discurso fácil de que regulamentar as redes sociais é ser contra a liberdade de expressão. Isso é um discurso mentiroso e que pretende propagar e continuar propagando discurso de ódio. O que não pode no mundo real, não pode no mundo virtual", afirmou o ministro.

Leia também


Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


27.11.2024 - 10h00
Trabalho
É falso que Luciano Hang criticou PEC do fim da escala 6x1 em vídeo; fala é de 2023

Circula um vídeo nas redes sociais alegando que Luciano Hang criticou a PEC do fim da escala 6x1 ao dizer que “trabalhar 8 horas por dia, de segunda a sexta, não é para empresário”. É falso. O vídeo foi gravado em abril de 2023, antes da mobilização para protocolar a proposta sobre o tema na Câmara dos Deputados.

Catiane Pereira
26.11.2024 - 04h00
Política
É falso que Marco Rubio exigiu do STM lista de militares contra Bolsonaro

Circula, pelas redes sociais, a alegação de que Marco Rubio, anunciado por Donald Trump como futuro secretário de Estado dos Estados Unidos, entrou em contato com o Superior Tribunal Militar (STM) e exigiu o compartilhamento de nomes de oficiais que teriam traído Jair Bolsonaro. É falso. O STM negou que tal contato tenha ocorrido.

João Pedro Capobianco
22.11.2024 - 12h00
Política
Vídeo de Trump sobre operação militar na Venezuela é de 2017

Circula nas redes um vídeo em que Donald Trump afirma que a Venezuela é uma “bagunça perigosa” e que os Estados Unidos poderiam tomar ações militares para defender o povo venezuelano. Falta contexto. Apesar de estar sendo compartilhado como se fosse uma declaração atual, a fala de Trump é de 2017, quando a Venezuela vivenciava uma crise econômica.

Evelyn Fagundes
22.11.2024 - 11h12
Saúde
CEO da Pfizer não foi condenado à prisão perpétua por mentir sobre vacina

Post nas redes sociais alega que o CEO da Pfizer, Albert Bourla, foi condenado à prisão perpétua por mentir para bilhões de pessoas sobre a vacina contra Covid-19, além de apontar que o imunizante não é seguro e eficaz. É falso. Trata-se de uma teoria da conspiração que circula desde 2021. A Anvisa comprovou a eficácia e a segurança da vacina.

Maiquel Rosauro
22.11.2024 - 10h51
Política
É falso que Maduro mobilizou mísseis após o Brasil vetar Venezuela no Brics

Circula na internet um vídeo que alega que Nicolás Maduro movimentou mísseis na fronteira com o Brasil após o presidente Lula vetar a entrada da Venezuela no Brics. É falso. O Exército esclareceu que não há movimentação incomum de tropas, apenas a prontidão preventiva de rotina. Além disso, alertou que postagens enganosas promovem desinformação.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital