O Dia do Consumidor, celebrado no dia 15 de março, movimenta o comércio no país com grandes promoções. No entanto, golpistas se aproveitam da data para promover sites fraudulentos com preços fantásticos para atrair vítimas que perdem dinheiro na ilusão de uma oferta imperdível. A Lupa reuniu dicas de como evitar cair em fraudes.
A 29ª Vara Cível do TJ-PE julgou improcedente ação movida pela organização Médicos pela Vida contra a Lupa. A petição foi motivada por uma checagem publicada em fevereiro de 2021, que desmentia informações falsas contidas em um informe publicitário do grupo sobre a eficácia de medicamentos como hidroxicloroquina e ivermectina contra a Covid-19.
A Meta tem lucrado com a veiculação de posts pagos de perfis no Instagram cujo objetivo é o de oferecer serviços de “espionagem de contas” — o que é ilegal. Os donos dos perfis prometem descobrir informações secretas de qualquer usuário, incluindo mensagens trocadas, áudios enviados e até localização recente. Há um porém: trata-se de um golpe.
A Lupa testou as ferramentas ChatGPT, DeepSeek e Meta AI, chatbots que geram respostas textuais a perguntas ou comandos. A análise mostrou que, embora os chatbots ofereçam respostas, nem sempre elas são precisas e podem disseminar desinformação. Especialistas alertam que essas ferramentas de IA não devem ser usadas como fontes de dados verídicos.
Entre as 5.570 cidades do país, 67% foram avaliadas pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional em fases iniciais de proteção contra desastres, segundo dados publicados em fevereiro deste ano. Somente 557 municípios brasileiros possuem uma capacidade alta de gestão de riscos e desastres.