UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Metrópoles não publicou que Elon Musk ‘tirou’ audiência da Globo
18.04.2024 - 15h15
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um print de uma suposta notícia publicada pelo site Metrópoles afirmando que o empresário Elon Musk teria tirado a audiência da Globo ao pedir que os usuários do X assistissem a Copa pela rede social. É falso. Trata-se de uma montagem.
Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
Elon Musk convoca usuários a ver a Copa do Mundo pelo Twitter e tira audiência da Rede Globo
– Legenda do post que circula nas redes sociais
Falso
A imagem não se refere a uma notícia real. O portal Metrópoles não noticiou que o empresário Elon Musk convocou usuários a ver a Copa pelo X, antigo Twitter, e que isso tirou a audiência da TV Globo. O conteúdo desinformativo é uma montagem criada a partir de trechos de uma notícia antiga publicada pelo portal
Em novembro de 2022, o Metrópoles publicou uma notícia com o título “Elon Musk convoca usuários a ver a Copa do Mundo pelo Twitter”. No texto original, o portal não afirma que a ideia do empresário afetou a audiência de qualquer concorrente.
A Lupa realizou uma análise do link da notícia publicada pelo Metrópoles a fim de verificar se o título foi alterado em algum momento desde a publicação. Segundo os resultados obtidos pela plataforma WayBack Machine, que faz esse tipo de investigação, o título não sofreu alteração. 
O post desinformativo aponta, na parte inferior da imagem, um site que seria a fonte da afirmação falsa. No entanto, acessando o link, a página redirecionada é a própria notícia original publicada em novembro de 2022 pelo Metrópoles, que não menciona a Globo.

Leia mais


Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


18.05.2024 - 16h51
Rio Grande do Sul
É falso que barragem da Usina 14 de Julho causou enchente no RS; vídeo é antigo

Vídeo que circula nas redes sociais afirma que a abertura de comportas das barragens do Rio das Antas e do Rio Carreiro teria resultado nas enchentes do Rio Grande do Sul. É falso. Trata-se de um vídeo antigo que não tem relação com as recentes enchentes. Além disso, as barragens citadas não têm capacidade de impactar nas cheias.


Evelyn Fagundes
18.05.2024 - 12h46
Rio Grande do Sul
Vídeo de resgate de criança por civis em enxurrada foi gravado na Turquia, não no RS

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra o resgate de duas pessoas em uma enchente. A legenda afirma se tratar do salvamento de duas crianças que ocorreu recentemente no Rio Grande do Sul. É falso. A gravação mostra o resgate de uma mulher e de uma criança em março de 2023 na Turquia.

Catiane Pereira
18.05.2024 - 09h46
Rio Grande do Sul
É falso que 2 mil corpos foram congelados em frigorífico de Canoas (RS)

Vídeo nas redes sociais alega que estão congelando corpos em câmaras frigoríficas no bairro Mathias Velho, em Canoas (RS). É falso. O Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul e a Prefeitura de Canoas desmentiram o boato. Além disso, o boletim da Defesa Civil, divulgado às 9h de sábado (18), aponta 22 óbitos em Canoas.

Catiane Pereira
17.05.2024 - 17h30
Rio Grande do Sul
É falso que foram destruídas doações para o RS mostradas em vídeo viral

Circula nas redes sociais um vídeo alegando que doações enviadas para o Rio Grande do Sul foram destruídas. É falso. Trata-se de um registro de 2023, em que donativos estavam sendo movidos por uma retroescavadeira para organizar o local. O conteúdo desinformativo ainda conta com outras narrativas falsas.


Evelyn Fagundes
16.05.2024 - 17h15
Rio Grande do Sul
É falso que lista com 53 nomes seja de crianças desacompanhadas em abrigo na Ulbra, em Canoas

Circula pelas redes sociais uma lista com supostos nomes de crianças sem seus responsáveis que estariam abrigadas no Campus da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas (RS). É falso. Na verdade a lista traz os nomes de pessoas desabrigadas e que foram acolhidas em outro local, não de crianças desacompanhadas.

Catiane Pereira
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital