UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que Alexandre de Moraes defendeu ‘corroer a democracia por dentro’ em vídeo viral
12.04.2024 - 13h21
Porto Alegre - RS
Post nas redes sociais mostra trecho de uma palestra do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, no qual ele afirma que irá cativar o eleitorado e corroer a democracia por dentro. É falso.
Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
[Alexandre de Moraes:] ‘Vamos cativar o eleitorado e agora vamos corroer a democracia por dentro.’”
– Fala em vídeo que circula nas redes sociais
Falso
O vídeo que circula nas redes sociais foi editado para que ganhasse outro sentido. Em nenhum momento Alexandre de Moraes defendeu “cativar o eleitorado” e “corroer a democracia por dentro”. A fala vem de uma palestra dada pelo ministro do STF na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), em 26 de fevereiro de 2024, na abertura da Semana de Recepção às Calouras e aos Calouros. No trecho original, que pode ser visualizado a partir de 2:20:05, Moraes citou essas estratégias como parte do método usado pela extrema-direita para atacar a democracia:
“A partir de estudos feitos e aprimorados na extrema-direita norte-americana, isso teve método para atacar os três pilares das democracias ocidentais. ‘Vamos cativar o eleitorado e agora vamos corroer a democracia por dentro. Como corroer a democracia por dentro sem o discurso tradicional de golpe, de acabar com a democracia? Não. Vamos dizer que a democracia está falida e desvirtuada, não representa mais os anseios populares e nós, salvadores da pátria, vamos precisar substituir’. Não por outros motivos, a palavra liberdade é a mais usada pelos extremistas. Defesa da liberdade. Liberdade deles”, disse Moraes.
Na palestra, ele defendeu o estado democrático de direito, a regulamentação das redes sociais e o combate à desinformação. Moraes ainda afirmou que milícias digitais atuam para desacreditar o Judiciário e as eleições. "Não podemos cair nesse discurso fácil de que regulamentar as redes sociais é ser contra a liberdade de expressão. Isso é um discurso mentiroso e que pretende propagar e continuar propagando discurso de ódio. O que não pode no mundo real, não pode no mundo virtual", afirmou o ministro.

Leia também


Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


19.09.2024 - 11h24
Política
É falso que 95% dos deputados federais não foram 'eleitos' em 2018

Circula nas redes a informação de que 95% dos deputados federais foram eleitos por redistribuição de votos nas eleições de 2018. Portanto, somente 5% conseguiram votos suficientes, sem levar em consideração o quociente partidário. É falso. Somando o número de eleitos, um total de 74,2% não precisaria entrar na redistribuição de votos

Ítalo Rômany
19.09.2024 - 11h02
Economia
É falso que Receita Federal recebe dados de qualquer operação financeira

Post diz que qualquer operação financeira é informada à Receita Federal, além de alegar que o órgão monitora imediatamente a venda de imóveis em cartório, compras acima de R$ 2,5 mil no cartão de crédito e saques acima de R$ 50 mil. É falso. Em nota, a Receita Federal desmente as informações e explica o que acontece em cada caso.

Maiquel Rosauro
18.09.2024 - 17h20
Política
Vídeo manipula falas de jornalistas da GloboNews e sugere ordem do STF para incêndios

Um vídeo mostra comentários de Eliane Cantanhêde e Miriam Leitão, na GloboNews, sugerindo que o STF teria ordenado incêndios. É falso. As falas, retiradas de diferentes programas exibidos no dia 23 de novembro de 2023, discutiam a PEC que limita decisões monocráticas do Supremo, sem qualquer ligação com os incêndios que atingem o Brasil.

Catiane Pereira
18.09.2024 - 16h51
Redes
É falso que STF decretou o fim do sigilo bancário

Circula pelas redes sociais um vídeo no qual um homem afirma que o Supremo Tribunal Federal (STF) decretou o “fim do sigilo bancário no Brasil”. É falso. A decisão do STF apenas reconhece a constitucionalidade da responsabilidade das instituições financeiras de fornecerem informações sobre seus clientes aos órgãos fiscais estaduais para fiscalização.

Gabriela Soares
18.09.2024 - 15h34
Política
Jair Bolsonaro não declarou apoio a Pablo Marçal; vídeo foi feito com IA

Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra uma mensagem de Jair Bolsonaro em apoio ao candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB). É falso. Ferramentas de detecção de Inteligência Artificial indicam que o conteúdo foi gerado artificialmente.

João Pedro Capobianco
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital